Blog Top Society - Karla Cruz

Cinco dicas para a sua equipe começar 2022 com o pé direito

19/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7516_post_14512.jpg
Elaborar o calendário de ações de endomarketing para 2022 é um dos principais pontos que as empresas precisam definir nessa reta final de 2021. E entre tantas datas especiais, o retorno das férias coletivas no início do ano é uma das que merece bastante atenção das equipes envolvidas. Para Greice Schreiber, analista de Desenvolvimento Humano da Brandili, é esse start que vai trazer aquele “gás” no momento de voltar à rotina. 

“O retorno pós-férias sempre foi pensado com carinho e atenção aqui na Brandili. Vemos como uma oportunidade para deixar os colaboradores ainda mais felizes e comprometidos. Muitos já voltam animados, mas alguns também podem retornar com o que chamamos de depressão pós-férias e é aí que entramos, para mostrar a importância que cada funcionário tem para nós”, explica. Confira algumas dicas da especialista que vão ajudar a sua equipe a começar 2022 com o pé direito:   
 
1 – O primeiro dia é especial: Viajar, pegar férias, descansar é bom e extremamente importante e necessário, mas voltar para casa é ainda melhor. Nesse retorno, é possível trabalhar com os colaboradores a gratidão pelas férias, mas também essa volta, com um novo ano repleto de novas oportunidades e realizações no trabalho. Por isso, é preciso planejar um primeiro dia diferente, deixar o ambiente mais leve. Você pode dar brindes ou algum coffee especial. E na primeira hora de trabalho, fazer com que possam compartilhar as experiências vividas fora da empresa com os colegas de trabalho. Isso pode ajudar o retorno a ser mais prazeroso. 
 
2 – Dê um tempo para que todos voltem à rotina: naturalmente, no primeiro e segundo dia após o retorno ao trabalho, a produtividade é menor, sendo necessário permitir que o colaborador se habitue novamente à rotina, principalmente os que trabalham em turnos, como, por exemplo, no terceiro turno. Os gestores têm um papel fundamental nesse momento.
 
3 – A presença da liderança: é essencial que os gestores estejam presentes no retorno pós-férias e apresentem um discurso animador para influenciar positivamente os colaboradores, a fim de melhorar a qualidade do serviço e a motivação no trabalho. Os gestores exercem o papel de sustentação de todas as ações propostas pela gestão de clima. 
 
4 – Planeje as ações com antecedência: como adiantamos no primeiro tópico, para receber bem os colaboradores após o período de férias coletivas, é preciso que as boas-vindas aconteçam logo no primeiro dia de retorno ao trabalho. Para que isso ocorra da melhor forma, o planejamento deve ser feito com antecedência, principalmente porque no período de final de ano outros fornecedores também entram em férias e o prazo para produção e entrega de materiais de comunicação ou compra de brindes, por exemplo, pode ficar comprometido. Além disso, se a empresa possui plantas em diferentes cidades, como no caso da Brandili, é necessário deixar tudo preparado para que a ação aconteça em sincronia entre as unidades. E quando a empresa tem equipes ou áreas com período de férias diferentes, isto é, que retornam às atividades em datas alternadas, a dica é pensar também em uma ação para quando todos já tiverem atuando.
 
5 – O que fazer na prática: o período de início de ano é repleto de expectativas, planos e projetos profissionais. Então, que tal juntar o time para um momento de compartilhar não somente o planejamento da área, mas também as metas e objetivos de cada um? Essa pode ser uma ótima oportunidade para reforçar o espírito de equipe, apoiando uns aos outros nas conquistas individuais. Os primeiros meses do ano também trazem o clima quente do Verão, então, uma dica de ação para receber bem os times nesse período de calor e melhorar a qualidade dentro do ambiente de trabalho é distribuir picolés ou alguma bebida refrescante que ajude na hidratação e minimize a sensação das altas temperaturas. Outra iniciativa simples que pode ser feita na empresa, principalmente nas áreas operacionais onde muitas vezes não há climatização do ambiente, é a dispensa de uniformes não considerados EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) para o exercício das atividades, tais como jalecos e guarda-pós. Além da mensagem de boas-vindas, é preciso pensar em estratégias para receber bem o colaborador no retorno das férias, promover o bem-estar, mais qualidade e conforto ao ambiente de trabalho.
 
 
Matriz: Rua Quintino Bocaíuva, 29, Apiúna (SC)
CAB: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 867, Itoupava Norte, Blumenau (SC)
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página