Blog Top Society - Karla Cruz

Castelo Engenharia e Arteparausar apresentam: A Praxis do Desenho de Elke Hering 1958-1992 (Exposição Virtual 2022)

16/02/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8216_post_11870.jpg
Neste ano de 2022, Elke Hering completaria 82 anos. No dia 19 de fevereiro de 2022 são 28 anos que Elke nos deixou. Rafaela Hering Bell, filha da artista lançará neste dia 19-02-2022 até 19-03-2022 a EXPOSIÇÃO VIRTUAL- A PRAXIS DO DESENHO DE ELKE HERING.
 
São 60 desenhos do acervo pessoal de Rafaela mais material didático resumido que ficarão disponíveis pelo site www.arteparausar.com.br. O objetivo desta exposição é disponibilizar gratuitamente de maneira bem democrática este material para que todos, incluindo professores, bibliotecas e videotecas possam usar sem custos este acervo de imagens.
 
Elke Hering iniciou sua carreira com desenhos e chegou a produzir mais de 25.000 desenhos, dentre eles, estudos humanos, estudos de escultura, retratos, nus e pop art. Mas boa parte deles, lamentavelmente foram perdidos na grande enchente da década de 80. Assim, salvaram-se apenas 1200 que foram divididos entre os herdeiros após seu falecimento.
 
Nascida em 10/08/1940, era bisneta de Hermann Hering, um dos pioneiros da indústria têxtil no Vale do Itajaí. Escultora, desenhista, gravadora, pintora, com incursões na área de tapeçaria, design e programação visual, tornou-se logo, uma referência da arte catarinense e da escultura nacional, sendo a única artista catarinense a participar do Livro “Um Século de Escultura no Brasil”, de P.M. Bardi e Jacob Klintowitz, do Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
 
img/topsocie_blog/8216_post_10541.jpg
img/topsocie_blog/8216_post_1861.jpg
img/topsocie_blog/8216_post_9268.jpg
img/topsocie_blog/8216_post_10030.jpg
img/topsocie_blog/8216_post_4131.jpg
Em 1969, casou-se com o poeta Lindolf Bell, com quem teve três filhos. Pedro, Rafaela e Eduardo. Rafaela Hering Bell, é curadora e mantenedora vitalícia de sua memória e de seu acervo. O casal, inaugurou em 1970 com os parceiros Péricles e Arminda Prade, a primeira galeria de arte de Santa Catarina, a Galeria Açu-Açu.
 
Elke Hering estudou inicialmente com Lorenz Heilmair, pintor e vitralista alemão, tendo auxiliado o artista na execução de grandes vitrais religiosos da Igreja São Paulo Apóstolo em Blumenau e de trabalhos similares em Porto Alegre (1957). Estimulada por Heilmair, viaja a Europa, onde estudou com Anton Hiller na academia de Belas Artes de Munique (1958/1960). Em Salvador (BA), realizou estágio no atelier de Mario Cravo Júnior (1961).
 
Mais tarde ao receber bolsa de estudos do DAAD, frequentou em Munique a classe do escultor dinamarquês Robert Jacobsen, professor da Academia de Belas Artes (1966). Em 1968, Elke, ganha o II Salão Esso de Artistas Jovens/MAM/RJ, e vai aos Estados Unidos com a idéia de experimentar um material novo no mercado, chamado plavinil.
 
“Elke Hering foi uma das primeiras artistas do sul do país a explorar experiências abstratas e a apresentar esculturas-objetos, recobertos de plavinil com apelo pop, como os carretéis gigantes que nos falam das indústrias de Blumenau”.
 
Na década de 1980, a artista explorou intensamente o bronze e passou a criar obras para exposições em espaços públicos. Também trabalhou com cimento, ferro, plástico, gesso, alumínio e uma espécie de integração da escultura com a pintura, que ela chamava de “pintura 3D” e outros materiais que permitiram materializar seu espírito inovador. Na sua última década de produção, criou diversas esculturas em cristal (SCHVARTZ).
 
Elke circulou por mais de 10 Salões de arte nacionais, em duas Bienais de São Paulo, entre os anos de 1965 e 1972, e na Bienal Internacional, em 1973. Devido a seu destaque no cenário da escultura nacional, seu nome foi citado em principais jornais e revistas do Brasil e também fora do país. Sua obra de caráter vanguardista relaciona-se com a arte contemporânea, tanto pelo uso de materiais quanto pela temática.
 
Em seus trabalhos de pintura, destacam-se elementos naturais regionalistas, assemelhando-se com trabalhos da modernista Tarsila do Amaral e do holandês Piet Mondrian (SCHVARTZ). A artista produziu experimentos poéticos integrando artes visuais e poesia, aproximando-se conceitualmente do construtivismo internacional, do concretismo e neoconcretismo brasileiro.  
 
Além de esculturas abstratas em bronze, Elke produziu esculturas monumentais ao ar livre, carregadas de simbologia. De 1990 a 1993, mesmo período em que seu câncer avançava, Elke se conectava com seu lado mais cristalino, transparente, espiritual, através da sua última fase as esculturas em cristal.
 
Em 1994 após seu falecimento, foi criado o Salão Elke Hering, mostra nacional contemporânea de artes visuais. O Salão vem conquistando uma projeção crescente e ocupando significativo papel na educação visual dos sujeitos, recebendo artistas de todo o país, e alcançando um público que vem se consolidando ao longo de suas edições.
 
Os desenhos originais desta exposição estarão disponíveis para venda através dos e-mails rafaela_bell@hotmail.com e com a parceira Vera Lucia Rebelo(Uta) vera@rebelo.adv.br.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página