Diante do novo aumento dos casos de Covid-19, variantes e
surtos de influenza, as empresas, sejam públicas ou privadas, retomaram os
protocolos de segurança deixando de receber 100% dos colaboradores
presencialmente. O home office, por exemplo, já faz parte da cultura
empresarial, segundo levantamento e estudo da Agência Brasil. O
formato apresenta uma forte tendência de permanência na maioria das companhias,
mesmo após uma futura volta à normalidade.
Em muitos casos, as empresas já oferecem esse modelo de
forma definitiva, como aconteceu comigo e com tantos outros colegas. Desde que
entrei na Ellevo, em
dezembro de 2020, a forma de trabalho foi por home office, possibilitando
inúmeras vantagens tanto para mim quanto para a empresa.
Até o início de 2020, a Ellevo, empresa de tecnologia, com
sede em Blumenau e São Paulo, mantinha um regime de trabalho presencial,
permitindo contratações somente nos dois estados a qual tem sede, além de uma
estrutura complexa para atender toda a equipe. Hoje ainda existem as
sedes, porém com uma redução maior que 70% em espaço físico, ganhando um
aumento de colaboradores espalhados por todo Brasil.
É preciso ter uma conexão forte entre a empresa e a equipe
nesse modelo de trabalho. E a tecnologia pode e deve ajudar os negócios nesse
sentido. Ter um sistema que permite o gerenciamento dos processos e das
atividades, através de um catálogo de serviços flexível, com gestão
de tempo e de SLA - acordos de nível de serviços, como os sistemas da Ellevo,
contribuiu para que eu conseguisse ampliar e gerenciar a distância os times
comercial, marketing e customer experience. Atualmente, contamos com
colaboradores de Blumenau, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Brasília.
Com essa dinâmica de trabalho é possível ter benefícios
como aprendizado cultural, flexibilidade, redução de custos, qualidade de vida
ao funcionário, conforto, otimização do tempo e de trabalho e entre
outras.
Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre como estreitar a
comunicação entre empresa e funcionário, visto que é necessário um
acompanhamento diário para saber como está o andamento de metas, produtividade,
motivação e rendimento do colaborador.
Na Ellevo, por exemplo, a transição para o modelo de
trabalho online flui com naturalidade, mantendo a atenção aos funcionários com reuniões
diárias e usando o Sistema Ellevo, um software que permite atendimento e
gerenciamento 100% digital. Essa ferramenta é utilizada fortemente para
gerenciar as atividades internas e externas da empresa, além do RH e
endomarketing, estimulando cada vez mais a produtividade dos colaboradores e
contribuindo para os bons resultados da empresa.
Modelo de negócio
Exemplo de que o modelo realmente dá certo e já é
considerado uma tendência, é que a Ellevo está presente em 22 países, com
unidades de negócios físico apenas em Blumenau (SC), São Paulo (SP) e EUA.
A empresa obteve um aumento de 25% no quadro de colaboradores
desde o início da pandemia e para comemorar essa conquista, lançou a Universidade Ellevo,
que tem como intuito capacitar de forma gratuita por meio de cursos e
treinamentos online, funcionários, clientes, parceiros e fornecedores.
Por fim, em meio a esta transformação digital que estamos
passando é de extrema importância as empresas aderirem a softwares de gestão de
atendimento que minimizem a ausência física e enriqueçam a sua forma de
trabalhar e atender a distância. O home office veio para ficar e a tecnologia é
uma forte aliada para fazer os seus negócios fluírem e romper fronteiras!
Contribuição de: Por Sabrina Murino, gerente comercial, marketing e customer success da Ellevo