Blog Top Society - Karla Cruz

Literatura joinvilense é destaque neste final de semana na Feira do Livro

05/11/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/7380_post_5629.jpg
As atividades da 17ª Feira do Livro de Joinville começam nesta sexta, no Complexo Centreventos Cau Hansen e até o dia 14 de novembro o evento vai proporcionar aos amantes da leitura dias de muita vivência artística e literária. O tema deste ano é “A força transformadora da leitura” com foco na saúde mental. Todas as atividades são gratuitas.
Assim como é tradição, a Feira do Livro prestigia os autores locais, dando a eles a oportunidade de um espaço importante para divulgação dos trabalhos, como um estande e diversos momentos que estão reservados para lançamentos de livros, sessão de autógrafos e homenagem a escritores da cidade.  
Encontro Catarinense de Escritores e Leitores

Nos dias 6, 7 e 12 de novembro, a Associação das Letras promove o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores que neste ano fará um tributo a Carlos Drummond de Andrade. Além de palestras, declamações poéticas, oficina de poesias e diversas falas com inspiração em Drummond de Andrade, a associação fará sessões de autógrafos e prestará homenagens a cinco escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia: Fátima Cardoso, Wilson Gelbcke, Aron Gottfried Slutzky, Altair Martins da Silva e Fernando José Karl.
  
A presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, comemora o retorno da feira, após o período de pandemia, e o fato de fazer parte dela. “Neste ano faremos um tributo ao grande poeta brasileiro. Em sua homenagem teremos a palestra do professor-doutor em Filosofia Cristiano Perius, cuja tese de doutorado teve como título ‘O sentimento do mundo, o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade”, informa Simone.

“Ouviremos ainda declamações poéticas nas vozes de estudantes e vídeos serão apresentados falando das crônicas de Drummond. Temos um quarteto de ouro (Milton Maciel, Donald Malschitzky, Hilton Görresen e Jura Arruda) que irá falar e discutir sobre ‘Ciao’, a última crônica que o escritor escreveu”, acrescenta.

O encontro quer lembrar Carlos Drummond de Andrade de várias formas, por isso também será apresentado um vídeo de arte cênica sobre o poeta com comentários literários do escritor David Gonçalves, que teve o privilégio de conversar com Drummond.

Simone cita outro destaque do encontro: “Vamos homenagear cinco amigos que partiram durante a pandemia e em nome deles externar nossos sentimentos de pesar por todos os escritores que se foram, destacando para suas famílias que eles estarão sempre vivos em nossos corações”.
img/topsocie_blog/7380_post_10228.jpg

50 anos da Academia Joinvilense de Letras

No sábado (6), também acontece o lançamento do livro “AJL – 50 anos”, que conta um pouco da história da Academia Joinvilense de Letras. O lançamento ocorrerá às 15 horas, no palco principal da Feira. Em seguida os acadêmicos participarão de sessão de autógrafos na praça central, onde apresentarão também seus livros e poderão conversar com os leitores e amigos. O livro “AJL – 50 anos” poderá ser adquirido no local diretamente com os integrantes da academia, ao valor simbólico de R$ 20,00. 

Encontro de Blogueiros Literários 

A presença de criadores de conteúdo literário nas redes sociais ajuda a estimular o hábito da leitura através da experiência de compartilhar suas impressões a cada livro lido. Neste domingo (7), a partir das 12h, a Feira do Livro recebe sete criadoras de conteúdo literário de Joinville para bater um papo com o público. Irão participar do encontro @dea.leitora, @delivronaomelivro, @ficavaiterleitura, @dreamsmadebyme, @kaliteraria, @tempodeleitura e @taynarales que juntas somam mais de 95 mil seguidores no Instagram.  

img/topsocie_blog/7380_post_11422.jpg

Agende-se
 
17ª Feira do Livro de Joinville
Quando: de 5 a 14 de novembro de 2021
Horário: Das 9h às 21h
Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – Centreventos Cau Hansen – Joinville
Entrada gratuita
A programação completa da edição deste ano está disponível no site da feira. 
 

Fonte: Mariana Woj - Jornalista
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página