Blog Top Society - Karla Cruz

HKeller faz nova campanha e convida empresas a patrocinarem a escola

22/10/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7265_post_614.jpg
E se você pudesse fazer parte de uma grande obra, pudesse ajudar uma importante missão a ter continuidade? Esse é o convite da Escola de Cães-guia Helen Keller.
 
Desde o início da pandemia a Escola de Cães-guia Helen Keller tem passado por sérias crises financeiras, mas esse ano, a situação se agravou muito. “Vivemos somente de doações e com a COVID, muitas empresas que contribuíam para manter a escola pararam de doar, e isso tem agravado cada dia mais nossa situação, precisamos urgentemente de apoiadores e empresas que patrocinem a HKeller”, fala Renato de Paula, que recentemente tomou posse como novo diretor de marketing da HKeller.
 
De acordo com a administração a HKeller tem um custo mensal fixo de aproximadamente R$ 45.000,00, sendo ele a folha de pagamento dos funcionários, despesas com veterinários, remédios e exames, e demais custos como água, luz, combustível, dentre outros.
 
Para sanar os problemas financeiros a escola pede o apoio de empresas e pessoas físicas que queiram colaborar mensalmente. “Vale lembrar que as doações das empresas de lucro real, podem ser deduzidas do imposto de renda. Mas o importante é colaborar, afinal, quanto vale a visão, a autonomia e a inclusão?”, ressalta Renato.
 
A Escola de Cães Guias Helen Keller e? a única da América Latina membro da Federação Internacional de Cães Guias, garantindo que os ca?es HKELLER sejam graduados por meio de te?cnicas, que observam a comunha?o do bem-estar dos ca?es, com os da equipe e clientes.
 
A HKeller e o Ca?o Guia no Brasil
 
A Escola de Ca?es Guias Helen Keller possui um programa genético que ja? esta? na sua quarta geração de ca?es, com assertividade de 90%. Este resultado elegeu a instituição para desenvolver tecnicamente o Projeto Ca?o Guia, do Governo Federal, entregando ao longo de 03 anos de seu trabalho, dentro deste projeto, 16 duplas (pessoa cega/ca?o guia).
 
O investimento para um cão HKELLER
 
O investimento na formação de um cão HKELLER atinge cifras que giram em torno de 80 mil reais, durante o período de 2 anos, desde a reprodução ate? a formação da dupla cão/cliente. Mas não se trata de custo e sim de qualidade de vida, autoconfiança e autonomia da pessoa cega, afinal, e? impossível medir o valor da visão para o ser humano e os depoimentos deles asseguram que tiveram suas vidas impactadas positivamente, com a companhia dos cães guias que receberam da escola.
 
Atualmente são mais de 2 mil inscritos para receberem um cão-guia gratuitamente.  Para manter seu funcionamento e ampliar a formação de instrutores e de cães para guiar as pessoas cegas, a Helen Keller depende do apoio da população.
 
A Escola de Cães Guias Helen Keller conta apenas com o apoio da sociedade civil e da iniciativa privada para prover os recursos necessários, tais como manutenção de sua estrutura física, pagamento de seus colaboradores, prestação dos serviços de acompanhamento, tanto dos cegos como de nossos voluntários socializadores; e tão importante quanto, a manutenção do bem-estar dos cães.
 
O planejamento da escola é formar 24 cães HKeller por ano, procurando assim, atender e ampliar a entrega de cães às pessoas cegas ou baixa visão de forma gratuita. E ainda elaborar e implementar o plano pedagógico contextualizado para formação de técnicos treinadores de ca?es-guias; escola de uso de bengala articulada e escola de braile; e a construção do Centro Veterinário HKeller com ampliação da estrutura física e sustentabilidade financeira.
 
Helen Keller cresce mesmo com a crise e pandemia
 
Mesmo com a pandemia que está assolando a todos, e com a redução dos apoios financeiros recorrentes, a Escola Helen Keller cresceu no último ano, aumentou a entrega de cães, a equipe técnica e pretende expandir ainda mais sua atuação.
 
“A HKeller cresceu, esse ano iremos entregar 12 cães-guias, antigamente eram 4. Aumentamos nosso número de profissionais, hoje temos 3 treinadores e mais 5 no suporte técnico e administrativo. E nossos planos são de continuar crescendo e entregando cada vez mais autonomia a pessoa cega ou com baixa visão. A pandemia nos prejudicou bastante, somos uma entidade que vive de doações e elas caíram muito, por isso precisamos da ajuda e colaboração de toda a sociedade. Vale ressaltar que o cego recebe o cão-guia de forma gratuita”, esclarece o diretor de marketing.
 
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com cegos ou baixa visão
Segundo o IBGE, em 2010, existem 14.727 pessoas cegas totais e 174.550 pessoas com baixa visão, no estado de Santa Catarina.
 
A Microrregião da Foz do Rio Itajaí?, que segundo dados da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí? e Região - ADVIR, em seus registros de 2017, existem 613, pessoas cegas ou com baixa visão.
 
Vale ressaltar que, esses dados referem-se apenas às pessoas cadastradas na ADVIR, o que não significa a realidade do número de pessoas cegas ou baixa visão, uma vez que nem todas as pessoas com esta situação estão inscritas nesta Associação.
 
Saiba mais pelo Instagram da escola @caoguia.org.br e pelo site www.caoguia.org.br.
 
Para quem quiser doar para a escola, atualmente são 4 canais disponíveis: QR Code, E-mail: ajude@caoguia.org.br e celular 47 99712 0986, que é o pix da escola.
 
Escola de Cães-guias Helen Keller
Fone: 47-99712-0986
Endereço: 6ª Avenida, 440, Bairro dos Munici?pios - Balneário Camboriu? - SC
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página