O dia 13
de dezembro é especial para um dos principais empreendimentos turísticos,
hoteleiros e de eventos do país. O Costão do Santinho Resort, localizado na
paradisíaca Praia do Santinho, em Florianópolis, capital catarinense, celebra
30 anos de história. História essa que acompanhou o desenvolvimento do trade e
da região. O empreendimento é responsável pelo crescimento de todo seu entorno,
capacitação de mão de obra e de posicionar os holofotes do turismo, seja ele de
lazer ou de eventos, para a capital. Neste período, vem investindo não apenas
em infraestrutura, tecnologia, mas também em políticas que favoreçam o mercado
e o desenvolvimento profissional do segmento. O empresário Fernando Marcondes
de Mattos, idealizador e fundador do resort relembra que, quando do lançamento
do hotel, jamais poderia imaginar que o empreendimento fosse tomar tamanha
proporção. “Meu sonho era criar um empreendimento hoteleiro que preservasse o
meio ambiente e as tradições de Florianópolis e que ajudasse a desenvolver o setor
do turismo catarinense, tornando-se referência internacional, ganhou formas na
praia do Santinho, norte da Ilha de Santa Catarina. O Costão do
Santinho Resort foi projetado e construído para oferecer
uma estrutura hoteleira pioneira no país, mesclando unidades para hospedagem e
unidades residenciais em um complexo único em sua essência. Mas se eu afirmar
que, há mais de 30 anos eu olharia para esse terreno onde estamos localizados e
projetaria essa potência empreendedora, eu estaria tendo um devaneio. Hoje,
sinto-me realizado e com a certeza de que continuaremos sempre a investir para
mantermos nossa excelência no mercado”, comenta o empresário.
Celebrar
três décadas no mercado hoteleiro não é para qualquer empreendimento. Com um
mercado cada vez mais em evolução, é preciso, muitas vezes, se posicionar à
frente do seu tempo e um investimento constante em todas as áreas. A
diversificação dos produtos está entre um dos segredos para o crescimento e
consolidação do empreendimento. Ao chegar aos 30 anos, o Costão do Santinho
investe também na comunicação de seus valores, tanto para colaboradores,
clientes e para todo o trade. “Temos pontuados 12 valores estratégicos do
Costão que norteiam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do
empreendimento. Além disso, nosso investimento em pessoas é muito forte.
Temos uma grande equipe de funcionários, apostamos na gestão profissional,
investindo no corpo colaborativo, em governança corporativa. Desde 2019 temos
dois copresidentes à frente da administração da empresa e eu passei a
administrar meus projetos pessoas e a integrar o conselho consultivo do
Costão”, explica Marcondes. É a primeira vez que a empresa fala abertamente
sobre a temática e, foi justamente em um momento festivo e estratégico. “Somos
formados por várias peças importantes que fazem essa engrenagem funcionar”,
completa.
Sobre os
valores, a empresa vem investindo cada vez mais em responsabilidade ecológica,
a preservação ambiental é um dogma para o Costão. “Os cuidados com o meio ambiente
estão garantidos na cláusula pétrea desde a fundação do Costão do Santinho
Resort, que prevê a preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do
empreendimento. O complexo hoteleiro foi construído em um terreno de quase um
milhão de metros quadrados, dos quais 750 mil m² são de vegetação nativa
preservada, e formam a Unidade de Conservação do Morro das Aranhas, uma das
maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em área urbana do
Brasil”, ressalta o fundador. Assim, o empreendimento vem investindo forte em
ações de preservação e respeito à natureza e desenvolvendo pacotes que
favoreçam esse input frente aos clientes. O Family Adventure, lançado em 2021
para chancelar o resort como uma opção de turismo durante todo o ano,
apresentou ao mercado uma série de programações de soft adventure, para toda a
família e que tem como eixo norteador a relação com o meio ambiente. Além das
atividades recreativas, para todas as idades, os shows temáticos e as
atividades gastronômicas têm sido fatores decisivos para a escolha do Costão
dentre os consumidores e é um forte pilar que o empreendimento faz questão de
reforçar. “Temos seis opções de restaurantes, comandadas por chefs renomados do
segmento e que possibilitam aos nossos clientes uma experiência cultural, com
uma excepcional variedade de pratos, explorando também as peculiaridades da
região, a interlocução com os produtores locais, investindo também em opções
para clientes com restrições alimentares. Temos quatro bares, posicionados
estrategicamente no resort e um espaço dedicado à alimentação infantil”,
destaca Cleiton Tabalipa, copresidente do Costão do Santinho.
Nesse
sentido e com as novas propostas de entretenimento, o Costão do Santinho
reforçou o fomento a cultura e a conservação das memórias, costumes e
tradições. “Crescemos em meio a um local recheado de cultura e cada vez mais
buscamos nos posicionar junto a esses patrimônios e fortalecendo as raízes”,
completa o fundador.
A
pluralidade e respeito pela diversidade é outra marca do empreendimento, assim
como a forte veia de responsabilidade social. “Contribuir com a comunidade está
em nosso DNA, estamos cada vez mais próximos das comunidades, não apenas no
fomento à pesca artesanal, com a educação ambiental e com o cuidado com as
famílias dos nossos colaboradores, mas entendendo nosso papel social frente a
um mercado que cada vez mais gera demandas e é impactado pelas mudanças
globais”, exemplifica o empresário Fernando Marcondes de Mattos.
