Blog Top Society - Karla Cruz

Trio Babitonga fala da expectativa para show no Pianístico 2021

17/09/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6909_post_13699.jpg
Formado pelo pianista joinvilense Fábio Oliveira, grupo ressalta importância do evento
 
O Trio Babitonga, projeto de música instrumental do pianista joinvilense Fábio Oliveira, se apresenta no próximo sábado às 11 horas na Sociedade Harmonia Lyra pelo Pianístico 2021. O festival, que está na quarta edição, iniciou na quarta-feira e segue até domingo dia 19 com a proposta de transformar Joinville na capital do piano, nestes cinco dias de evento. Ao final serão 12 espetáculos com pianistas brasileiros, como Fábio Torres e Delia Fischer, e internacionais, como a australiana Primavera Shima e Evgeny Mikhailov, da Rússia. O pianista Fábio Oliveira e o baterista Rafael Vieira, titulares do Trio Babitonga que serão acompanhados nesta apresentação por Rafael Calegari, baixista de Florianópolis, comentam sobre a expectativa para tocar no Pianístico. “Sou muito grato pelo convite dos produtores do Pianístico, Carlos Branco e Albertina Tuma, para participar deste evento tão significativo para cultura de Joinville e Santa Catarina”, diz Fábio.

img/topsocie_blog/6909_post_9800.jpg
“É uma grande oportunidade de levar a mais pessoas a música que faço e o projeto do Trio Babitonga”, acrescenta ele. O baterista Rafael Vieira promete um show dinâmico, no qual serão mostradas as composições do grupo. “É mas uma felicidade que uma ansiedade”, explica Rafael. Para Vieira um festival como o Pianístico é importante para os músicos locais ampliarem púbilco, pela formação de plateia de forma geral e pela qualidade das atrações. “Para Joinville é muito positivo ter esses músicos gigantes vindo para cá, porque tem vindo pianistas muito bons em todas as edições, e culturamente falando é muito rico”, complementea sobre a relevância do evento. “Além disso é muito legal ter pianos espalhados por toda a cidade”, expressa o baterista sobre a iniciativa “Piano nos Estabelecimentos”  do festival, que tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais ao comércio e cotidiano da cidade. Neste ano, em torno de dez estabelecimentos – restaurantes e lojas – participam da iniciativa.

img/topsocie_blog/6909_post_5541.jpg
Fábio Oliveira expõe que festivais desse porte são significativos para a “economia criativa” do setor musical de forma mais ampla. “É importante para o backstage também, não só para músicos e pianistas, mas para toda a equipe de produção envolvida neste grande evento”, esclarece. “Além disso é uma troca de experiência muito grande, podendo ouvir diferentes instrumentistas, de vários locais do mundo, trazendo suas referências e influências”, acrescenta Oliveira. Fábio, que é natural de Joinville, é pianista, compositor, intérprete, arranjador, integrante da Joinville Jazz Big Band, pianista na Escola do Ballet Bolshoi no Brasil e dirigente fundador do Trio Babitonga. Entre as parcerias realizadas nos últimos cinco anos, destaca-se a participação no último álbum do baixista itajaiense Arnou de Melo (nome expressivo na música catarinense). No Pianístico, Oliveira e o Trio Babitonga, vão homenagear pianistas como Michel Petrucciani, Bill Evans, Chick Corea, e Tom Jobim. A programação completa do Pianístico 2021 pode ser acessada neste link [http://pianistico.com.br/] do site do evento.
 
Fonte: Amcle Lima - Jornalista 
Laks Comunicação

Foto de Fábio Oliveira - autor Gabriel Vieira
Foto de Rafael Vieira - autor Chico Maurente
img/topsocie_blog/6909_post_13432.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página