Blog Top Society - Karla Cruz

Tradições em Pomerode resgatam a água como símbolo da Páscoa

06/04/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8544_post_12965.jpg
Coelhos, casquinhas de ovos pintados à mão, árvores secas enfeitadas, o pão e o vinho… São muitos os símbolos da Páscoa que invocam desejos de renovação e renascimento. Em Pomerode, a água também compõe antigos costumes que celebram a purificação para uma vida nova. Uma tradição alemã desta época é a Osterbrunnen, ou Fonte Pascal, resgatada neste ano para dar boas-vindas aos visitantes da fábrica da Nugali Chocolates, na Rota do Enxaimel.

Originada no norte da Bavária, na Alemanha, a Osterbrunnen é uma fonte ou bebedouro público decorado com ovos coloridos, fitas e flores, formando uma coroa ou guirlanda sobre o espelho d’água. Na fonte de Páscoa da Nugali, os enfeites da data misturam-se à escultura de uma árvore de cacau posicionada diante da sede da empresa.

— Pomerode celebra fortemente sua influência cultural alemã na Páscoa. Achamos que fazia todo o sentido enfeitar nossa fonte para celebrar hábitos menos conhecidos — explica Ivan Blumenschein, diretor de produção da Nugali Chocolates.

Outro antigo costume dos antepassados cultivado em Pomerode começa no domingo de Páscoa e estende-se pelo restante do ano. Ao nascer do sol da data cristã, moradores da cidade vão até a nascente mais próxima em silêncio e coletam a Osterwasser, a Água de Páscoa. O líquido fica guardado em uma garrafa dentro de um armário protegido do sol.

Conforme a crença, a água pascal deve ser bebida em caso de doença, dores no corpo ou mesmo aplicada sobre ferimentos na pele.
 
Páscoa em Pomerode
 
A Páscoa tornou Pomerode conhecida em todo o Brasil. Até o dia 17 de abril a cidade celebra a Osterfest, a maior festa do gênero país. Entre as atrações estão o maior ovo decorado do mundo e a maior Osterbaum do mundo, com mais de 100 mil casquinhas de ovos coloridas.

img/topsocie_blog/8544_post_6052.jpg
img/topsocie_blog/8544_post_7543.jpg
O tour de fábrica da Nugali Chocolates é uma das principais atrações da cidade. Inaugurado em 2021, ele recebeu 50 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento. Os visitantes conhecem uma estufa com plantas de cacau e de baunilha, observam os bastidores da produção de chocolates, participam de experiências sensoriais e degustam os produtos premiados da marca catarinense. A Nugali é pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, com o controle de todo processo produtivo desde a plantação até o consumidor.

O passeio dura de 30 a 40 minutos num percurso autoguiado. Ele funciona todos os dias, das 9h às 18h. Não é preciso fazer reserva.

Créditos: Silvio Klotz
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página