Blog Top Society - Karla Cruz

Investimento em 2022: confira 5 dicas para fazer seu dinheiro render durante o ano

04/03/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8341_post_7790.jpg
Os primeiros meses do ano costumam ser marcados pelas definições de novas metas que irão ajudar a alcançar os objetivos ao longo do período. E uma tendência dos últimos anos é a busca por investimentos. Segundo dados do Raio X do Investidor de 2021, realizado pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), cerca de 40% da população realiza investimentos. O mais utilizado é a caderneta de poupança, com 29% das pessoas. O estudo ainda mostra que cerca de 20 milhões de brasileiros colocaram o dinheiro em produtos financeiros em 2020. 

Os dados reforçam uma tendência na busca pelo assunto, sejam informações, produtos, cursos, estratégias, entre outros. “A procura por investimentos vem crescendo e nós queremos mostrar que todos podem participar. Muitas vezes parece que falar sobre dinheiro é algo complexo, mas é por meio do conhecimento que podemos desmistificar o assunto e fomentar a educação financeira. Precisamos dar mais atenção a esse tema, principalmente nesse momento da pandemia, em que as pessoas notaram a necessidade de estar preparado, ter uma reserva e saber como investir”, diz o especialista em negócios e investimentos da Viacredi, Vagner Franceschi.

O valor inicial normalmente é algo que afasta as pessoas. Mas, de acordo com o especialista, essa é uma percepção incorreta. “O importante é começar a investir, não se preocupando com o valor e, assim, criar um hábito de sempre investir. É preciso adquirir conhecimento ao longo do tempo e em caso de necessidade buscar ajuda especializada para otimizar os resultados“, completa Franceschi. 

A seguir, confira algumas dicas de como se preparar e como começar a investir.

Conheça o seu perfil de investidor

Antes de investir, é importante que o interessado tenha em mente qual é o seu perfil: conservador, moderado ou arrojado. Com o auxílio de uma instituição financeira de confiança, será realizada uma análise de pontos como: tolerância ao risco, situação financeira, conhecimento do mercado, garantia, previsão de utilização dos recursos e objetivos, entre outros. O resultado servirá como norte e ajudará a definir o melhor produto ou tipo de investimento para o seu perfil e isso te auxiliará a montar uma estratégia ideal. A Viacredi possui um simulador de perfil de investidor, para fazer o teste basta clicar no link

Defina os objetivos

Os objetivos são essenciais, eles irão guiar os investimentos. Por isso, é importante ter claro o motivo por trás das metas escolhidas e estabelecer prazos reais para a execução do plano, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Cada objetivo terá uma estratégia específica e caminhos diferentes para chegar ao resultado. É necessário acompanhar a evolução para fazer ajustes quando preciso, que possam levar ao resultado esperado. 

Estude sobre investimentos

Existe muita informação à disposição sobre o tema nos dias de hoje, seja por meio de vídeos, cursos preparatórios, podcasts, entre outros meios. Ao compreender mais sobre os tipos de investimento, como funciona e quais os tipos de ativos, é possível tomar decisões mais assertivas de acordo com o seu perfil. A Cooperativa possui uma plataforma digital para o desenvolvimento pessoal em diversas áreas como investimentos, educação financeira, idiomas, entre outros. O PROGRID já possui mais 500 cursos e capacitações, e os interessados podem se inscrever de forma gratuita.

Tenha uma reserva

Mesmo que tudo seja planejado, imprevistos podem acontecer e levar a mudanças nos planos. Para evitar, recomenda-se que o interessado possua uma reserva de emergência. Para muitos, essa é a porta de entrada para o mundo dos investimentos. É necessário ter conhecimento dos custos e planejar os próximos passos. Especialistas apontam que uma reserva equivalente a seis meses de rendimentos mensais, para pessoa física, e 12 meses, para pessoa jurídica, auxiliarão a contornar imprevistos. De início pode parecer difícil, mas o importante é criar o hábito de começar a poupar. 

Não existem milagres, evite golpes 

Avançar nesse mercado pode levar tempo. Por isso, são comuns os casos de promessas fora da realidade, com retorno rápido por meio de táticas mirabolantes. Existem três pilares dos investimentos: a segurança, rentabilidade e liquidez. Por isso, quando o lucro e liquidez forem altas e o risco for baixo, desconfie, pois certamente alguém está tentando te enganar.

É preciso ter cuidado, o investidor deve prestar atenção às instituições financeiras regulamentadas. O site do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou até mesmo sites de comentários de consumidores podem servir como fonte de informação confiável. Caso dúvidas apareçam, busque alguém de confiança para obter ajuda e ter mais detalhes quanto às mudanças e novidades. 

Sobre a Viacredi

Com mais de 800 mil cooperados, a Viacredi está presente em mais de 25 municípios em Santa Catarina e no Paraná. São mais de R$ 9,5 bilhões de ativos administrados e 1,9 mil colaboradores atuando com o propósito de transformar vidas e as comunidades onde está inserida.

Constituída em Blumenau (SC), a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados completou 70 anos em 2021. A organização atua para oferecer soluções financeiras e desenvolvimento de seus cooperados e comunidades por meio de programas que levam educação, formação e informação.

A Viacredi faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do sul do país. Para mais informações: www.viacredi.coop.br.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página