Blog Top Society - Karla Cruz

Professores ganham curso e catálogo sobre Schwanke

03/02/2022    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/8114_post_13423.jpg

De graça, ação de um dia inteiro será no próximo dia 14, na Galeria Victor Kursancew

Até o dia 25 de fevereiro, o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke) e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville (SC) seguem envolvidos com uma agenda em torno da exposição “Schwanke: Sonetos” aberta aos visitantes interessados em conhecer uma produção até então quase toda inédita. No próximo dia 14, durante todo o dia, as duas instituições promovem um curso gratuito voltado aos professores que desejam ampliar conhecimentos sobre o artista e esses trabalhos que aproximam artes visuais e literatura.

Aprovado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2020/PMJ, o projeto “Schwanke: Destaque” tem assegurada a sua terceira edição que concretiza a exposição inaugurada em 11 de novembro de 2021, um programa de curadoria educativa, a publicação do “Material Educativo de Apoio ao Professor” e, ainda sem data definida, o lançamento do livro “Schwanke: Destaque” que analisa e documenta as três edições realizadas em 2018, 2019 e 2022.

O catálogo “Material Educativo de Apoio ao Professor” será distribuído gratuitamente no dia 14, no curso de um dia que se desenvolverá entre 8h e 11h e, à tarde, entre 13h e 16h. O primeiro momento está sob o encargo da pesquisadora, professora e doutora em artes visuais Alena Marmo, que fala sobre “Schwanke: Trajetória e Produção de Arte”; e, no segundo, a pesquisadora, professora e mestre em educação Letícia Mognol aborda o tema “Experimentos Poéticos com Sonetos Visuais no Contexto da Escola”. Não há
a necessidade de inscrição, no entanto o MAC Schwanke e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew oferecem uma ficha de inscrição porque sempre querem saber quem são os interessados e para poder melhor planejar o receptivo do evento que prevê coffee break. É só chegar e participar. A ficha de inscrições é bem simples e está em https://forms.gle/UjXUV8Hc3HPA7Bmd6 

A ação “Schwanke: Destaque” criada pelo MAC Schwanke em 2018, valoriza o acervo e possibilita o seu acesso de forma contínua. A cada edição anual, um pesquisador, curador ou crítico de arte é convidado para entrar na reserva técnica e propor um recorte de trabalhos à luz de um novo olhar e conceito com o propósito de destacar algo singular capaz de provocar uma discussão em relação à poética do artista, à história da arte ou ao contexto contemporâneo.

Renomada e com amplo currículo, a pesquisadora gaúcha Maria Amélia Bulhões faz a sua primeira curadoria em solo catarinense. A exposição “Schwanke: Sonetos” resulta do seu encantamento por trabalhos cuja vastidão lhe era desconhecida. “Um trabalho que não conhecia. Achei superinteressante descobrir algo novo. Eu já tinha lido os livros sobre ele, então já sabia muita coisa. De repente, apareceram os ‘Sonetos’ de uma forma forte e em enorme quantidade.” 

A curadoria educativa está sob a responsabilidade das professoras Alena Marmo, Leticia Mognol e Nadja Lamas que realizaram a primeira ação deste programa na abertura da mostra, com uma palestra de Maria Amélia Bulhões. Agora, o curso, elaborado especialmente para professores, propõe discussões sobre como trabalhar em sala de aula, partindo de obras em exposição e do pensamento artístico de Luiz Henrique Schwanke, além de diálogos sobre a Base Nacional Comum Curricular e o ensino da arte.
Coerência temática e conceitual Composta de 104 trabalhos, a exposição “Schwanke: Sonetos” enfoca a produção sob a perspectiva da interação das artes visuais com a literatura, mais especificamente a poesia. A intenção é destacar a forma como o artista se apropria de uma estrutura literária clássica dando-lhe uma configuração visual contemporânea. O uso reiterado desta composição poética - composta de 14 linhas apresentadas como um soneto petrarquiano, com dois quartetos e dois tercetos. O último verso concentra a ideia principal do poema. Schwanke renuncia as palavras ou letras. Ele adota um registro conceitual/visual que se desdobra em inúmeras possibilidades.

A curadoria de Maria Amélia Bulhões evidencia os processos criativos do artista incorporados em meados dos anos 1980 que exploram diferentes meios gráficos (decalques ou páginas impressas de revistas) e pintura, para criar séries interconectadas, uma prática comprovatória de sua ousadia criativa. 

Sem desprezar procedimentos pouco valorizados, Schwanke reitera a pintura como meio de expressão. “A ideia é apresentar um conjunto que articula seis anos de trabalho em uma coerência temática e conceitual, explorar a ligação de Schwanke com diferentes movimentos artísticos como arte e linguagem, arte povera e poesia visual, etc.”, diz Maria Amélia Bulhões.

Maria Regina Schwanke Schroeder, presidente do MAC/Instituto Schwanke enaltece a participação de uma pesquisadora gaúcha com a importância e representatividade de Maria Amélia no cenário da arte brasileira. “Valioso para nós do MAC o destaque em torno dos ‘Sonetos’, uma série cuja maioria ainda é inédita e em que o artista revela uma fatura cuidadosa, sobretudo no uso das decalcomanias em que ele se apropria de múltiplas imagens de flores, peixes, crustáceos, libélulas, joaninhas, etc. É uma produção irônica, feita a partir de páginas de revistas em que pinta, cola, raspa, evidencia algumas palavras ou frases, oculta outras. Ficamos contentes pelo
fato de que Maria Amélia realize sua primeira curadoria em Santa Catarina justo sobre o Schwanke”, diz a gestora que também é irmã e detém o espóliodo artista.

