Blog Top Society - Karla Cruz

Mês do Cooperativismo fomenta ações sociais para transformar vidas

02/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6137_post_11117.jpg
No sábado (3) é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste dia, as cooperativas de todo o mundo mostram como estão apoiando o enfrentamento à crise causada pela pandemia, por meio do movimento “Juntos reconstruímos melhor”. Neste ano, a Viacredi também realizará no período uma ação do Dia C. Criado em 2009 pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o Dia de Cooperar pode ser realizado o ano todo e conecta as cooperativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 
As datas têm em comum a mobilização para evidenciar a força das ações coletivas que promovem a transformação na vida das pessoas. E em 2021, a OCB sugere ações focadas no segundo ODS, que é a Fome Zero. Por isso, entre os meses de julho e agosto, todos os mais de 100 postos de atendimento da Viacredi receberão donativos, que serão entregues aos órgãos municipais e distribuídos a quem mais precisa dentro da área de atuação da cooperativa. 


Podem ser doados alimentos não perecíveis e, itens de higiene e limpeza. Os cooperados também poderão participar fazendo doações por meio do PIX para uma conta dedicada a aquisição de alimentos, identificando o nome da cidade que reside. A chave do PIX é o e-mail iniciativasdobem@viacredi.coop.br.


De acordo com Adelino Sasse, diretor administrativo da Viacredi, o cooperativismo faz parte do dia a dia da cooperativa e do ser humano. “Nossa atuação com a comunidade acontece o ano inteiro, estamos sempre atentos às necessidades dos nossos cooperados. E neste período nós conseguimos compartilhar ainda mais a essência do movimento cooperativista e de que forma ele transforma a vida das pessoas e das comunidades”, afirma. 


Em Blumenau e Itajaí, a ação é intercooperativa, contando com o apoio do Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib) e do Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial e Industrial de Itajaí (ACII). No município itajaiense, a ACII e a Viacredi também promovem uma campanha de incentivo a doação de sangue.


A escolha da data

A escolha do primeiro sábado de julho como marca do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito aconteceu em 1922 pelo Comitê Executivo da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Desde 1994 a ONU corrobora com a comemoração e, no Brasil, desde 2015 o Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) dissemina o Dia C.


Sobre a Viacredi

Com mais de 700 mil cooperados, a Viacredi está presente em 22 municípios de Santa Catarina e três no Paraná. São mais de R$ 8 bilhões de ativos administrados e 1,7 mil colaboradores atuando com o propósito de transformar vidas e as comunidades onde está inserida. 


Constituída em Blumenau (SC), a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados completa 70 anos em 2021. A organização atua para oferecer soluções financeiras e desenvolvimento de seus cooperados e comunidades por meio de programas que levam educação, formação e informação. 


A Viacredi faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do sul do país. Para mais informações: www.viacredi.coop.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página