Blog Top Society - Karla Cruz

Unimed Blumenau promove ações relacionadas ao Mês de Saúde da Mulher

15/10/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7203_post_3307.jpg
Unimed Blumenau está promovendo ações relacionadas ao Mês de Saúde da Mulher desde o início de outubro, com lives e orientações que agora saem do digital para levar conscientização às mulheres também de forma presencial. Quem transitar pelo Parque Ramiro Ruediger, neste sábado (16/10), das 8h às 11h, encontrará uma equipe com profissionais de saúde abordando temas como câncer de mama e câncer de colo de útero, para reforçar a importância do autocuidado. O evento contará também com jogos interativos relacionados ao tema, para diversas idades.
 
Existe a possibilidade de cancelamento do evento, devido ao mau tempo que ganhou força nos últimos dias em Blumenau e região. Caso isso ocorra, será confirmado pelas redes sociais da Unimed Blumenau, com a confirmação de uma nova data. 
 
O Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece anualmente para detecção precoce dos cânceres de mama e colo de útero, e contribui com a redução da incidência e da mortalidade pelas doenças. 
 
Panorama do câncer de mama no Brasil 
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no país, e as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul do Brasil. 
 
A especialista em ginecologia e obstetrícia e cooperada da Unimed Blumenau, Dra. Muriel Salete Giorno, comenta que os cânceres de mama e de colo de útero são as doenças mais prevalentes na mulher, de forma maligna. "Quase 30% dos cânceres diagnosticados nas mulheres são os cânceres de mama, daí a importância de fazer exames periódicos e ter um estilo de vida saudável, com a consciência de que são patologias tratáveis", ressalta. 
 
Programa Florescer e Rastreamento Mamográfico 
Programa Florescer é realizado pela equipe do Serviço de Atenção à Saúde (SAS) da Unimed Blumenau, e visa prevenir e orientar mulheres sobre as patologias mais comuns a elas, com o objetivo de atuar de forma efetiva na promoção da saúde.   
 
A gerente de promoção e atenção à saúde da Unimed Blumenau, Kátia Rodrigues Ferreira, comenta que as participantes do programa são monitoradas pela Equipe de Gerenciamento de Saúde e recebem informações referentes à alimentação saudável, prática de atividades físicas, protocolos de realização de exames preventivos, controle do estresse, entre outros. 
 
“Com nosso programa de atenção, promovemos a saúde a partir de uma visão integral da mulher, pois além da prevenção, como sabemos, o diagnóstico precoce é fundamental no combate ao câncer”, destaca.    
 
O Programa de Rastreamento?Mamográfico?da Unimed Blumenau existe desde 2007 para promoção da Saúde da Mulher. Por meio desta iniciativa, clientes de 39 a 70 anos, podem realizar a mamografia com a carteirinha e RG nas clínicas conveniadas em Blumenau, Pomerode e Indaial, sem necessidade de guia médica. O exame é realizado sem coparticipação. Para demais regiões de Santa Catarina é necessário o pedido médico e o exame é realizado sem coparticipação também.  
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página