Blog Top Society - Karla Cruz

Shopping Itaguaçu homenageia São José com mostra de obras folclóricas

18/03/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8420_post_10151.jpg
Em celebração ao aniversário de 273 anos de São José, o Shopping Itaguaçu realiza de 19 a 31 de março a Exposição do Folclore Brasileiro. A mostra, com peças do folclore açoriano feitas pela Escola de Oleiros da cidade, tem entrada gratuita e será realizada no corredor do Piso 1, próximo à Centauro. São 20 esculturas feitas em argila, com uma das mais antigas técnicas de modelagem.  

O objetivo da ação, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é homenagear o município, resgatar a cultura e valorizar os projetos desenvolvidos na cidade. A exposição apresenta personagens do folclore produzidos pelos alunos da Escola de Oleiros Antônio Joaquim de Medeiros, a única na América Latina. As peças são feitas a partir da modelagem em argila, técnica desenvolvida há séculos e que envolve os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.  

“A ideia é ressaltar a cultura e a tradição da cidade, principalmente por São José ter sido um polo produtor e exportador de louças de barro, nos séculos XIX e XX, além do valor artístico da técnica do torno, trazida pelos imigrantes açorianos, que se difundiu e se tornou o meio de subsistência de dezenas de famílias na região”, conta Soraya Kobner, coordenadora de Marketing do Itaguaçu. 

A exposição fica disponível para visitação gratuita, de 19 a 31 de março, no corredor do Piso 1, próximo à Centauro, de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h. Mais informações no site www.shoppingitaguacu.com.br ou nas redes sociais do shopping.  
  
Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros 

Com o declínio do ofício dos oleiros, Joaquim Antônio de Medeiros foi um dos poucos mestres que restaram nesta arte. Dedicou toda a vida à produção de peças utilitárias como pratos, panelas, canecas, alguidares, jarros, potes, entre outras, que abasteciam as casas dos moradores de São José e cidades vizinhas. A olaria foi transformada, em 1992, na primeira Escola de Oleiros do Brasil e tem como propósito recuperar, valorizar e repassar as técnicas de uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura catarinense. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página