Blog Top Society - Karla Cruz

Literatura joinvilense é destaque neste final de semana na Feira do Livro

06/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7388_post_8300.jpg
As atividades da 17ª Feira do Livro de Joinville começam nesta sexta, no Complexo Centreventos Cau Hansen e até o dia 14 de novembro o evento vai proporcionar aos amantes da leitura dias de muita vivência artística e literária. O tema deste ano é “A força transformadora da leitura” com foco na saúde mental. Todas as atividades são gratuitas.
Assim como é tradição, a Feira do Livro prestigia os autores locais, dando a eles a oportunidade de um espaço importante para divulgação dos trabalhos, como um estande e diversos momentos que estão reservados para lançamentos de livros, sessão de autógrafos e homenagem a escritores da cidade.  
Encontro Catarinense de Escritores e Leitores

Nos dias 6, 7 e 12 de novembro, a Associação das Letras promove o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores que neste ano fará um tributo a Carlos Drummond de Andrade. Além de palestras, declamações poéticas, oficina de poesias e diversas falas com inspiração em Drummond de Andrade, a associação fará sessões de autógrafos e prestará homenagens a cinco escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia: Fátima Cardoso, Wilson Gelbcke, Aron Gottfried Slutzky, Altair Martins da Silva e Fernando José Karl.
  
A presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, comemora o retorno da feira, após o período de pandemia, e o fato de fazer parte dela. “Neste ano faremos um tributo ao grande poeta brasileiro. Em sua homenagem teremos a palestra do professor-doutor em Filosofia Cristiano Perius, cuja tese de doutorado teve como título ‘O sentimento do mundo, o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade”, informa Simone.

“Ouviremos ainda declamações poéticas nas vozes de estudantes e vídeos serão apresentados falando das crônicas de Drummond. Temos um quarteto de ouro (Milton Maciel, Donald Malschitzky, Hilton Görresen e Jura Arruda) que irá falar e discutir sobre ‘Ciao’, a última crônica que o escritor escreveu”, acrescenta.

O encontro quer lembrar Carlos Drummond de Andrade de várias formas, por isso também será apresentado um vídeo de arte cênica sobre o poeta com comentários literários do escritor David Gonçalves, que teve o privilégio de conversar com Drummond.

Simone cita outro destaque do encontro: “Vamos homenagear cinco amigos que partiram durante a pandemia e em nome deles externar nossos sentimentos de pesar por todos os escritores que se foram, destacando para suas famílias que eles estarão sempre vivos em nossos corações”.

50 anos da Academia Joinvilense de Letras

No sábado (6), também acontece o lançamento do livro “AJL – 50 anos”, que conta um pouco da história da Academia Joinvilense de Letras. O lançamento ocorrerá às 15 horas, no palco principal da Feira. Em seguida os acadêmicos participarão de sessão de autógrafos na praça central, onde apresentarão também seus livros e poderão conversar com os leitores e amigos. O livro “AJL – 50 anos” poderá ser adquirido no local diretamente com os integrantes da academia, ao valor simbólico de R$ 20,00. 

Encontro de Blogueiros Literários 

A presença de criadores de conteúdo literário nas redes sociais ajuda a estimular o hábito da leitura através da experiência de compartilhar suas impressões a cada livro lido. Neste domingo (7), a partir das 12h, a Feira do Livro recebe sete criadoras de conteúdo literário de Joinville para bater um papo com o público. Irão participar do encontro @dea.leitora, @delivronaomelivro, @ficavaiterleitura, @dreamsmadebyme, @kaliteraria, @tempodeleitura e @taynarales que juntas somam mais de 95 mil seguidores no Instagram.  

Agende-se
 
17ª Feira do Livro de Joinville
Quando: de 5 a 14 de novembro de 2021
Horário: Das 9h às 21h
Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – Centreventos Cau Hansen – Joinville
Entrada gratuita
A programação completa da edição deste ano está disponível no site da feira. 
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página