Blog Top Society - Karla Cruz

Construção é o setor com maior variação positiva na geração de empregos em SC em 2021

09/02/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8154_post_10092.jpg
De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), 2021 foi o melhor ano para o setor desde o início dos registros. A publicação dos resultados de 2021 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmou essa tendência, que já era observada na maior parte do país: o setor da construção civil foi um dos que se mantiveram mais resilientes à crise econômica durante a pandemia. 
 
O Caged revela que o crescimento contínuo do setor trouxe resultados expressivos na geração de empregos. Em Santa Catarina, o setor teve a maior variação positiva entre empregados e desempregados entre janeiro e dezembro de 2021, quando comparado aos outros setores da economia do estado. Enquanto a variação média da economia catarinense foi de 7,94%, a construção civil apresentou um crescimento de 12,63% no saldo de contratações.
 
A alta procura por imóveis em Santa Catarina tem se mantido em ritmo acelerado de crescimento nos últimos anos. A demanda está relacionada aos altos índices de qualidade de vida do estado - Santa Catarina apresenta o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país - e atingiu um patamar ainda mais alto a partir do início da pandemia e das medidas de distanciamento social.
 
O volume cada vez maior de contratações é puxado por gigantes do setor, como a MRV, empresa do grupo MRV&Co que lidera o mercado habitacional no país. A empresa lançou cinco novos empreendimentos - um total de 1.812 unidades habitacionais - ao longo de 2021. Com os novos investimentos, a empresa concluiu o ano passado com 568 contratações, resultado 71,6% maior do que o volume de 237 admissões registrado em 2020. Segundo o diretor comercial da MRV, Ítalo Pita, a empresa tem novos planos de investimento no mercado catarinense nos próximos meses. 
 
“Vemos hoje em todo o mercado imobiliário nacional uma mudança nos hábitos do consumidor, em todas as faixas de renda”, comenta Pita. “Itens como opções de lazer, contato com a natureza e a segurança do condomínio e da cidade ganharam mais peso na decisão dos consumidores a partir do momento em que todos tivemos que passar mais tempo em casa, por causa da pandemia. Cidades como São José, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul reúnem todos esses quesitos e atraem moradores”, destaca o diretor. Em 2022, a empresa prevê pelo menos quatro novos residenciais no estado, que devem gerar ainda mais postos de trabalho diretos e indiretos.
 
Sobre MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considera a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página