Blog Top Society - Karla Cruz

Aliança Francesa realiza Mostra de Cinema Africano no mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra

03/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7364_post_10816.png
Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, a Aliança Francesa Blumenau promoverá uma Mostra de Cinema Africano. A programação especial será exibida dentro do projeto CineArte Francês, que oferece  sessões gratuitas de filmes francófonos às segundas-feiras, às 19h30, na Secretaria de Cultura de Blumenau. A mostra vai apresentar quatro produções de países como Tunísia, Costa do Marfim e Senegal, em parceria com o Institut Français. 
 
A abertura está programada para o dia 8 (segunda-feira) com a exibição de “Aya de Yopougon”, animação da Costa do Marfim que ganhou o Prêmio César de Melhor Filme de Animação, em 2014. O filme conta a história de Aya, uma jovem que quer estudar medicina e mora em Yopougon, uma comunidade pobre perto de Abidjan, a cidade mais rica da Costa do Marfim. Ela e suas amigas gostam de se divertir e sonham com amores e com muita riqueza. Como em muitos lugares pequenos, em Yopougon as notícias correm rapidamente, às vezes, gerando conflitos. 
 
img/topsocie_blog/7364_post_9796.jpg
img/topsocie_blog/7364_post_3695.jpg
img/topsocie_blog/7364_post_10921.jpg
img/topsocie_blog/7364_post_5282.jpg
img/topsocie_blog/7364_post_19.jpg
O desenho reproduz de forma preciosa a geografia, os costumes e a vida local. Revela aspectos das relações sociais e familiares de um povo que influenciou muito a cultura brasileira. A produção é originalmente uma história em quadrinhos de seis volumes (Gallimard, 2005) traduzido para 15 idiomas e adaptada por seus criadores: a autora Marguerite Abouet e a designer Clément Oubrerie.
 
Próximas sessões
 
Para o dia 20 (sábado) está programada uma sessão especial, seguida de uma roda de conversa após a exibição do curta-metragem “Barcelone ou la Mort” (Barcelona ou a Morte). O filme de 2007 é um documentário ambientado nos subúrbios de Dakar, capital do Senegal, onde diversas pessoas sonham em partir, a qualquer custo, para Barcelona. Um pescador, privado de seu ganha-pão pela globalização, é empurrado ao perigoso negócio do transporte clandestino para a Espanha, porta de entrada do continente europeu.
 
A sessão seguinte será no dia 22 (segunda) com o filme “Bal de Pussière” (Baile de Poeira), de 1988, também originário da Costa do Marfim. A história tem como protagonista Demi-dieu, um camponês rico de uma aldeia na Costa do Marfim que tem cinco esposas. Ele decide se casar com uma sexta. Assim, terá uma para cada dia da semana, e no domingo, vai descansar e recompensar aquela que se comportou melhor. Mas com Binta, a nova esposa, uma garota moderna e atrevida, os conflitos não demoram a explodir.
 
A Mostra de Cinema Africano chega ao fim no dia 29 (segunda) com o drama tunisiano “Hedi, Un Vent de Liberté” (A amante). No longa, Hedi é um jovem que aceita que todos lhe digam o que deve fazer. Apático e indiferente, é alvo de um casamento arranjado pela mãe e, durante os preparativos, é mandado numa viagem de negócios à Mahdia pelo chefe. Lá conhece a destemida Rym, jovem que trabalha num hotel da região. Apaixonado, e às vésperas do casamento, Hedi é forçado a tomar uma decisão. O filme recebeu o Urso de Ouro de Melhor Filme de Estreia e o Urso de Prata de Melhor Ator (Majd Mastoura), no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2016.
 
Sobre o CineArte Francês
Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos. Gratuito e aberto a todas as pessoas que apreciam a Sétima Arte, o evento cultural tem o objetivo de apresentar produções francófonas que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. A seleção propõe temas atuais e reflexivos abordados em filmes clássicos ou contemporâneos produzidos em países que têm o francês como língua oficial. Todos são legendados em português.
CINEARTE FRANCÊS - MOSTRA DE CINEMA AFRICANO
Exibição de quatro produções africanas em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Abertura no dia 8 e sessões nos dias 20, 22 e 29 de novembro, às 19h30
Secretaria de Cultura de Blumenau (antiga Fundação Cultural)
Entrada gratuita 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página