Blog Top Society - Karla Cruz

PHI CONCEPT e Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Botox

17/09/2021    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/6913_post_4739.jpg
 Andréia Noll
Biomédica especialista em estética


A famosa toxina botulínica é a substância perfeita para quem deseja “parar no tempo” e esconder uns dos principais sinais do envelhecimento da pele: as rugas. 

Mas, por trás do procedimento, o botox possui muitas dúvidas que, antes de ser aplicado, precisam ser esclarecidas. 

Pensando nisso, em um bate- papo com a Andréia Noll ,da Phi Concept  levantamos questões mais comentadas sobre a toxina botulínica.



Andréia Noll, possui  experiência profissional com mais de 12 anos de formação, pós-graduação em Biomedicina Estética, especializada em procedimentos estéticos como Toxina Botulínica, Preenchimentos Faciais com Ácido Hialurônico, bioestimuladores e gerenciamento do envelhecimento, entre outros procedimentos.
Responsável pelo desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padrão e Supervisão dos Profissionais Estéticos das unidades franqueadas.
.





Como o Botox funciona?

A toxina botulínica A, princípio ativo do Botox®, é uma substância com propriedades relaxantes musculatura. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita pela liberação da acetilcolina, o que vai gerar a contração muscular, o Botox®  bloqueia a liberação desta substância pelo nervo, desta forma, o músculo não contrai. 


Qual a indicação do Botox?


É indicado para amenizar as rugas dinâmicas, que aparecem quando fazemos expressões faciais e correção de algumas assimetrias.



img/topsocie_blog/6913_post_5382.jpg


img/topsocie_blog/6913_post_14859.jpg



O efeito é imediato? 


Não, a ação se inicia entre 3 a 5 dias após a aplicação do Botox.


Todos tem necessidade de fazer reavaliação?


O pico da ação do Botox ocorre por volta do 15º da aplicação, neste momento é indicado fazer a reavaliação do procedimento. Há pessoas que se faz necessário  um reforço de Botox em pontos específicos da face, mas não é uma regra.

img/topsocie_blog/6913_post_6642.jpg



Qual a durabilidade do Botox? 


A durabilidade varia de paciente para paciente, sendo em média de 4 a 6 meses. Está relacionada à força muscular, hábitos de vida como alimentação, exposição solar e tabagismo. Gradativamente, os músculos voltam a se contrair, podendo aplicar novamente o Botox®.


Quando se deve iniciar a aplicação de Botox?


Não existe uma idade específica para iniciar a aplicação de Botox, mas sim indicação. Geralmente quando as linhas de expressão começam a dar sinais, é o momento. Cada caso é individual e deverá ser avaliado. 


É possível ficar sem expressão?


Com o aprimoramento das técnicas, o aspecto do Botox é bem natural. Escolher um profissional qualificado influencia muito no resultado, pois cada região do rosto exige uma análise para serem definidos os pontos e quantidade da substância. Bem aplicado e indicado, teremos um resultado natural, com amenização das linhas de expressão, poupando a pele propiciando um aspecto menos cansado e mais jovial ao paciente.


Depois de fazer a aplicação, terei que fazer sempre?

Com a diminuição da força muscular, a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo não fazendo mais aplicação, permanece um efeito benéfico por um período. Se mantivermos aplicações periódicas, de pelo menos duas vezes ao ano, existe uma tendência de um efeito cada vez mais prolongado.


 

Dói muito a aplicação?

É um procedimento rápido e praticamente indolor, mas a sensibilidade é muito individual, para amenizar qualquer desconforto, usamos alguns artifícios como gelo e  anestésico tópico alguns minutos antes do procedimento.

 Podem ocorrer complicações?

O procedimento é bem seguro se aplicado por profissionais qualificados e respeitando a anatomia facial, no entanto, eventualmente podem ocorrer hematomas e reações como vermelhidão no local da aplicação. 

O que é Botox preventivo?

O Botox é aplicado em pessoas que ainda não tem marcas de expressão profundas. O tratamento, nesse caso, é usado como prevenção para que as rugas dinâmicas não se tornem, ao longo do tempo, rugas estáticas. Assim, o Botox evita a contração muscular em pontos específicos da face nos quais foi aplicada.

Qual a diferença entre Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico?

O Botox tem o objetivo de relaxar a musculatura para amenizar as rugas e expressões faciais. Já o Ácido Hialurônico é utilizado para dar volume (preencher), sustentar ou reposicionar estruturas nos locais nos quais é aplicado. 


Phi Concept


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página