Blog Top Society - Karla Cruz

Você sabe por que as lentes embaçam?

19/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7517_post_5261.jpg
Para as pessoas que utilizam óculos, o embaçamento das lentes em atividades cotidianas como cozinhar, consumir bebidas quentes ou praticar exercícios causa incômodo e irritação. Com o cenário pandêmico e a obrigatoriedade do uso de máscaras como forma de evitar o contágio da COVID-19, o problema foi intensificado. Mas, você já buscou saber o porquê do embaçamento das lentes?

O empresário do ramo óptico, Murilo Silva, explica que os óculos têm uma temperatura mais fria que o nosso corpo e respiração. “Isso explica o embaçamento das lentes quando saímos de um ambiente quente para um frio e vice-versa. Neste contraste de temperaturas, é criada uma espécie de estufa atrás das lentes, o que provoca o embaçamento”, conta. 

Já com o uso de máscaras, o espaço que fica entre elas e o nariz permite que o ar que sai das narinas e da boca suba para os óculos. Com o vapor da respiração a água se deposita no vidro.

O que fazer? Para evitar o incômodo, existem receitas caseiras, mas de efeito duvidoso. No entanto, o mercado nacional já dispõe de flanelas antiembaçantes, que possuem uma película protetora, alteram a tensão superficial da água e evitam o embaçamento. 

Murilo explica que “ao utilizar o produto, quando acontece o efeito estufa, a dica é trazer os óculos um pouco mais para frente do nariz, criando assim uma compensação das temperaturas e a lente automaticamente para de embaçar, pois você já tem a aplicação da película protetora . E o mais legal desta flanela é que ela evita a formação de micropartículas que causam o embaçamento”, esclarece.

Como utilizar a flanela antiembaçante
- Antes de aplicar, tenha certeza que sua lente está limpa e seca;
- Passe a flanela por toda a lente e o efeito deve durar até 36 horas, se a lente não for lavada;
- Mantenha a flanela no envelope selado para manter suas propriedades;
- Não lave a flanela. Este não é um produto para limpeza, por isso, os óculos devem estar limpos antes do uso.

Inovação

Murilo Silva é um dos empreendedores à frente do desenvolvimento da flanela antiembaçante Outfog, pioneira no mercado, desenvolvida logo após o início da pandemia, em junho 2020. No ramo óptico há 25 anos, ele foi o primeiro a perceber a necessidade dos clientes que usam óculos e precisam também fazer uso de máscaras de proteção. "Os clientes entravam na loja com os óculos embaçados. As queixas eram frequentes, portanto, comecei a pesquisar formas para ajudar as pessoas com o embaçamento das lentes. Já existiam algumas receitas caseiras divulgadas na internet, mas nenhuma apresentava eficiência", revela o empresário e optometrista Murilo.

Mais informações sobre o produto em www.outfog.com.br 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página