Blog Top Society - Karla Cruz

Arte renascentista é tema de ateliê cultural da Aliança Francesa

03/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7652_post_10425.jpg
A contribuição da arte renascentista para o mundo será o tema do próximo ateliê cultural da Aliança Francesa. No evento gratuito e aberto à comunidade, o professor Matheus Vaz Manzke, graduado em História pela Universidade Sorbonne de Paris, vai jogar luz sobre o Renascimento, movimento cultural que nasceu na Itália nas primeiras décadas do século 15.  O Atelier Culturel - “A Arte do Renascimento: Uma Epopeia Italiana” será realizado na quarta-feira (dia 8), às 19h, na Secretaria de Cultura de Blumenau. 
 
Segundo o professor de História e Francês, o século 14 na Europa é marcado por uma série de horrores. “A guerra, a fome e a peste negra dizimam a população europeia. É nesse momento que uma revolução cultural se inicia no norte da península itálica. Homens e mulheres, habitantes de cidades como Florença, Veneza e Milão, irão voltar seus olhos para o passado distante dos gregos e dos romanos e, inspirados neles, irão criar uma série de novas normas nas artes, na política e na filosofia, que servirão de norte para a Europa por mais de 400 anos”, explica. 

img/topsocie_blog/7652_post_91.jpg
img/topsocie_blog/7652_post_3417.jpg

Para Manzke, o tema de uma civilização que se reergue depois do flagelo terrível da peste - guardadas as proporções - é atual. Por isso, a proposta é contar a história daqueles que, no pior dos momentos, persistiram e floresceram.
 
“Todos já ouviram falar de Leonardo da Vinci e da obra Mona Lisa. Vamos demonstrar como esses nomes conhecidos se inserem em um contexto de renovação cultural mais amplo, num projeto intelectual bastante ambicioso, que tem consequências até os dias de hoje. E também estudar uma série de obras de arte e o contexto da sua concepção. A resposta do público a este tipo de evento é sempre muito boa e nós esperamos poder proporcionar uma noite agradável de cultura a toda comunidade”, comenta.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página