Blog Top Society - Karla Cruz

Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?

20/01/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8005_post_8499.png
Diante do novo aumento dos casos de Covid-19, variantes e surtos de influenza, as empresas, sejam públicas ou privadas, retomaram os protocolos de segurança deixando de receber 100% dos colaboradores presencialmente. O home office, por exemplo, já faz parte da cultura empresarial, segundo levantamento e estudo da Agência Brasil. O formato apresenta uma forte tendência de permanência na maioria das companhias, mesmo após uma futura volta à normalidade.
 
Em muitos casos, as empresas já oferecem esse modelo de forma definitiva, como aconteceu comigo e com tantos outros colegas. Desde que entrei na Ellevo, em dezembro de 2020, a forma de trabalho foi por home office, possibilitando inúmeras vantagens tanto para mim quanto para a empresa. 
 
Até o início de 2020, a Ellevo, empresa de tecnologia, com sede em Blumenau e São Paulo, mantinha um regime de trabalho presencial, permitindo contratações somente nos dois estados a qual tem sede, além de uma estrutura complexa para atender toda a equipe. Hoje ainda existem as sedes,  porém com uma redução maior que 70% em espaço físico, ganhando um aumento de colaboradores espalhados por todo Brasil.
 
É preciso ter uma conexão forte entre a empresa e a equipe nesse modelo de trabalho. E a tecnologia pode e deve ajudar os negócios nesse sentido. Ter um sistema que permite o gerenciamento dos processos e das atividades,  através de um catálogo de serviços flexível,  com gestão de tempo e de SLA - acordos de nível de serviços, como os sistemas da Ellevo, contribuiu para que eu conseguisse ampliar e gerenciar a distância os times comercial, marketing e customer experience. Atualmente, contamos com colaboradores de Blumenau, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Brasília. 
 
Com essa dinâmica de trabalho é possível ter benefícios como aprendizado cultural, flexibilidade, redução de custos, qualidade de vida ao funcionário, conforto, otimização do tempo e de trabalho e entre outras. 
 
Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre como estreitar a comunicação entre empresa e funcionário, visto que é necessário um acompanhamento diário para saber como está o andamento de metas, produtividade, motivação e rendimento do colaborador.
 
Na Ellevo, por exemplo, a transição para o modelo de trabalho online flui com naturalidade, mantendo a atenção aos funcionários com reuniões diárias e usando o Sistema Ellevo, um software que permite atendimento e gerenciamento 100% digital. Essa ferramenta é utilizada fortemente para gerenciar as atividades internas e externas da empresa, além do RH e endomarketing, estimulando cada vez mais a produtividade dos colaboradores e contribuindo para os bons resultados da empresa. 
 
Modelo de negócio 
 
Exemplo de que o modelo realmente dá certo e já é considerado uma tendência, é que a Ellevo está presente em 22 países, com unidades de negócios físico apenas em Blumenau (SC), São Paulo (SP) e EUA.
 
A empresa obteve um aumento de 25% no quadro de colaboradores desde o início da pandemia e para comemorar essa conquista, lançou a Universidade Ellevo, que tem como intuito capacitar de forma gratuita por meio de cursos e treinamentos online, funcionários, clientes, parceiros e fornecedores. 
 
Por fim, em meio a esta transformação digital que estamos passando é de extrema importância as empresas aderirem a softwares de gestão de atendimento que minimizem a ausência física e enriqueçam a sua forma de trabalhar e atender a distância. O home office veio para ficar e a tecnologia é uma forte aliada para fazer os seus negócios fluírem e romper fronteiras! 
 
Contribuição de: Por Sabrina Murino, gerente comercial, marketing e customer success da Ellevo
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página