Blog Top Society - Karla Cruz

Cerveja Blumenau produz Bock em homenagem a Feldmann

12/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6211_post_9811.jpg
A Capital Brasileira da Cerveja conquistou o título alicerçada na relação do município e dos seus moradores com a bebida. Há registros de produção de cerveja em Blumenau (SC) desde os primeiros anos da imigração que deu origem ao município. Para celebrar esta história, a marca que leva o nome da cidade decidiu homenagear uma das mais longevas fábricas da bebida: a Cervejaria Feldmann, que funcionou por mais de 60 anos. Em setembro de 2021, a Cerveja Blumenau vai lançar, com o nome da tradicional marca, uma Bock. 

A escolha não é por acaso. De acordo com os registros, a Feldmann lançou a primeira Bock produzida no Brasil, no início do século XX. O diretor executivo da Cerveja Blumenau, Valmir Zanetti, afirma que relembrar a história faz parte do desejo da marca. “Nós queremos olhar para a tradição, valorizar o presente deste mercado e ajudar a construir o futuro”, diz. “A história da Feldmann é inspiradora porque tem nela muito do que Blumenau se tornou hoje no universo cervejeiro: sinônimo de dedicação, inovação e educação cervejeira”, acrescenta. 

Nelson Feldmann, bisneto do fundador da cervejaria, Heinrich Feldmann, ficou surpreso com o contato da cervejaria para a homenagem. “Ficamos muito felizes com o processo de resgate das memórias e do nome da nossa família. Tivemos conversas com o time da cervejaria, compartilhamos memórias e o respeito que todos tiveram com as nossas histórias e com o papel da Cervejaria Feldmann na construção da marca cervejeira de Blumenau nos emocionou”, comenta. 

A mãe de Nelson, Ella Feldmann, aos 96 anos, tem vivas memórias de mulheres da família vestindo aventais com bolsos onde colocavam quatro garrafas de cerveja e saiam na vizinhança para vender de porta em porta. 

A Feldmann foi aberta em 1898 e a última produção aconteceu em 1954. A escolha pela localização da fábrica, na Vila Itoupava, aconteceu pela qualidade e força da água, já que um rio passa pela propriedade, que hoje abriga um memorial da cervejaria. 

Matérias-primas locais: um novo passo para Blumenau

Para desenhar a receita desta Bock, o cervejeiro Marcos Guerra e a equipe mergulharam na história das cervejas do início do século XX. “Estudamos o que há de registros sensoriais e matérias-primas disponíveis na época para tentar remontar características que fizessem jus a uma cerveja tão importante quanto a primeira Bock do Brasil”, diz. Há, por exemplo, indícios de sabores defumados por conta do processo de malteação, feito à lenha na época. 

Junto com a preocupação com a história, a cerveja também aponta caminhos para o presente e futuro do mercado cervejeiro: os maltes utilizados são da Malteria Blumenau e os lúpulos colhidos na região, da Lúpulos Vale Europeu. 

“Acreditamos que uma forma de valorizar a história é, também, mostrar de que forma ela contribuiu para a construção do cenário cervejeiro local hoje em dia, que se expande para além das fábricas e chega nas matérias-primas, processos, serviços e conhecimento”, diz. “Teremos uma cerveja que alia história e terroir. Mal podemos esperar para compartilhar essa receita com os consumidores”, adiciona. 

A produção aconteceu nesta sexta-feira (9). A previsão é que a Bock seja lançada em 2 de setembro, aniversário da cidade. 

Sobre a Cerveja Blumenau

Lançada em 2015, a Cerveja Blumenau leva o nome e a tradição da Capital Brasileira da Cerveja. Da cidade também vêm a inspiração para os nomes dos rótulos, reconhecidos em todo o país. Em cinco anos, a marca soma mais de 30 premiações nacionais e internacionais para os seus rótulos, além de reconhecimentos institucionais como o Top de Marketing da ADVB/SC, Cervejaria do Ano na América do Sul pelo International Beer Challenge em 2016 e prata entre as melhores do país no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2021.

Atualmente conta com 20 produtos em linha, além de produtos sazonais e especiais. Entre os mais conhecidos estão a Capivara Little IPA, a Frida Blond Ale e a Macuca Imperial Stout. Mais informações estão nas redes sociais da marca: @cervejablumenau.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página