Blog Top Society - Karla Cruz

VATEL GRAMADO ESTREIA NOVO CARDÁPIO

19/10/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/7226_post_12611.jpg
Chef Rodrigo Rauth
Em um espaço luxuoso, exclusivo a cinquenta e oito lugares, no elegante bairro Planalto em Gramado, o Vatel Gramado traz uma cozinha autoral, que garante sofisticação para jantares e eventos selecionados. O clima de requinte e bom gosto do restaurante é capaz de transformar cada experiência em uma celebração.
O novo cardápio, elaborado pelo chef Rodrigo Rauth, traz experiências singulares. Desde a seleção de queijos e mel artesanal, que denota sabores e fragrâncias únicas, até a fondue de quatro queijos selecionados, que leva em sua composição, os queijos Gruyére, Emmental, Grana Padano e Roquefort e, junto de acompanhamentos como os pães artesanais, brócolis, cogumelos serranos grelhados e batata baby sauté, o restaurante traz requinte, sabor e sofisticação nos mais pequenos detalhes.
img/topsocie_blog/7226_post_13115.jpg
O novo cardápio também conta com pratos veganos como o Vichyssoise, tradicional creme francês composto de alho poró e batatas, o creme de alho francês confitado e ragout de cogumelos serranos frescos regados com molho de soja e farofa de castanhas e o ravioloni de beterraba com purê de maçã e especiarias em consomé de legumes e vin blanc e dumplings de erva doce fresca ao perfume de trufas brancas com creme de queijo de cabra são as opções aos adeptos.
img/topsocie_blog/7226_post_6229.jpg
Em todas as mesas, como cortesia e parte da experiência Vatel, é oferecida a boulangerie de pães e manteigas artesanais feitas com especiarias e ingredientes selecionados, que se harmonizam com o jantar, desde os amuse-bouche oferecidos pelo chefe ao início do jantar, até pratos principais como a Oxtail soupe, uma tradicional sopa de rabada cozida lentamente com legumes orgânicos frescos da estação e vinho tinto.
img/topsocie_blog/7226_post_10931.jpg
Experiência Roquefort com as lascas in natura, creme de roquefort com leve toque de alho francês e brioche ao perfume de trufas brancas com ovas de capelin e finalmente um croquete recheado com Roquefort
As opções de entradas transitam entre Rillettes de pato confit acompanhado de nossos pães artesanais, o clássico foie gras mi-cuit de pistache e cointreau com redução de vinho do porto, complementado por fatias de brioche. Contudo, a maior novidade do novo cardápio certamente é o trio de ostras frescas nativas de Florianópolis, servidas nas mais diferentes combinações ‘‘À la façon du Chef’’.
img/topsocie_blog/7226_post_9911.jpg
um belo Magret de Canard cozido em sua perfeição, acompanhado de um purê de batata doce roxa, cogumelos serranos frescos sauté e um delicioso molho agridoce de origem oriental
Sopa Vichyssoise. Tem como base um creme de batatas e alho francês, como na versão mais clássica, finalizada com fios de alho francês caramelizados em açafrão espanhol
Seguindo pelas vieiras canadenses grelhadas e flambadas em cognac com toast de brioche e creme cítrico de aspargos. Um medalhão de lagosta fresca cozida em temperatura baixa com creme de pepino, vinho chardonnay e pepitas de caviar. Um mix de folhas orgânicas com lascas de canard confit, erva doce fresca e pontas de aspargos sauté ao molho l'orange.
Inspirado no mestre da gastronomia homônimo, o restaurante Vatel já completa dois anos de atividades em Gramado, em uma releitura da culinária francesa, sinônimo de bom gosto e bem receber, na qual os experimentos e o visual se sobressaem, tornando-se um momento único em cada jantar de terça à sábado ou no almoço de sábado e domingo.
img/topsocie_blog/7226_post_12872.jpg
Entrada vegetariana. Creme de alho francês confitado com ragout de cogumelos serranos frescos ao perfume de trufas brancas e gema curada
No novo cardápio os ingredientes denominados A Terra se sobressaem com o magret de canard com purê de batata doce roxa orgânica, cogumelos grelhados e molho agridoce oriental, seguido pelo stinco de cordeiro cozido em baixa temperatura, servido com seu próprio jus e risotto de açafrão espanhol com tutano e o tradicional filé Wellington com legumes da estação grelhados. Não podia faltar o roastbeef cozido lentamente em sous vide, purê de foie gras, cogumelos serranos frescos e molho de trufas negras e o canard confit, desfiado e prensado, glaceado em seu próprio jus e acompanhado de purê de cabotiá, crocante de milho e pesto de amêndoas.
Já em O Mar, apresentamos a lagosta com mousseline de baroa, espuma de abacaxi e crocante de grana padano, o robalo ao molho champagne com puré de couve-flor e couve-flor grelhada em crosta de bottarga, as moules a la creme normande – numa releitura contemporânea para este tradicional creme de mexilhões frescos finalizando com o camarão fresco de água doce e linguine de nero de sépia com bisque cítrica de laranja e ervas.
img/topsocie_blog/7226_post_371.jpg
Camarões de água doce grelhados com linguine ao Nero de Sepia e creme cítrico de laranja e ervas frescas
Para a sobremesa, temos o chocolate e suas texturas, de forma a surpreender, exploramos o chocolate e sua versatilidade, em forma de calda quente, de uma aromática ganache com vinho do porto, de um belo brownie de amêndoas e fantásticas, trufas de chocolate recheada com lascas de trufas negras, passando por uma pavlova, um clássico que se faz presente em nosso menu através de uma singela homenagem e releitura, preparado com frutas frescas disponíveis em cada estação.
Não podiam faltar as doçuras de sorvetes artesanais acompanhados com tradicionais madeleines e uma releitura do Paris Brest, para esta clássica sobremesa francesa que teve seu primeiro registro em 1910. Um cremoso fondant au chocolat blanc, acompanhado de uma compota de maçãs verdes, creme belga de capim santo e merengue de especiarias completam o cardápio.
E inspirado no estilo de Nicolas Fouquet - primeiro patrão de François Vatel, superintendente do tesouro da França e um dos mais ricos nobres da época, temos o arrojado Bar Fouquet, que propõe um estilo diferente para curtir um bom drink com uma carta de bebidas impecável, com raridades de um Calvados francês, ou um vinho da Pio Cesare, entre os melhores do mundo.
Fotos Sérgio Azevedo 
VATEL GRAMADO RESTAURANTE & BAR
Aberto de terça à sábado para jantar
Sábados e domingos para almoço
Rua Piratini, 815 Bairro Planalto
RESERVAS 54.99674.6815 ou 54.99688.6947
Acesso para deficientes/música ambiente/estacionamento
Redes Sociais: @vatelgramado
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página