Além
disso, o Costão do Santinho Resort tem uma estação de tratamento de esgoto, com
98% de eficiência. O esgoto tratado volta para tratar as plantas e o excedente
vai para o campo de golfe. O lixo é 100% reciclável.
Desde
2019, o Resort tem intensificado as reformas de apartamentos e modernização de
espaços. Atualmente, o empreendimento, único resort all inclusive no sul do
país, conta com mais de 900 colaboradores – e investiu nesta relação durante a
pandemia, com mais de 600 apartamentos distribuídos nas vilas e no Hotel
Internacional, piscinas abertas e também aquecidas, complexo esportivo, SPA e
demais atividades para lazer e eventos. “Estamos também investindo na
modernização de nossas instalações, com reformas e ampliação de áreas. Neste
momento, quase 40% dos nossos apartamentos já passaram por reformas, focando no
bem-estar de nossos consumidores. As novas formatações familiares e a abertura
para os pets, vem ampliando nosso nicho de penetração”, comenta Leonardo
Freitas, também copresidente do Costão do Santinho. Além disso, a busca pela
excelência faz parte do dia a dia no hotel frente aos cuidados universais com
todos que integram a cadeia produtiva e não apenas o cliente final. E
isso se reflete nos diversos prêmios que o Costão do Santinho acumula em sua
história. Prêmios estes que agregam valor não apenas para o empreendimento, mas
também contribuem para alavancar o estado de Santa Catarina como destino. Em
2020, o estado conquistou o título de "Melhor Estado do Brasil para
Viajar" e o prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" do site Viagem
e Turismo. Nas 18 edições realizadas, Santa Catarina ficou 12 vezes em 1º
lugar. Nessa edição, conquistou também o prêmio em outras três categorias:
melhor resort, melhor parque temático e melhor hotel fazenda. Entre os resorts
brasileiros avaliados no prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" em
2020, o grande destaque da categoria foi novamente o Costão do Santinho Resort.
Aliado a
isso, o turismo figura como a indústria sem chaminé no estado, seja de eventos
ou de lazer. Em Santa Catarina, inclusive, o turismo é responsável por 12,5% do
PIB, acima dos 8,1% da média nacional. A força do setor confirma-se mesmo
durante a pandemia. “Santa Catarina desponta no turismo nacional e
internacional e vem fortalecendo a economia. Durante a pandemia, por exemplo, é
sabido que no estado, apesar de bastante afetado, o segmento, comparado com
dados nacionais, foi o que menos sofreu o impacto das restrições necessárias
para conter o avanço do coronavírus. E mais, foi o que mais gerou empregos no
turismo ao longo de 2020, com 3,35 mil postos criados, como é possível
confirmar nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. E
essa é uma realidade que também se refletiu no Costão do Santinho. Investimos
em processos, aproveitamos para reforçar e reformar toda nossa infraestrutura e
entender as novas necessidades do consumidor. Tanto 2020 quanto 2021 são anos
para serem celebrados e para a temporada 2021/2022, a expectativa é de uma
ocupação histórica. “Já temos uma alta taxa de reserva, com poucas datas para
este ano e estamos trabalhando com opções para todo o ano de 2022”, completa o
diretor comercial do Costão do Santinho.
“Seguimos
trabalhando confiantes, inovando com ousadia para continuarmos figurando entre
os principais resorts do Brasil. Continuaremos fortalecendo os pilares que nos
trouxeram até aqui: a natureza e sustentabilidade, a humanidade, a nossa
estrutura e inovação constante, a história e cultura locais, o entretenimento e
a gastronomia”, completa Cleiton Tabalipa, copresidente.
Ainda
analisando uma retrospectiva sobre mercado, é possível afirmar sem sombra de
dúvidas que o empreendimento foi um dos primeiros a atrair turistas de alto
poder aquisitivo para Santa Catarina. A combinação de hotel repleto de opções
de lazer luxo junta os dois principais objetivos de qualquer planejador do
setor: trazer pessoas que gastem mais e fiquem mais tempo. O nível de serviço
do resort agregou glamour a Florianópolis. “Desde o início a visita de atores,
atrizes, cantores e esportistas retroalimentam a engrenagem”, relembra feliz o
fundador do empreendimento.
A
experiência dentro do Complexo Costão do Santinho é norteada por cinco pilares:
Cultura e História; Natureza; Entretenimento; Gastronomia; e Humanidade. É
através da excelência em cada um destes pilares que o resort se consolidou e
tornou-se uma peça fundamental para o turismo, desenvolvimento econômico e
resgate histórico de Santa Catarina. Hoje, com três décadas completas de
história, os pilares se refletem no reconhecimento internacional do resort por
suas medidas de sustentabilidade, de resgate cultural e a incansável busca por
excelência.
Tudo isso
reflete o espírito empreendedor do florianopolitano nascido em 13 de dezembro
de 1938 e que tem o turismo no seu DNA. “É uma atividade vital para qualquer
país”, diz Marcondes, defensor do setor como propulsor de economia e geração de
emprego e renda, além de crítico frequente da burocracia e falta de apoio do
poder público. “Os governos têm que ter papel motivador, e não ficar criando
entraves”, finaliza o empresário Fernando Marcondes de Mattos.