Blog Top Society - Karla Cruz

Indústria joinvilense foi uma das primeiras do Brasil a apresentar produtos BPA Free

23/02/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8283_post_2064.jpg
A FGM Dental Group saiu na frente e, em 2019, foi uma das primeiras fabricantes brasileiras de produtos odontológicos a inserir no mercado itens com BPA Free, hoje tendência no setor odontológico. O BPA, ou Bisfenol A, é uma substância química orgânica utilizada principalmente na composição de plásticos policarbonatos e em determinados tipos de resinas, como produtos restauradores da odontologia. Mas o mercado está eliminando o uso do material, pois, quando exposta a temperaturas muito altas ou muito baixas, essa substância libera uma toxina que pode afetar a saúde do ser humano.  

Comumente encontrada em produtos com plástico duro e transparente, o BPA é, segundo estudos, um disruptor endócrino (DE) que desequilibra o organismo, modificando o sistema hormonal com potencial para causar problemas como distúrbios de comportamento, memória e também um risco maior de puberdade precoce, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Dessa forma, tem crescido a tendência de remover o BPA dos produtos odontológicos restauradores, ainda que a quantidade liberada na saliva por materiais resinosos seja milhares de vezes menor do que a dose limite de segurança.

Segundo Rodrigo Reis, doutor em odontologia, master of science em odontologia restauradora e biomateriais, pós-graduado em implantodontia e com formação em aperfeiçoamento em implantes dentários, “grupos de maior risco a disruptores endócrinos, como gestantes e crianças, e indivíduos preocupados com o tema irão preferir materiais BPA Free, considerando um fator a menos de preocupação”. O BPA também é frequentemente encontrado em objetos como mamadeiras, potes e chupetas.

Com foco na qualidade e segurança de seus produtos, a FGM Dental Group foi uma das primeiras empresas brasileiras a apresentar produtos BPA Free ao mercado. “Ser pioneiro é uma vantagem competitiva que muitas empresas buscam para seus negócios, mas para manter a liderança que o pioneirismo proporciona, é necessário visão e investimento constante em pesquisas e desenvolvimento, por esse motivo estamos sempre um passo à frente no nosso segmento, porque temos em nosso DNA a inovação e qualidade como premissas”, explica a CEO da FGM, Bianca Mittelstädt. 
 
Produtos BPA Free

Em seu portfólio de produtos restauradores, a FGM oferece ao mercado produtos livres de BPA, como a resina unicromática Vittra APS Unique, a resina Premium Vittra APS e os adesivos para esmalte e dentina, Ambar, Ambar  APS e Ambar Universal APS. Ao mencionar a resina Vittra da FGM, a professora titular da disciplina de materiais dentários das universidades Unimes e Uninove, Profa. Dra. Sandra Kalil, ressalta entre os benefícios do produto o fato de ser BPA Free. “A resina unicromática que copia a cor do substrato dental traz um resultado estético sensacional, aliando praticidade e qualidade. Além de ser livre de Bisfenol A, ressalto também, o excelente brilho, polimento e facilidade na técnica incremental, que para nossa especialidade é essencial”, comenta. 
 
Sobre a FGM

A FGM Dental Group é uma indústria brasileira com sede em Joinville/SC, que há mais de 25 anos fabrica produtos odontológicos. Líder em clareamento dental no Brasil, e em mais 15 países, a empresa detém 85% do market share no mercado nacional. Referência em reabilitação oral e estética com marca própria, exporta para mais de 100 países e conta com um portfólio superior a 400 produtos nas linhas de biomateriais, clareadores, estética, implantes e próteses. Em constante desenvolvimento, a FGM oferece ao mercado soluções cada vez mais completas, seguras e inovadoras em saúde e estética oral, com experiências que vão além do futuro. A FGM Implantes também possui um portfólio completo com soluções inovadoras e de altíssima qualidade.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página