Blog Top Society - Karla Cruz

Norte Shopping traz para Blumenau a exposição "Naufragados", do artista plástico Jesivan Silva

13/01/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7965_post_8762.jpg
Esculturas produzidas com materiais recolhidos na orla marítima, criadas pelo artista Jesivan Silva, de Florianópolis, estão expostas a partir desta quinta-feira (dia 13) no Norte Shopping. As oito peças fazem parte da exposição “Naufragados”, com a qual o artista plástico contemporâneo e consultor ambiental tem percorrido cidades catarinenses. Junto ao seu trabalho também estarão oito pinturas na técnica de acrílico sobre tela e madeira assinadas pela artista plástica e esposa de Jesivan, Débora Raizer. 

As obras de Jesivan são produzidas com a técnica conhecida como “Driftwood” (em tradução livre, ”Madeira flutuante”). Segundo o artista, as peças ofertadas pela natureza, moldadas por anos nas profundezas do mar e posteriormente trazidas à orla pela maré, são tratadas e passam por uma seleção, lavação, escovação, nova lavação para, enfim, se revelarem. 

img/topsocie_blog/7965_post_2964.jpg
img/topsocie_blog/7965_post_7996.jpg
img/topsocie_blog/7965_post_10024.jpg
img/topsocie_blog/7965_post_2284.jpg

Sobre a coleta dos materiais na a orla marítima, o artista comenta que é incerta. “Depende de um olhar único em cada peça, umas mostram seu potencial de imediato, outras levam anos para se revelar. Enfim, há um mistério em cada uma, cada qual com sua história. Algumas são produzidas de osso de baleia descartadas há décadas no mar, outras da madeira conhecida como “Canoa de um pau só”, muito utilizada pelos indígenas e, posteriormente, pelos açorianos e seus descendentes até hoje, e que o mar me deu o privilégio de coletá-las, após décadas surfando ao sabor das marés”, comenta.

No seu trabalho, Jesivan privilegia os materiais sustentáveis. Além das preciosidades que encontra na praia, utiliza madeiras nobres de Canela e Grápia, provenientes do resíduo da indústria moveleira. Já o cobre utilizado é adquirido de pontos de material reciclado e resíduos da retífica de motores. O resultado desta combinação são esculturas que remetem ao mar, com formas variadas que vão de barcos a peixes e cetáceos.

Colorido e formas da natureza

A natureza também é um elemento presente no trabalho apresentado no Norte Shopping pela artista Débora Raizer. A exposição “Percurso”, cujo nome foi escolhido com o objetivo de retratar a sua caminhada ao longo de 30 anos, demonstra que neste trajeto as formas foram constituídas por diferentes fases marcantes em que os principais elementos são a movimentação da ArteBio. A mostra reúne pinturas criadas com a técnica de acrílico sobre tela e madeira, apresentadas em diferentes formatos. “O foco principal é em alusão à natureza, com todo o seu colorido e suas formas, podendo ser mostrada em toda a sua intensidade”, explica.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página