Blog Top Society - Karla Cruz

Crematório animal de Santa Catarina conquista Selo Verde do ICMBio

29/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6091_post_14685.jpg
A despedida de um animal de estimação é sempre um momento delicado. A decisão sobre o que fazer com o corpo do bichinho pode trazer ainda mais nuances para esta questão. Foi ao passar por essa situação que Maristane Nádia Greter decidiu, há cinco anos abrir o GardenPet Crematório Animal. Hoje, é o único do país que tem a certificação de Selo Verde do Instituto Chico Mendes de Conservação da Diversidade (ICMBio).

“Quando perdi meu primeiro cão e fui pesquisar sobre isso, entendi que dar um destino digno a um ser que nos trouxe tanta alegria seria não enterrar”, conta Maristane. Ela explica que, quando o corpo de um animal é enterrado em um terreno baldio ou mesmo na área externa de uma residência, acaba contaminando não só o solo, mas também os lençóis freáticos. “Independentemente da causa da morte ter sido uma doença, por exemplo, isso acontece”, afirma.

Foi pensando em alternativas a essa situação que ela encontrou o processo de cremação animal, que ainda não estava disponível em Santa Catarina. Três anos depois, fundou, em 2016, o GardenPet Crematório Animal, que atende a todo o estado a partir das unidades Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. “Investimos em tecnologia e em uma estrutura de acolhimento, que dá aos tutores a segurança de honrar a vida dos animais que os acompanharam em momentos felizes”, diz.

A preocupação com a sustentabilidade rendeu ao GardenPet o Selo Verde do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) já em 2019. Desde então, vem sendo renovado anualmente. “Somos o único crematório animal do país com essa certificação federal, que confere ainda mais credibilidade para o trabalho que estamos desenvolvendo”, diz.

Atendimento 24 horas

O GardenPet realiza todas as etapas, desde a remoção do corpo até a entrega das cinzas, em diversos formatos. A partir das unidades em São José (SC) e Indaial (SC), em 24 horas a equipe busca o animal em qualquer município catarinense. Depois, os tutores escolhem: da modalidade mais simples, em que a cremação é coletiva e não há distribuição de cinzas, até o cerimonial completo, que inclui velório, cremação individual e entrega da urna. Todas as informações estão no site www.gardenpet.net.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página