Blog Top Society - Karla Cruz

Grupo Pedra Branca lança programa Lixo Zero

13/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7452_post_13093.jpg
Segundo o Relatório de Sustentabilidade – feito pela ABRACES – os shoppings, por exemplo, coletam quase 20 mil toneladas de lixo por mês. Com foco no futuro sustentável da Cidade Pedra Branca, localizada em Palhoça (SC), o Grupo Pedra Branca criou o projeto Lixo Zero em parceria com a Zero Waste International.Alliance.
 
A geração de lixo residencial também cresce no país. As informações disponibilizadas no Panorama dos Resíduos sólidos no Brasil 2020, pela ABRELPE ( Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), relatam que em 2019 apenas 63,6% dos municípios no norte do Brasil tinham iniciativas de coleta seletiva, porcentagem que chegava a 90,9% na região sul. Contabilizando todos os municípios do Brasil com a devida coleta, chegamos a 73,1%. 
img/topsocie_blog/7452_post_3007.jpg
Em diversas áreas do Brasil ainda não existe uma coleta seletiva do lixo gerado. Com a parcela do lixo descartado incorretamente, os impactos ambientais negativos são gerados com uma maior velocidade, dificultando assim, os descartes que acontecem de forma correta e o desenvolvimento do meio ambiente. 
 
A fim de conscientizar a população, o foco de muitos programas de sustentabilidade é a redução da produção de lixo. Pequenas mudanças de hábitos, como a troca das sacolas descartáveis pelas sacolas retornáveis nas idas ao supermercado, podem ser o início de uma grande mudança.
 
Além de produzir menos lixo, outra maneira de reduzir o impacto ambiental dos resíduos é separá-los e destiná-los corretamente para o tratamento e reaproveitamento.
 
Colaborar com a coleta seletiva deve ser o principal objetivo de todos os lares brasileiros. O primeiro passo é separar o lixo reciclável do orgânico. Restos de alimentos, cascas de frutas, sementes, etc... devem ser descartados em outro recipiente. Após a lavagem dos elementos, deixe secar. Depois disso, siga essas dicas:
 
·  Diminua o tamanho de garrafas pet;
·  Embrulhe vidros quebrados;
·  Descarte cada lixo em sua devida cesta;
·  Sinalize no saco de lixo qual é o descarte correto;
·  Garanta que sua família e as pessoas que estão convivendo com você também saibam sobre as cores e como descartar o lixo corretamente.
 
Nesse processo estão os 3 R’s da Sustentabilidade auxiliando nas mudanças de mentalidade para diminuir o impacto da produção de lixo na natureza.
 
#1 – Reduzir: é necessário reduzir a quantidade de lixo produzida. Deve-se também optar por produtos e materiais que sejam de maior durabilidade, que levam mais tempo para serem substituídos. 
 
#2 – Reutilizar: nesse momento, voltar a atenção para com inteligência e criatividade prolongar a vida útil de materiais, utilizando-os de maneiras diferentes e contribuindo para que sejam descartados de maneira correta na natureza.
 
#3 – Reciclar: no último processo, tem-se a reciclagem. Uma ação de transformação de produtos antigos por novos produtos, auxiliando novas necessidades e protegendo o meio ambiente.
 
A parceria sustentável entre a Cidade Pedra Branca e a Zero Waste International Alliance
 
Em Agosto de 2021 aconteceu o lançamento do Novo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Passeio Pedra Branca. Idealizado pela consultora Flávia Vieira Guimarães Orofino, o Programa Pedra Branca Lixo Zero tem como foco garantir que os resíduos gerados pelas operações do Passeio sigam para os seus destinos adequados. 
 
A gestão Lixo Zero reforça o compromisso do Passeio Pedra Branca com a Zero Waste International Alliance – com o objetivo de até 2022 promover a separação dos resíduos em recicláveis, orgânicos e rejeitos, encaminhando apenas 30% do total de resíduos sólidos gerados no Passeio Pedra Branca ao aterro sanitário. 
 
A nova doca de armazenamento, inaugurada recentemente, faz parte do plano que define as responsabilidades de todos, desde a gestão do Passeio, comerciantes e seus funcionários, até prestadores de serviços para alcançar a meta de promover o desenvolvimento sustentável da região, a partir da geração, separação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e destinação final adequada aos resíduos gerados. 
 
O programa foi planejado por etapas para que os padrões de conduta sejam incorporados a partir da inauguração da nova central de resíduos. Acompanhe:  
 
Etapa 1 – Agosto/2021: Com a inauguração da nova doca todas as operações que geram resíduos orgânicos separam, transportam e depositam nos contentores e bombonas indicadas para “resíduos orgânicos”; 
 
Etapa 2 – Novembro/2021: Os grandes geradores de resíduos orgânicos deverão separar e contratar empresa de coleta e tratamento (compostagem);
 
Etapa 3 – Março/2022: Todos os geradores de resíduos orgânicos deverão separar e contratar coletivamente, através da gestão do Passeio Pedra Branca, empresa de coleta e tratamento (compostagem).
 
“Com o desenvolvimento de uma coleta sustentável do lixo gerado na Cidade Pedra Branca aumentamos as possibilidades de sempre melhorarmos nossa rotina e todas as áreas ligadas ao nosso propósito de vida e bem estar”, revela Marcelo Gomes, presidente do Grupo Pedra Branca.
 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página