Blog Top Society - Karla Cruz

Artista Linda Poll estreia Memórias Possíveis de Encantarias no Garten Shopping

14/11/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/7462_post_8257.jpg
A artista visual Linda Poll abre a exposição Memórias Possíveis de Encantaria na próxima terça-feira dia 16 de novembro na Galeria de Arte do Garten Shopping. A mostra reúne 12 obras produzidas pela artista em 2021 e pode ser visitada gratuitamente até dia 19 de dezembro
A exposição tem texto assinado por Edson Busch Machado e curadoria de Luciano Itaqui, nessa nova individual Linda nos mostra imagens embasadas em desenhos compilados nos “cadernos de bordo” da artista e esquecidas do seu original - elas foram importantes em algum momento pelo destaque de registro. As memórias ficaram somente nos registros físicos em forma de rabiscos e quando em vez se juntam ao desenho vizinho construindo outra forma.
A artista apresenta essas memórias possíveis que no passado toleraram esse encanto. Agora elas se transformaram e criaram nova vida no espaço e nas cores ou somente no vazio que aglutina uma atmosfera quase sempre poética.
A frase de Leonardo da Vinci serviu de tema para a redação do Enem /2018:“A arte diz o indivisível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível” e serviu de suporte para esta série de trabalhos. O texto fala do sentido profundo da arte, para quem faz e para quem observa; para quem convive e para quem trabalha com ela. O tanto de emoção e sentimento que envolve um objeto/arte para o espectador pode despertar comoção ou repulsa, se entender ou não de arte. Isso é o inexprimível e ou o intraduzível da arte, quem explica...

img/topsocie_blog/7462_post_5970.jpg
O Jornalista, Produtor Cultural, artista e curador Edson Busch Machado acompanha o trabalha de Poll e fala com propriedade sobre suas  novas pinturas  “Linda nos confidencia seus "cadernos de bordo" com esboços e anotações. Mistura, junta, tira, corta, acrescenta, compõe, elabora novas imagens, e, a partir daí concentra seu mergulho criativo num infinito universo de imaginárias galáxias. À luz do olhar, reaparecem nossos objetos perdidos num distante passado, ou invenções futuras do desconhecido sobrenatural, nas obras recentes Linda Poll se mostra artista plena’’, pondera Machado.
Para quem faz arte é preciso encontrar um caminho, ele será o condutor, o conceito pode ser a estrada que nos conduz, sem desvios e nem paradas. Ela é investigativa e profunda nas abordagens, esta série intitulada “Memórias possíveis de encantaria” faz uma revisita nos cadernos de bordo de Linda Poll para celebrar as quatro décadas de trabalho nas artes, dele se possibilita uma reelaboração para novas formas somadas as novas configurações do presente.
Linda Poll é artista plástica, pesquisadora e professora. Gaúcha radicada em Joinville, coordena atualmente o Museu Casa Fritz Alt. Trabalha com arte desde 1975 e já realizou 25 exposições Individuais e participou em mais de 60 Salões Seletivos. Integra a Academia Catarinense de Letras e Artes, recebeu 16 prêmios, destacando: 5º Salão de Arte Itajaí/94, 2º Competicion Sculpture St., Blasien Germany/96, 4º Salão Victor Meireles/96 (Florianópolis), 7º Salão Nacional Elke Hering/2005 (Blumenau), recentemente expôs Meio Domínio na Galeria Picasso do Garten Shopping e A Travessia do Branco na Livraria A Página.
img/topsocie_blog/7462_post_2200.jpg
 Fotos:  Linda Poll por Andressa Corrêa/ Projeto Feminino Livre.
 
Serviço:
Exposição Memórias Possíveis de Encantaria, da artista visual Linda Poll, com texto de Edson Busch Machado e curadoria de Luciano Itaqui.
Garten Shopping, sala em frente a Loja C&A, visitação até dia 19 de dezembro. Av. Rolf Wiest, 333 - Bom Retiro.
Para uma visitação segura o Garten Shopping está seguindo todas as normas de segurança vigentes.
Fonte: Luciano Itaqui
img/topsocie_blog/7462_post_4507.jpg
img/topsocie_blog/7462_post_11754.jpg
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página