Blog Top Society - Karla Cruz

Elizeu recebe certificado no Congresso Catarinense de Cidades Digitais

01/06/2016    Karla Cruz

Prefeito Inovador
Elizeu recebe certificado no Congresso Catarinense de Cidades Digitais
 
Lages destaca-se pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de políticas públicas nesse sentido
 
img/topsocie_blog/659_post_13388.jpg
A homenagem será prestada na manhã do dia 9, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis (Foto: Marcio Avila)

O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais está programado para os dias 9 e 10 de junho, em Florianópolis, uma iniciativa da Rede Cidade Digital. No evento, Elizeu Mattos receberá o certificado de Prefeito Inovador 2016. A homenagem será prestada na manhã do dia 9, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Conforme convite oficial, a honraria será entregue de acordo com pesquisas da Rede Cidade Digital, na qual Lages destaca-se pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de políticas públicas nesse sentido, visando o desenvolvimento econômico e social por intermédio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para a certificação, a Rede realiza pesquisa para identificar projetos executados no Estado, conforme o diretor José Marinho.
O Congresso de Cidades Digitais é uma iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e apoiada pela Fiesc e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Elizeu será homenageado pelo Projeto Lages Digital, que disponibiliza sinal de internet gratuito nas praças, já instalado no parque Jonas Ramos (Tanque) e nas praças João Costa (calçadão central) e João Ribeiro (em frente à Catedral).
O sinal wi-fi é disponibilizado pela empresa Bitcom Internet e TI, em parceria com a prefeitura. Uma quarta praça já mapeada está situada no bairro Guarujá. O Projeto Lages Digital prevê a abrangência de pelo menos 15 locais com sinal aberto à disposição do público. Esse é um projeto com investimento zero da prefeitura, conforme o prefeito.
 
Sisger
O segundo motivo pelo qual Elizeu Mattos será homenageado se refere ao Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), para constatação de problemas nas vias de chão batido no meio rural, seu monitoramento e consequente resolução do ponto crítico. O aplicativo digital GerenciaVias, desenvolvido por uma empresa lageana, com baixo custo ao poder público, é uma das ferramentas do Sisger.
Pelo GerenciaVias, qualquer cidadão, usando a internet, pode fotografar e enviar dados em tempo real com o intuito de informar a secretaria sobre o problema. Através do Sisger, pensado pela esfera municipal, foram mapeadas as estradas rurais, sendo que dos 1.517 quilômetros existentes no município, mais de 600 já foram percorridos e neles levantadas informações da infraestrutura como pontes, pontilhões, bueiros, edificações públicas e comunitárias.

Finalista
O Sisger é uma das cinco iniciativas finalistas do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), um dos centros que compõem a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O Sisger foi inscrito na categoria Tecnologias de Informação para Transparência e concorreu com outros 11 projetos. A apresentação dos cinco finalistas acontecerá nos dias 5 e 16 de junho, no auditório da Esag/Udesc, em Florianópolis. O prêmio visa identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão, entendidas como um conjunto de ações e procedimentos que consolidam avanços na realização do interesse público.
 
Congressista da Agricultura
No dia 10, marcado para as 11h45min, dentro da programação do 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, o diretor de Infraestrutura da Secretaria de Agricultura e Pesca, Guilherme de Moura, apresentará o case do Sisger, no painel “Exemplos catarinenses de cidades digitais”, com mediação do diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho. O case das praças digitais em Lages também será exposto ao público.


CONVITE
 
No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para celebrar e coroar os trabalhos de Educação Ambiental que são realizados em nosso município, teremos o mês inteiro com muitas atividades – palestras, oficinas, seminário e pedalada ecológica.
 
A novidade é que esse ano o evento “Mês do Meio Ambiente: Pensando Globalmente, Agindo Localmente” será sustentável. A elaboração de um evento como esse consiste, primeiramente, em promover a redução da geração de resíduos e impactos provenientes de todas as etapas do evento, além de promover a destinação correta dos resíduos gerados e realizar a compensação ambiental de tais impactos diretos e indiretos.

Assim, temos o prazer de convidá-lo a participar da cerimônia de abertura que acontecerá no dia 06/06, às 19h30min, no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), que contará também com a palestra “UMA PERSPECTIVA CIVILIZATÓRIA PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS”, com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Daniel José da Silva.
 
Programação:
06/06 – 19h30min – Abertura com palestra no teatro do Sesc
06 a 30/06 – Trilha Ecológica no Parque Natural Municipal (com agendamento)
07/06 – 8h30min – Oficina para técnicos sobre sustentabilidade, no Centro Ambiental
13 a 14/06 – 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min – Oficina para professores “Pequenas atitudes, grandes mudanças”, no Centro Ambiental
20 a 23/06 – Oficina “Cores da Terra”, promovida pela Epagri, no Centro Ambiental
22/06 – 8h30min – Seminário “Preservação da Mata Atlântica”, no CAV/Udesc
23/06 – Seminário “Preservação da Mata Atlântica”, para técnicos, na Amures
26/06 – 9h30min – II Pedalada Ecológica, com percurso da praça Joca Neves até o Parque Natural
27 a 29/06 – Oficina “Água em Foco”, no Centro Ambiental
30/06 – Projeto Arte Vida Verde, do Sesc, na praça João Costa (calçadão)
 
 
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página