Blog Top Society - Karla Cruz

Homenagem à Marie Curie: série de mesas de debate estreia com temática da visibilidade - e invisibilidade - das mulheres nas ciências

21/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6961_post_3935.jpg
Primeira mulher laureada com o Prêmio Nobel (Física) e a única a recebê-lo duas vezes (também o de Química), Marie Curie é a homenageada da mesa de debate “A visibilidade - ou a invisibilidade - das mulheres nas ciências”. A discussão se debruçará sobre os desafios e conquistas das mulheres nos campos científico e artístico, retratando o atual estado da questão no século XXI. O encontro online e gratuito será promovido na quinta-feira, dia 23, às 15h, com transmissão ao vivo no canal da Cooperação Cultural Franco Alemã no Rio (CCFA Rio), no YouTube. 

Esta é a primeira de quatro mesas de debate que ocorrem até dezembro, como parte do evento internacional “Invenção & Imaginação - Arte e Ciência em Diálogo”. O evento se propõe a construir pontes entre práticas e experimentações de quatro autores e pensadores franceses e alemães. Além de Marie Curie, as mesas homenageiam Jules Verne (21/10), Fritz Lang (18/11) e Johannes Kepler (09/12). 

Com debatedores brasileiros, alemães e franceses, as mesas contarão com tradução simultânea para os três idiomas e para LIBRAS. Nos debates serão exploradas as conexões entre a vida dessas personalidades proeminentes e seus contextos históricos de atuação, e discutidos de que modo as Ciências e as Artes, por vezes compreendidas de maneira dicotômica, são metodologias de pensamento amalgamadas.

O projeto é realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Goethe-Institut e o Escritório do Livro e Coordenação das Mediatecas Francesas da Embaixada da França no Brasil, com apoio financeiro do Fundo Franco-Alemão de Cultura. A Aliança Francesa e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), de Blumenau, contribuem com a divulgação do projeto.

Conheça os participantes do debate:

Profª Dra. Bernadette Bensaude-Vincent - É professora emérita de Filosofia da Ciência e Tecnologia da Universidade de Paris 1-Panthéon-Sorbonne e membro da Academia de Tecnologias. Seus temas de pesquisa são a história e a filosofia das novas tecnologias, sendo que também dedicou uma série de publicações ao estudo histórico das relações entre ciência, cultura e sociedade. 

Dra. Betina Stefanello Lima - Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, especialização em Antropologia pela Universidade Católica de Brasília, mestrado em História pela Universidade de Brasília, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. É analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2002.

Profª Dra. Christina von Braun - É cientista cultural, teórica de gênero, autora, cineasta e professora emérita de Ciências Culturais da Universidade Humboldt de Berlim. É uma das principais referências no debate sobre questões de gênero na Alemanha. Hoje, ela faz parte de vários conselhos consultivos acadêmicos, como o da Zeitschrift für Sexualforschung (revista alemã de pesquisa sobre sexo) e Sexuality and Culture (revista internacional que analisa questões éticas, culturais, psicológicas, sociais e políticas relacionadas a comportamento sexual). É ainda vice-presidente do Goethe-Institut.

Mediadora: Patrícia Spinelli, da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Mesa de debate com o tema “A visibilidade - ou a invisibilidade - das mulheres nas ciências”, em homenagem à Marie Curie
Onde: Evento online com transmissão ao vivo no canal da Cooperação Cultural Franco Alemã no Rio (CCFA Rio), no YouTube 
Quando: Quinta-feira, dia 23, às 15h,
Inscrições pelo link bit.ly/InvencaoeImaginacao

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página