Blog Top Society - Karla Cruz

Sebrae/SC apresenta projeto para integração e fortalecimento do ecossistema de inovação de Blumenau

07/03/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8352_post_745.jpg
Nesta segunda-feira (7), o Sebrae/SC reuniu em Blumenau os principais atores do ecossistema local de inovação para apresentação de uma iniciativa que visa potencializar esta vertente na cidade. O projeto traz a união de uma metodologia validada com a força local para ampliar a inovação nos municípios.

Atualmente, o projeto Ecossistema de Inovação já está em andamento em Florianópolis e Joinville, e a ideia é que chegue aos principais municípios do estado. “O Sebrae não quer chegar e impor uma ideia pronta, mas aplicar a metodologia desenvolvida em parceria com os atores locais. O projeto visa avaliar o potencial e desafios do ecossistema local, os quatros setores da economia que mais inovam e unir forças entre entidades, universidades e empresas da região”, diz Roberto Tavares de Albuquerque, analista técnico do Sebrae/SC.

Durante o encontro, o executivo apresentou exemplos bem-sucedidos do planejamento, como o aplicado em Londrina (PR), que uniu entidades, associações de classe e entidades de formação profissional, além de atrair investidores para startups locais.

São quatro etapas principais que modelam o projeto de planejamento do ecossistema de inovação, todas com a interação e validação dos agentes locais:

1 - Definição dos atores e setores estratégicos:
Na primeira etapa o Sebrae/SC visa reunir e engajar todos os agentes locais com o objetivo de unir forças para ampliar a inovação na cidade. Com base em dados econômicos, também elege os quatro setores com maior potencial de inovação, em que serão concentrados os trabalhos;

2 – Definição do nível de maturidade do ecossistema
Uma série de entrevistas com os atores locais define o nível de maturidade do ecossistema, validando a partir desta etapa os pontos de maior atenção para potencializar as iniciativas locais;

3 – Identificação dos pontos de intervenção para melhorias
As conversas e estudos seguem para identificação de ações que, de fato, precisam ser realizadas para otimizar os resultados do ecossistema. A voz dos agentes locais é fundamental também para avaliação de desafios e busca do melhor cenário para a próxima etapa;

4 – Plano de intervenção
Por fim, há a definição das intervenções estratégicas macro e por setores identificados. Nesta etapa, o Sebrae/SC entrega um estudo completo e plano de ação para o ecossistema local, que poderá potencializar, através da união das entidades, as ações para ampliar a economia inovadora local.

“Nosso objetivo é apoiar a criação de uma visão compartilhada de futuro, conexão e integração com os atores do ecossistema”, reforça o analista do Sebrae/SC.

Além da apresentação, o Sebrae/SC ouviu a opinião dos atores locais, e novas conversas sobre o projeto devem ocorrer nas próximas semanas, com o objetivo de definir os próximos passos deste trabalho na região.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página