Blog Top Society - Karla Cruz

CineArte Francês de março relembra a trajetória de importantes mulheres francesas

03/03/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8334_post_10752.jpg
Personalidades femininas da França que se destacaram na moda, música e artes serão homenageadas em março em uma edição especial do CineArte Francês - projeto organizado pela Aliança Francesa Blumenau em parceria com a Secretaria de Cultura. Na programação do CineArte “Biographie: Mulheres Francesas” estão os filmes franceses “Dalida” (2016), “Coco Antes de Chanel” (2009), “Camille Claudel 1915” (2013) e “Piaf - Um Hino ao Amor” (2007). A entrada é gratuita.

As sessões ocorrem sempre às 19h30, com exceção do dia 28. Nesta data, a exibição de “Piaf - Um Hino ao Amor” terá início às 19h e, na sequência, haverá um debate sobre o filme com a crítica, formadora, curadora e pesquisadora em cinema, Jéssica Frazão. "A homenagem que o CineArte Francês está fazendo às personalidades femininas, além de propor sessões para que mais pessoas conheçam a vida e trajetória dessas mulheres, também recorda a história das suas lutas para que elas pudessem se tornar grandes artistas francesas", comenta Jéssica.

Dia 07/03 - 19h30
Dalida
A vida, obra e trajetória da cantora Dalida (Sveva Alviti), que nasceu no Cairo e se tornou um ícone da música francesa e mundial. Cantando em diversas línguas diferentes, uma mulher nascida para uma vida de sucessos e de fama, atuando em filmes famosos e vendendo milhões de discos no mundo inteiro até sua trágica morte. 

Dia 14/03 - 19h30
Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel)

Gabrielle Chanel (Audrey Tautou) viveu a maior parte de sua infância em um orfanato, onde foi deixada pelo pai. Já crescida, ela equilibra o trabalho no bar com sua devoção à costura. Quando se envolve com um homem rico, ela ganha um passe para a alta classe que fica balançada. Se apresentando como Coco, a estilista revoluciona a moda com seu estilo minimalista em meio a uma era de extravagância. 

Dia 21/03 - 19h30
Camille Claudel 1915

Inverno, 1915. A escultora francesa Camille Claudel (Juliette Binoche) foi internada em um sanatório. Lá, vive com o medo de ser envenenada e rodeada por pessoas com deficiências mentais que a atormentam. Ela espera a chegada de seu irmão Paul para que a leve para casa.

Dia 28/03 - 19h  (Debate após a sessão)
Piaf - Um Hino ao Amor (La Môme)

Abandonada pela mãe, Edith Piaf (Marion Cottilard) foi criada pela avó em um bordel. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Aos 15 anos começa a cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

Sobre o CineArte Francês

Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos. A proposta é exibir gratuitamente produções francófonas - de países que têm o francês como língua oficial - e que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. As sessões trazem filmes clássicos ou contemporâneos, todos legendados em português. 


CineArte Francês “Biographie: Mulheres Francesas”  
Exibição dos filmes “Dalida” (dia 7), “Coco Antes de Chanel” (dia 14), “Camille Claudel 1915” (dia 21), às 19h30; e “Piaf - Um Hino ao Amor” (dia 28), às 19h. Na Secretaria de Cultura de Blumenau (antiga Fundação Cultural). Entrada gratuita
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página