Blog Top Society - Karla Cruz

Aditivos para concreto ajudam a economizar água na construção civil

05/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6494_post_430.png
Hoje, o setor da construção civil é responsável por cerca de 21% do consumo de água tratada em todo o mundo, de acordo com o US Green Building Council. Cada vez mais construtoras estão direcionando a atenção para a economia de consumo de água no canteiro de obras.
Para ajudar nessa tarefa, o uso de aditivos para concreto se tornou uma opção mais sustentável para a construção civil. Além de melhorar o desempenho, aumenta a durabilidade do produto final, principalmente pela redução da relação de água e cimento. Adicionada na mistura de cimento, água, areia e brita, a substância proporciona diferenciais para a concretagem, além de ajudar na economia de água nas obras, conforme aponta o diretor da Camargo Química, indústria química catarinense, Fábio Camargo. 
“As vantagens e benefícios dos aditivos para concreto também podem ser notadas na qualidade final do produto, proporcionando um concreto mais eficiente na construção civil. O uso de aditivos para concreto melhora o desempenho, aumenta a durabilidade e reduz o uso de água e cimento na obra”, diz.
Camargo explica que, além da economia de água, é possível apontar a boa trabalhabilidade durante o processo de aplicação, o aumento da resistência inicial, durabilidade, melhor impermeabilidade, aceleração do tempo de pega, redução da retração e aumento da plasticidade do concreto.

Como os aditivos ajudam a economizar água?
Para que o aditivo possa, de fato, ajudar na economia de água na construção civil, Fábio Camargo revela que são necessários alguns cuidados. “É fundamental procurar entender as especificidades da obra. Assim, é possível determinar o momento para aplicação, a forma adequada para aplicar e a quantidade correta. Outro ponto importante é prestar atenção na mistura do aditivo com o concreto. Para alcançar o objetivo esperado, é necessário que a mistura esteja bem homogênea”.
Além disso, entre os pontos positivos dos aditivos, está a grande variedade de tipos, sendo eles: incorporadores de ar, plastificantes ou redutores de água, superplastificantes, impermeabilizantes, modificadores de viscosidade.

Tipos de aditivos para concreto
Aditivos incorporadores de ar
Quando adicionado no concreto, permite que o mesmo fique mais homogêneo e melhora a trabalhabilidade. “Diminuindo a tensão da água, durante o amassamento do concreto o aditivo permite incorporar uniformemente microbolhas de ar na mistura que permanecem no material no estado endurecido. O incorporador de ar garante mais economia de cimento, maior plasticidade, impermeabilidade e resistência aos ataques químicos”, comenta Camargo.

Aditivos plastificantes
Este tipo de aditivo permite reduzir o consumo de água da mistura do concreto ou argamassa em até 12%, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, potencializando o preparo e aplicação do concreto na obra. “Assim, é possível obter um concreto mais fluido sem que seja prejudicada a sua resistência ou qualidade, menor permeabilidade, menor retração, permite uma estrutura mais leve e com pouca ou nenhuma falha de concretagem”, explica o diretor da empresa. 
Além disso, sem alterar a quantidade de água, modifica a consistência do concreto, aumentando o abatimento e a fluidez, e ainda, pode produzir os efeitos simultaneamente. Como funções secundárias de retardo de pega, aceleração de pega, ou não possuir função secundária sobre a pega. 

Aditivos superplastificantes
Usado na mistura com o concreto para reduzir a quantidade de água, os superplastificantes usam policarboxilatos, moléculas poliméricas negativas carregadas, que são aproximadas pelas partículas positivas carregadas do cimento. Isso proporciona maior fluidez com a mesma ou menor quantidade de água.
Aditivos impermeabilizantes
Formando uma película que absorve a água e ao mesmo tempo ajuda a repelir água para impermeabilizar o poro das argamassas e concretos, o aditivo impermeabilizante impede que a água chegue até a parte interna da estrutura, causando infiltrações. Camargo revela que em muitos casos, esse aditivo é misturado com o plastificante, com a finalidade de reduzir a relação água-cimento. O impermeabilizante é muito utilizado desde a concretagem, revestimento de argamassas até o acabamento com construções que terão contato direto com a umidade.

Aditivos polifuncionais
Os aditivos polifuncionais atuam com o objetivo de melhorar a função e aplicação dos elementos nas estruturas e também no processo de concretagem, tanto no estado fresco como no endurecido. Melhorando a trabalhabilidade e o aspecto superficial do concreto, os polifuncionais aumentam a resistência à compressão e uniformidade, prolongando a impermeabilidade e durabilidade do concreto.

Aditivos aceleradores de pega
Diminuindo o tempo de transição do concreto do estado plástico para o endurecido, ele auxilia na mistura da cal e da sílica nos silicatos, e da alumina nos aluminatos. Desta forma, é possível fazer com que o concreto apresente mais resistência já no início do tempo da secagem.
“Muito utilizado em concretos fluidos que necessitam de alta resistência inicial para desmoldagem rápida, esse aditivo aumenta a temperatura do concreto já nas primeiras etapas, o que acelera o processo de hidratação e de liberação térmica”, aponta Camargo. 

Aditivos retardadores de pega
Aumentando o tempo de transição do concreto do estado plástico para o endurecido, o retardador de pega permite um maior tempo de manuseio do concreto. Muito utilizado em dias mais quentes, quando o tempo de pega é reduzido pelo calor, o aditivo melhora a aderência do concreto, evita fissuras e futuras impermeabilidades e aumenta a resistência e durabilidade. 

Aditivos aceleradores de resistência 
Independente da modificação do tempo de pega, este aditivo aumenta a taxa de desenvolvimento de resistência inicial do concreto.

Hiperplastificantes
Desenvolvidos para obter uma alta taxa de redução de água, proporcionam ao concreto mais resistência inicial, facilidade do manuseio e mínima migração de água da composição para a superfície do concreto. 

Linha de aditivos para concreto
Para oferecer todos os benefícios e vantagens ao setor da construção civil, a indústria química possui alguns aditivos para ganhar muito mais eficiência no concreto da obra. “A Camargo Química, por exemplo, já oferece soluções para o mercado, com aditivos concentrados e de baixa dosagem, o que faz com que o concreto tenha melhor durabilidade, maior resistência e baixo custo produtivo, além de proporcionar uma ótima trabalhabilidade durante o processo de aplicação reduzindo também a necessidade de manutenção”, indica o diretor da Camargo Química.
Por fim, Camargo ressalta sobre a importância de verificar com uma empresa especializada qual aditivo deve ser utilizado. “Só assim será possível escolher o produto adequado, evitando complicações futuras”, conclui.

Sobre a Camargo Química
Empresa com mais de 13 anos de atuação no mercado de construção civil, metal mecânico, moveleiro, água e commodities. Com soluções inovadoras, a empresa possui sede em Blumenau-SC, uma unidade em Itumbiara-GO e uma unidade em Recife-PE.
Possui uma ampla estrutura de profissionais e uma equipe de consultores te?cnicos especialistas que atuam em todo o territo?rio nacional. Para saber mais, acesse: www.camargoquimica.com.br
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página