Já Franzoi, coordenador da Galeria Municipal de Artes Victor Kursancew e coordenador da Escola de Artes Fritz Alt, menciona a ação educativa proposta para a exposição que dialoga com a publicidade, o design gráfico, a literatura e as artes visuais. “Os professores terão a oportunidade de aumentar seu repertório sobre as obras do artista e o público poderá se aproximar, de uma forma prazerosa, da poética do Schwanke. Quando vivenciamos o processo de produção de um artista entendemos melhor as conexões, os diálogos e as ressignificações propostas, ampliando assim a nossa leitura do tempo e do espaço contemporâneos.”

“ Schwanke: Destaque” – breve histórico

Na primeira edição do projeto, em 2018, Dalva Alcântara destaca um livro de artista produzido por Schwanke e dissecado pela pesquisadora em sua dissertação de mestrado em patrimônio cultural e sociedade. A mostra “Livro de Artista, Um Híbrido de Schwanke”, no Instituto Juarez Machado, incorpora um ateliê de criação, no qual são realizadas ações educativas com escolas.
A segunda edição, em 2019, resulta na mostra “A Expressão Reta Não Sonha: Os Devaneios de Schwanke”, cuja curadoria é da crítica de arte e professora Maria José Justino e ocorre em dois lugares simultâneos, no Instituto Juarez Machado, em Joinville, e no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR). A partir de um trabalho inédito, a mandala verde, Justino adota a repetição como um elemento estético e seleciona um conjunto de obras, como a série de pinturas e apropriações – os “Perfis” (“Linguarudos”) e
os objetos plásticos, como a escultura de bacias brancas, apresentada no MON e hoje integrada ao acervo da instituição.

Sobre o artista
Nasce em Joinville, em 1951, desde a tenra infância demonstra pendor artístico. Formado em comunicação social, vive 15 anos em Curitiba (PR), onde amplia conhecimentos e práticas em torno das artes visuais em favor de um pensamento inquieto e quase obsessivo sobre questões do claro-escuro. Dono de uma produção impactante que não se sujeita a uma única rotulação, conduz a carreira com profissionalismo, potencializa o saber jornalístico em seu próprio proveito, faz viagens internacionais de estudos, lê teóricos fundamentais. A partir de meados de 1980, quando volta a morar em Joinville, dilui as fronteiras entre centro e periferia, demonstra que em movimento é possível estabelecer articulações potentes e obter reconhecimento nacional. Seu nome está inscrito
na história da arte brasileira.

Sobre a curadora

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio sênior nas Universidades de Paris I, Sorbonne e Universidade Politécnica de Valencia. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora 1A do CNPq e líder de Grupo de Pesquisa registrado. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), que presidiu entre 2019 e 2021, e do Conselho da Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica). Foi
presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas (Anpap), coordenadora do PPG Artes Visuais da UFRGS e diretora do Centro Cultural Brasil Venezuela. O foco de seu trabalho é a arte contemporânea em suas relações sistêmicas, sua pesquisa atual tem ênfase nas articulações desta produção com a internet. Organizou livros e colabora regularmente com artigos em periódicos nacionais e internacionais. “As Novas Regras do Jogo: O Sistema da Arte no Brasil” e “Web Arte e Poéticas do Território” são as últimas publicações. Realizou muitas curadorias, entre as quais “Pro Posições”, no MARGS, 2017; “Web Arte”, na Bienal Internacional de Curitiba, 2013; “Mostra Inaugural”, na Fundação Iberê Camargo, 1999 e “Representação Brasileira”, na Bienal de Cuenca, 1998.

Sobre o MAC Schwanke

Criado em 2002, o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke), mantido pelo Instituto Schwanke, filiado ao Ministério do Turismo e ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), tem o compromisso de zelar pela memória de Schwanke e oferecer possibilidades de aprimoramento intelectual em torno da arte contemporânea. Com esse fim, organiza seminários e encontros de discussão, cursos e palestras com pesquisadores, críticos e artistas.


FICHA TÉCNICA
Curadoria: Maria Amélia Bulhões
Curadoria educativa: Alena Marmo, Leticia Mognol e Nadja Lamas
Fotografia: Daniel Machado
Design: Fernanda Pozza da Costa
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

SERVIÇO

O quê: Mostra “Schwanke: Sonetos”
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, rua Dona Francisca, 800,
bairro Saguaçu, Joinville
Quando: Até 25.2.2022. Segunda a sexta, 10h às 16h
Quanto: Gratuito
O quê: “Schwanke: Sonetos” – Curso para Professores
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, rua Dona Francisca, 800,
bairro Saguaçu, Joinville
Quando: 14.2.2022, 8h30 às 11h e 13h30 às 16h
Quanto: Gratuito. Ficha de inscrição https://forms.gle/UjXUV8Hc3HPA7Bmd6

REALIZAÇÃO

Galeria Municipal de Artes Victor Kursancew, Casa da Cultura Fausto Rocha
Júnior, Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC
Schwanke)

APOIO CULTURAL

Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), Secretaria de
Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Joinville

SAIBA MAIS
www.schwanke.org.br

Fonte: Assessoria  Alena R. Marmo Jahn
Foto: Divulgação 

img/topsocie_blog/8114_post_7662.jpg
img/topsocie_blog/8114_post_9240.jpg
img/topsocie_blog/8114_post_5958.jpg
img/topsocie_blog/8114_post_10889.jpg
img/topsocie_blog/8114_post_7859.jpg
img/topsocie_blog/8114_post_484.jpg
img/topsocie_blog/8114_post_494.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página