Blog Top Society - Karla Cruz

Exame de anticorpos neutralizantes avalia níveis de anticorpos contra o SARS-CoV no organismo

20/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6945_post_3461.jpg
Mesmo já tendo completado a segunda dose da vacina, sabe-se que é possível ainda contrair a Covid-19. O teste de anticorpos neutralizantes para Coronavírus é uma opção para aqueles que desejam saber como as defesas do organismo reagiram após a vacinação ou contrair a doença. Ele tem como objetivo analisar se o indivíduo possui anticorpos capazes de neutralizar a entrada do SARS-CoV nas células, podendo evitar a replicação viral e, consequentemente, o adoecimento.
 
O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue venoso, que, posteriormente, passa por um equipamento de análise por imunofluorescência indireta. O resultado leva em torno de 4 horas para ficar pronto.
 
Segundo o diretor técnico e pneumologista do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau (SC), Dr. Mauro Sérgio Kreibich, o resultado pode refletir a imunidade contra a Covid naquele momento em que o teste foi realizado, e contra as variantes testadas no exame.
 
Dr. Kreibich recomenda que a coleta seja realizada em torno de  1 mês após a vacinação ou em quem já teve a doença, mas pode ser realizado em qualquer momento na   tentativa de refletir  o estado de imunidade natural ou adquirida  através  da vacina.
 
Por ser uma análise complexa, a leitura do resultado é realizada por um profissional médico. Por este motivo, o paciente deverá possuir prescrição médica para a realização. O teste de anticorpos neutralizantes foi aprovado pela Anvisa e FDA (Food and Drug Administration) e validado internamente pela Dasa (Diagnósticos da América S.A.)
 
É válido lembrar que a detecção de imunizantes não significa uma imunização total à infecção pelo vírus nem a sua transmissão, inclusive para quem foi vacinado. Por isso, é preciso reforçar a necessidade de manter as medidas de proteção e prevenção, que devem ser seguidas independentemente de você já ter tido a doença ou ter sido vacinado.
 
Sobre o Hospital Dia do Pulmão
 
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
 
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.
 
Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas
 
Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos
 
Recentemente o HDP  disponibililizou  para a  Secretaria de  Saude  de Blumenau  um ultra refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para  armazenamento das vacinas da Pfizer.
 
Atualmente, não há mais necessidade deste  armazenamento,  mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca  que  as nossas  posturas confluem muito para o bem coletivo  A disponibilidade de armazenamento das vacinas  NRA mensageiro no nosso  Centro de Imunizações faz parte das nossas convicções sanitárias .
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página