A transformação digital foi acelerada em
negócios do mundo inteiro e as mudanças no comportamento dos consumidores foram
as grandes propulsoras das transformações em muitas empresas. A grande
tendência para os próximos anos é que se fortaleçam as relações digitais entre
clientes e empresas e que haja continuidade no trabalho remoto ou híbrido.
Cada vez mais, o atendimento ágil e eficaz,
tanto entre equipes internas quanto com os clientes, com centralização de dados
e uma gestão de processos que permita medir resultados e dar direções para as
melhorias necessárias são fatores cruciais para os negócios que queiram se
consolidar nos próximos anos.
É dentro desse
cenário, onde a tecnologia aliada ao atendimento e aos processos pode melhorar
o resultado das empresas, que a blumenauense Ellevo celebra seus 15 anos neste
mês de outubro. Pioneira e referência nacional no desenvolvimento de soluções
em tecnologia para gestão de atendimento e serviços, automatização de
processos, help desk, service
desk e serviços
compartilhados, a Ellevo já
atendeu mais de
500 empresas, entre gigantes como as Sotreq, Bunge, Natura e Renault.
A Ellevo está
presente em 22 países, com unidades de negócios em Blumenau (SC) e São Paulo
(SP), além de escritório nos EUA. Foi fundada em 2006 por Carlos Alberto
D’Avila, empreendedor especialista em negócios ligados à tecnologia, e desde
2017 é comandada pela CEO Irene da Silva, formada em Finanças e Serviço Social
pela (FURB), com MBA em Administração, Negócios e Marketing (FDC), MBA em
Gestão de Negócios (FDC) e MBA em Desenvolvimento Gerencial, Gestão de Pessoas
e Recursos Humanos (FAE).
“Fui convidada a
ingressar na Ellevo para estruturar as áreas administrativa, financeira e RH da
empresa, mas me apaixonei pelo negócio de software e pelo mundo corporativo.
Por cerca de 10 anos liderando a gestão administrativa pude conhecer bem cada
área até que veio o desafio de desenvolver e levar ao mercado o que hoje pode
ser considerada a melhor solução de Gestão de Atendimento, Processos e
Serviços”, conta Irene.
Oportunidades
Conforme um relatório da PwC, aproximadamente 80% dos clientes
brasileiros colocam a velocidade, conveniência e proatividade do atendimento
como fatores decisivos para se manterem fiéis a uma marca. A pesquisa indica,
ainda, que metade dos consumidores nacionais deixariam de comprar de uma
empresa por conta de serviços ruins ou uma má experiência associada a seus
produtos. Além disso, no Brasil, 36% dos participantes da pesquisa afirmam que
pagariam mais por um atendimento amigável e acolhedor. Globalmente, o índice
sobe para 42%.
Diante dessas
oportunidades de melhoria, a Ellevo atua com a Plataforma Ellevo, voltada para a gestão do
atendimento e processos, e o Ellevo Next, para help desk e service desk. As
soluções da empresa permitem o controle e automação dos processos; facilitam o
atendimento ao cliente interno e externo; contribuem para melhoria contínua das
rotinas da empresa; automatizam atividades; e promovem o relacionamento entre
as áreas com mais agilidade e centralização de informações.
Comemoração em
clima de Oktoberfest
Anualmente, a
Ellevo realiza uma comemoração de aniversário interna com o tema da
Oktoberfest, que por conta da pandemia do Coronavírus está suspensa. Neste ano,
a mini Oktoberfest interna será ainda mais especial, em comemoração aos 15 anos
da Ellevo.
Para que todos os
colaboradores do Brasil e até do exterior possam participar, a celebração será
híbrida, de forma presencial para quem mora em Blumenau e online para os
demais, que vão receber seu kit comemoração pelo iFood. Haverá música típica,
sorteios, brindes, comidas e bebidas típicas, além de diversas atrações para
animar os funcionários.
História
D´Ávila conta que
o nascimento da Ellevo se deu para atender os Centros de Serviços
Compartilhados, um modelo inovador de gestão, que precisava de um sistema para
suportar os processos. Ao longo dos 15 anos da empresa, uma das iniciativas que
sempre moveu o negócio foi: automatizar, organizar e melhorar processos. “Isso
precisa ser uma constante, e a tecnologia pode ser o melhor caminho, se estiver
em contínuo aprimoramento”, destaca.
Com a reformulação
de marca da empresa, que iniciou como 0800net, passou a se chamar Plataforma
Ellevo. Referência em tecnologia para empresas que aplicam o conceito de
Centros de Serviços Compartilhados, pelo sistema, passam milhares de
solicitações todos os meses de empresas líderes dos principais segmentos
econômicos do Brasil.
Em 2017, a Irene
assumiu o papel de CEO com o propósito de evoluir a tecnologia existente e
melhorar a experiência do cliente. Foi quando iniciou e liderou todo o projeto
do Ellevo Next, sistema SaaS (software as a service), 100% online, desenvolvido para democratizar o
acesso de pequenas empresas a uma solução completa para a gestão e
personalização de atendimento. “Venho conduzindo a empresa em um processo de
transição para reforçar a expertise já reconhecida por um mercado com o
potencial inovador, por meio da aplicação de novas tecnologias em prol das
pequenas e médias empresas”, revela Irene.
Irene conta que
tinha três objetivos principais: desenvolver uma atualização da interface do
sistema anterior, projeto que acabou dando origem ao novo Ellevo Next; aumentar
a rentabilidade do negócio e visão de mercado; e profissionalizar a empresa.
“Os 15 anos nos trazem maturidade e novos planos, pois meus objetivos iniciais
já foram alcançados, o maior desafio foi fazer a transição de uma empresa
familiar para uma gestão profissionalizada”, comemora a executiva. Hoje, as
principais áreas da empresa são conduzidas por profissionais de mercado.
Desde o surgimento
até hoje, a Ellevo manteve seu foco em desenvolver tecnologia para organizar,
sempre mirando inovações.