Blog Top Society - Karla Cruz

Sommelier dá dicas para harmonizar vinho com os sabores típicos de São João

16/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5998_post_322.png
Está aberta a temporada das festas juninas e dos deliciosos sabores típicos de São João. Pamonhas, curau, broa de milho, pinhão, cuscuz, pé de moleque, arrumadinho nordestino e outros pratos típicos dessa época tornam o arraiá ainda mais especial e gostoso. E para quem quer curtir as delícias da Festa Junina em casa com um bom vinho, o sommelier Sidney Lucas, da Decanter Blumenau, dá dicas para harmonizar a bebida com os sabores típicos de São João.

Um dos pratos mais comuns das festas juninas nordestinas, o arrumadinho nordestino, harmoniza muito bem com espumantes, como o Vinícola Hermann Lírica Brut. “Apesar da carne seca, o feijão e o vinagrete, presente no prato, não se dão tão bem com tintos, já que elimina a sensação de acidez e frescura do vinho”, revela Lucas.
 
Quando o assunto são quitutes doces, como pamonhas, curau, broa de milho e pé de moleque, um espumante doce é o ideal. “Para harmonizar com sobremesas e guloseimas, como é o caso dos sabores típicos de São João, a doçura do vinho deve ser igual a da comida. Por isso o Araldica Asti Spumante é perfeito para acompanhar essas delícias juninas”.

Por fim, o delicioso e famoso cuscuz não pode faltar no arraial. Para acompanhar e dar ainda mais sabor ao prato tão regional e comum, a dica do especialista é um vinho branco. “Como a massa é feita com farinha à base de milho, o vinho precisa equilibrar o sabor. Por isso, o chileno Villard Chardonnay Reserve Expresión 2017 é uma boa opção”, conclui Sidney Lucas, sommelier da Decanter Blumenau.


Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página