As marcas do Grupo Boticário dão mais um passo em
direção à ressignificação dos estereótipos na publicidade, propósito do
movimento Diversa Beleza, lançado em janeiro de 2022. Agora, a fim de celebrar
o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian
Gold lançam a terceira edição do banco Mulheres (In)Visíveis, em parceria com a 65|10, consultoria criativa especializada em mulheres.
Como
parte da campanha de Dia Internacional da Mulher das marcas, o banco vai
resultar em 50 imagens que retratam a diversidade de tipos de
peles em seus tons, texturas e características, considerando
recortes de perfis vistos na população feminina brasileira. Além de serem
contempladas nas campanhas digitais das marcas, as fotos serão de domínio
público e estarão no site do Grupo Boticário, e disponíveis gratuitamente no
Adobe Stock, uma das principais plataformas de armazenamento de imagens do
mercado, a partir de 8 de março.
O lançamento da edição inédita
do Mulheres (In)Visíveis pontua não apenas o compromisso do Grupo Boticário em
comunicar uma beleza cada mais representativa, mas também a intenção de
impactar a sociedade como um todo. Sendo um dos maiores conglomerados de beleza
do mundo, a marca reforçou no começo de 2021 sua agenda ESG com o lançamento de
16 compromissos de futuro, sendo seis deles com o propósito de
alavancar a diversidade, equidade e inclusão até 2030. A chegada do banco vem
para complementar o compromisso #13 - Garantir que a
comunicação das marcas represente a população brasileira, sem vieses e
estereótipos de nenhum tipo até 2030.
“De uma relação muito íntima
com a mulher brasileira, que é nossa consumidora há mais de quatro décadas,
identificamos a necessidade de trazê-las como representantes da beleza que
queremos comunicar com nossas marcas. Queremos, cada vez mais, representar uma
beleza livre de estereótipos e idealizar o banco de imagens nos permite avançar
nessa jornada.”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo
Boticário.
Criado pela consultoria
criativa 65|10, o projeto Mulheres (In)Visíveis tem como objetivo estampar em imagens publicitárias a mulher
brasileira em seus diversos perfis, destacando suas singularidades.
"Oferecer ao universo da comunicação ferramentas para um retrato mais
amplo e fiel das mulheres brasileiras é o sonho por trás do Mulheres
(In)Visíveis, o banco de imagens das mulheres que a publicidade não mostra. Chegar à terceira edição do projeto que nasceu em 2016, contando com o apoio e
força do Grupo Boticário para retratar peles reais - com seus tons,
características e histórias - é extremamente importante em um momento em que a
brasileira está cada vez mais olhando para a relação com a sua pele e buscando
ressignificar através dessa relação fatores como raça, idade e saúde.
Acreditamos que esse banco de imagens vai apoiar não apenas as marcas
envolvidas, mas muitas outras nessa jornada junto às consumidoras.",
explica Thais Fabris, fundadora do 65|10.
O casting foi selecionado com
olhar atento ao fortalecimento de identidade e descentralização da beleza e
descentralização do conhecimento para protagonizar uma edição inédita do banco
de imagens Mulheres (In)Visíveis, que coloca a pele como protagonista dos
cliques, em planos fechados, abertos, individuais e coletivos.
As fotos
retratam diferentes etnias, tons, texturas e características como melasma e
vitiligo. Para clicar o projeto, o nome selecionado foi a promissora fotógrafa
cearense Karla Brights, com amplo repertório em editoriais de moda e beleza. Já
a produção é da Silva, produtora nascida e criada nas periferias do Rio de
Janeiro, que tem como pilar criar narrativas visuais a partir de um olhar
periférico.
As 50 imagens estarão
disponíveis para download no Adobe Stock, uma das principais plataformas de armazenamento de
imagens do mercado, com mais de 100 milhões de imagens disponíveis.
“A Adobe
tem a missão e o orgulho de promover a diversidade em todos mercados que atua -
dos negócios ao marketing -, por isso chega a terceira edição apoiando o
projeto Mulheres (In)Visíveis junto ao Grupo Boticário, disponibilizando essa
coleção gratuitamente”, explica Sarah Casillas, Head of Content Adobe Stock.
“Temos como objetivo incentivar que brasileiros disponham de suas fotos no
Adobe Stock e usem o acervo que representa a diversidade local, formando um
ciclo de consumo de imagens mais representativo localmente”, afirma Gabriela
Viana, diretora de marketing da Adobe na América Latina.