O futuro do transporte é tema da nova temporada do
torneio de robótica First Lego League (FLL), operado pelo SESI
em Santa Catarina. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 26 de
fevereiro. Para participar da etapa regional, estudantes de escolas da rede
pública ou privada devem formar equipes de até dez integrantes e contar com a
tutoria de até dois docentes.
Este ano, a competição ocorrerá presencialmente em
Criciúma, nos dias 25 e 26 de março, e, devido à pandemia da Covid, será
exclusiva para os competidores do torneio. As melhores equipes participam de 27 a 29 de maio do Festival SESI de
Robótica, previsto para acontecer no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera,
em São Paulo. O festival é decisivo para que os estudantes garantam vagas nas
disputas internacionais da FLL, que ocorrem a partir de agosto.
Robótica eleva desempenho escolar dos estudantes
Estudantes que competiram em ao menos uma edição do
Torneio SESI de Robótica entre 2018 e 2019 alcançaram notas maiores do que os
estudantes que não competiram. Isso é o que mostra uma pesquisa da entidade que
levou em conta o desempenho apenas dos estudantes das escolas do SESI.
“A robótica impacta significativamente o desempenho
escolar dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas
e socioemocionais. Por isso, envolvê-los nesse ambiente é fundamental se
queremos mais engenheiros, cientistas, pesquisadores e desenvolvedores de
software atuando na sociedade”, sugere Fabrizio Machado Pereira, diretor de
tecnologia e educação da FIESC.
O impacto sobre a nota de matemática foi de 5
pontos, o que significa que os competidores tiveram um desempenho 6,4% superior
ao dos não competidores na nota média final de matemática em 2019. O impacto
mensurado também é positivo e estatisticamente significantes nas disciplinas de
linguagens e ciências humanas e sociais. Em Linguagens, a diferença de nota
entre competidores e não competidores foi de 3,6 pontos (4,5%, em termos
percentuais). Já em ciências humanas e sociais, a diferença entre os dois
grupos foi de 4 pontos (5%).
O Torneio de Robótica
Cerca de 240 estudantes devem competir nesta etapa
regional do torneio que é um processo de aprendizagem colaborativa no qual
estudantes e professores aprendem conteúdos relacionados às áreas STEAM
(ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Por meio de uma experiência criativa, a cada temporada crianças e jovens
de 9 a 16 anos são desafiados a resolver problemas do dia a dia e inspirados a
seguir carreira em áreas de tecnologia e inovação no futuro.