A história de sucesso do Vino tem
inicio em 2005, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Curitiba.
Pelas mãos do empresário Raphael Zanette o Vino nasceu da ideia de apresentar
vinhos aos consumidores de forma descontraída, descomplicada e sem
preconceitos.
“Um wine bar seria a proposta ideal para que
os consumidores pudessem entrar em contato com diversos tipos de vinhos,
oferecidos preferencialmente em taça, proporcionado momentos únicos aos seus
frequentadores”, revela Thiago Prodocimo, sócio que se juntou a Zanette em
2015.
Um dos diferenciais da casa é que não há carta
de vinhos impressa, as garrafas ficam expostas em prateleiras e as opções mudam
a todo o momento.
O objetivo do Vino é fazer do lugar um ponto
de encontro não apenas para beber e socializar, e sim, para aprender mais sobre
a história e a arte que há por trás de uma boa taça de vinho. Além disto,
oferecer uma gastronomia de qualidade e a possibilidade de comprar os vinhos e
levar para casa também são parte do conceito da rede.
“Para nos diferenciarmos do mercado buscamos
sempre vinícolas não tão conhecidas, artesanais, responsáveis pela criação de
vinhos incríveis em pequenas produções”, ressalta Raphael. Em 2010, o Grupo
fundou a Magnum, sua própria importadora.
Com a boa aceitação de público e o crescimento
de mercado, vieram novas lojas e restaurantes. O Grupo Vino tomou corpo e
se estabeleceu nas principais capitais do país através do sistema de franquias.
Desta forma, tornou-se referência na cultura
enogastronômica no país. Contando com mais de 30 lojas entre abertas e em
processo de inauguração, em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná,
Minas Gerias, Espirito Santo e Distrito Federal a rede Vino pretende chegar a
40 unidades ao final de 2022.
Para isto oferece aos interessados dois
modelos de franquias: o Pocket, um formato menor onde há
a presença do wine bar e da loja de vinhos; o Full que
contempla a inclusão de um cardápio de gastronomia italiana com deliciosas
entradas, pratos principais e sobremesas para uma experiência completa. Os
investimentos variam entre R$ 165 mil e R$ 400 mil.
Pesquisas de rotina da Wine Intelligence
apontam que a base de consumidores regulares de vinho no Brasil cresceu em 17
milhões de pessoas na última década.
Em 2010, 22 milhões de respondentes declaravam
consumir vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020 este número subiu para 39
milhões – o equivalente a quase duas populações de Portugal em número de novos
bebedores regulares.
Prova disso é o crescimento dos estilos mais
acessíveis ao paladar de bebedores iniciantes, com maior teor residual de
açúcar, para ocasiões informais. Como exemplo, a participação dos rosés no
nosso mercado cresceu de 2 para 6% em volume desde 2015, de acordo com a IWS.
Transformações radicais na rotina levaram o
consumidor a tomar novas decisões: uma delas foi eleger o vinho como
bebida da pandemia. Foram dois anos de crescimento expressivo no seu consumo.
Como resultado, 2021 se encerrou com uma expansão significativa na base
de consumidores regulares de vinho, chegando a 51 milhões de pessoas, um
aumento de 12 milhões de consumidores no ano, e que representa 36% da população
adulta brasileira, segundo o relatório
Brazil Wine Landscapes 2022 da Wine Intelligence.
As unidades do Vino chamam a atenção por
contarem com uma curadoria cuidadosa na seleção dos vinhos. “Respeitamos e
admiramos os vinhos das grandes indústrias, mas no Vino nossa ênfase é nos
pequenos produtores familiares”, conta Raphael.
“Apresentamos não uma seleção de “líquidos”
engarrafados, mas de pessoas, famílias, histórias e culturas, que se expressam
por meio dos seus vinhos”, ressalta Thiago.
Grande parte dos vinhos comercializados no
Vino é da importadora própria. Porém, também são disponibilizados catálogos de
outras empresas. No total, as prateleiras abrigam uma média de 400 rótulos
diferentes, de 14 países.
“Entre eles, o Vino conta com marcas próprias
de vinhos e espumantes. Os mais recentes lançamentos são os vinhos Vino
Curadoria, branco e rose”, explica Bernardo Baggio, o terceiro sócio.
Neste último verão o Vino lançou 04 opções de
vinhos em lata, seguindo na linha de descomplicar o consumo. Nesta
categoria, a bebida é pensada para consumo em locais mais despojados, da praia
à balada, e abre mão de um dos pré-requisitos para a apreciação,
que é a taça. “Impensável no passado, o vinho pode sair da garrafa e ganhar
novas maneiras de ser apresentado para o consumidor”, avalia Bernardo.
Direto da latinha é impossível sentir seus
aromas. Cabe ao vinho fisgar o consumidor pelo seu sabor e sua imagem, de uma
bebida refrescante, leve e, não raro, frisante. Servido gelado, traz também a
praticidade de consumo. Em Florianópolis, o Vino está localizado no Square SC.