Blog Top Society - Karla Cruz

Koerich investe e apresenta ao mercado sua empresa de inovação

29/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6113_post_7570.jpg
Investir em laboratórios próprios de inovação tem sido uma tendência entre grandes empresas. Internalizar o desenvolvimento permite propor soluções mais rapidamente e com melhor sintonia com o negócio. Foi com esse propósito que em 2019 o Koerich, uma das maiores varejistas de Santa Catarina, lançou no mercado o KLAB, um laboratório de inovação, que tinha como objetivo servir como um ambiente de conexão, experimentação e inovação, dedicado a convergir ações e projetos do Koerich. “Naquela época, pensamos no KLAB como um laboratório, uma ferramenta para testarmos o que há de mais moderno no setor e viabilizar um modelo de inovação para as nossas operações”, explica Rafael Koerich, gestor de inovação do Koerich. Depois de um período de amadurecimento e de desenvolvimento de projetos, que consolidaram o laboratório no dia a dia da varejista, o Koerich dá um novo passo e apresenta ao mercado sua mais nova operação: uma empresa de tecnologia, o Koerich LAB. “Nascemos com a expertise de mais de 60 anos no mercado, uma empresa de tecnologia com foco em inovação para o varejo. Neste momento, apresentamos a toda comunidade esta expansão, calcada em investimentos seguros e no potencial do segmento”, completa o gestor de inovação do Koerich.
 
Hoje, pode-se dizer que a disrupção digital já deixa de ser uma vantagem e torna-se uma necessidade, um passo essencial para qualquer empresa. Uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company aponta que, ao investir em inovação em períodos de crise como o atual, é possível obter resultados até 30% maiores durante a recuperação. Isso é um indicativo de o quanto a inovação e a atitude disruptiva estão ligadas ao sucesso e à longevidade de uma corporação. Neste cenário, Santa Catarina figura como um potencial celeiro para esse desenvolvimento, sendo destaque nacional no setor de tecnologia. Segundo o relatório Tech Report 2020, realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor cresceu 11,8% no último ano no Estado.
 
Com todo o know-how de mercado, é perceptível que a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras estão mudando a forma de fazer negócios. “Neste período de maturação, buscamos aproximação com as startups e com as necessidades deste mercado, permitindo assim propor, mais rapidamente, soluções alinhadas aos desejos e necessidades dos consumidores catarinenses. Dessa forma, lançamos importantes projetos nestes dois anos, que impulsionaram a transformação deste laboratório em uma empresa que já rende produtos lucrativos”, destaca Rafael Koerich.
 
Dentre os projetos já implementados estão o Inspira, que modernizou todo o sistema de atendimento dentro da Lojas Koerich, com o atendimento todo realizado via tablet, onde o vendedor não precisa se deslocar até uma central de atendimento na loja, podendo acessar  informações ou efetuar a venda de qualquer ponto dentro ou fora da loja. Outro grande produto desenvolvido pelo KLAB foi o aplicativo Konta, o primeiro app financeiro do varejo no país, onde o cliente pode pagar uma conta ou fazer um empréstimo pessoal de maneira bastante simples. Além disso, com o Konta, que tem como financeira a Kredilig, que integra a holding de empresas da família, já deu um novo passo no mercado. “Em poucos meses estaremos operando também como uma fintech, o projeto desde o início contemplava essa solução e agora os consumidores estarão ainda mais próximos dos nossos benefícios”, anuncia o gestor de inovação do Koerich.
 
Ainda na linha dos produtos já lançados no mercado, recentemente a empresa apresentou mais outra novidade: realizou a primeira transação de empréstimo pessoal, do varejo catarinense, por chatbot pelo WhatsApp. Com esse novo sistema, o cliente ganha uma opção a mais para realizar o seu empréstimo pessoal, podendo escolher ser atendido por pessoas ou não. “É um grande avanço, se pensarmos, num passado recente, para realizar um empréstimo o cliente precisava ir ao banco, conversar com seu gerente, ter uma minuciosa análise de crédito e aguardar a liberação. Com a nova plataforma, a transação é mais prática, rápida e o dinheiro vai diretamente para a conta bancária do solicitante, explica Koerich. Rafael completa: “estamos constantemente investindo em tecnologia, sempre pensando em como facilitar o dia a dia e atender, com a melhor qualidade num menor tempo possível, aos nossos clientes”.
 
Com a chegada do Koerich LAB, não apenas o Koerich será beneficiado pelos avanços e projetos desenvolvidos. “Todo nosso crescimento é focado em apresentar soluções que podem facilitar o dia a dia de pequenas e médias varejistas que precisam acelerar o processo de inovação para se manterem relevantes nos próximos anos, competindo com mercados globais e grandes marketplaces”, justifica Koerich.
 
Além das necessidades estratégicas e empresariais, um dos grandes desafios é a contratação de profissionais para a área de tecnologia. Atualmente o Koerich LAB conta com mais de 30 vagas em aberto e segue fomentando a cadeia produtiva, desenvolvendo parceria com startups e associações de tecnologia. “Hoje já contamos com um grande time de colaboradores, agora, neste novo momento, estamos em busca de novos profissionais, para seguirmos neste momento disruptivo e desenvolvendo ainda mais o cenário da tecnologia em Santa Catarina. Estamos com uma proposta arrojada, com grandes diferenciais e com a flexibilização de negócios para atrairmos, cada vez mais, uma equipe de sucesso”, finaliza o gestor de inovação do Koerich, Rafael Koerich.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página