Blog Top Society - Karla Cruz

Condomínio em Florianópolis destaca construção sustentável

16/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5995_post_10353.jpg
Já é uma realidade: a adoção de técnicas construtivas sustentáveis tem sido, cada vez mais, um fator decisivo na hora da compra de um novo imóvel tanto no Brasil, quanto no Exterior. Sabendo disso, e colocando em prática valores que estão presentes em seu DNA, a GND Incorporadora, com sede em Florianópolis e Porto Alegre, desenvolveu o Place Residence, um empreendimento de alto padrão com 19 unidades habitacionais, localizado no coração da capital catarinense e que, em diversos aspectos, destaca a sustentabilidade e a economia inteligente. 

Com uma arquitetura moderna, o empreendimento possui certificação nota A em eficiência energética, conforme o Inmetro/Procel. “As medidas adotadas em diversos pontos do Place é que garantiram esta certificação extremamente importante quando o assunto é construção sustentável. Com estas medidas conseguimos otimizar o uso de energia e de água, trazendo benefícios não apenas ao meio ambiente, mas mudanças de hábitos e conscientização para os moradores”, diz Maurian Carvalho, Coordenador de Engenharia da GND.

Além da captação de energia através de painéis de energia Fotovoltaica que são capazes de gerar 32.627 kWh/ano com uma potência instalada de 24,70 kWp, o Place oferece carregador de carro elétrico na garagem, sendo que a energia utilizada é a do próprio apartamento, reduzindo  o custo de operação energética do condomínio. 

img/topsocie_blog/5995_post_5330.jpg
img/topsocie_blog/5995_post_14001.jpg
img/topsocie_blog/5995_post_222.jpg
img/topsocie_blog/5995_post_7905.jpg
img/topsocie_blog/5995_post_5433.jpg
img/topsocie_blog/5995_post_578.jpg
img/topsocie_blog/5995_post_181.jpg
“A estrutura dos carregadores elétricos foi pensada para que o morador carregue qualquer equipamento elétrico. É uma forma a mais de estimularmos o uso de transportes que não dependam de combustíveis fósseis”, completa Maurian. De acordo com a  Agência Internacional de Energia (IEA), a mudança na forma de nos locomover é essencial para que o plano de redução do aquecimento global seja realizado com eficiência. As projeções indicam que até 2030, o uso de carros elétricos deve chegar a 145 milhões em 2030 e que para que as metas de descarbonizar o planeta sejam atingidas, é necessário que 60% da frota mundial seja elétrica.

Um outro destaque do Place Residente é a fachada inteligente ventilada e com isolamento térmico. De acordo com Maurian, este tipo de fachada apresenta quatro grandes vantagens para o meio ambiente e para o condomínio, como por exemplo:  minimizar os acidentes, pois jamais haverá o risco de queda do revestimento cerâmico; a manutenção deste tipo de fachada é feita com água e apenas uma vez ao ano, mantendo o aspecto novo; aumenta o conforto acústico; e, em conjunto com as demais soluções, atua no fator térmico, já que por ser ventilada, a fachada está afastada do prédio, fazendo com que o calor bata nela e saia.  “Ou seja, a temperatura interna no verão fica mais condicionada e no inverno mais aquecida, o que também ajuda na retirada da umidade dos apartamentos”, completa.

Baseada nos pilares da sustentabilidade, a GND Incorporadora também preza pela economia na manutenção do empreendimento, por isso, apostou no uso de uma tinta especial com propriedades térmicas e auto-lavável. Através de pequenos cristais presentes na composição da tinta, a luz é refletida e este tipo de material garante, em média, cinco anos de garantia sem pintar.

Quando o assunto é o uso de água, o projeto do Place Residence também apresenta estratégias sustentáveis, como um grande reservatório de água no subsolo, garantindo alguns dias de auto fornecimento. “Toda a água que entra no prédio é tratada e filtrada com uma eficiência muito grande, permitindo que o morador consuma a água da própria torneira sem nenhum risco à saúde”. Além disso, há um sistema de pressurização de água quente, tornando o banho mais potente, porém com redução do consumo de água. “Este sistema introduz até 80% de ar na água corrente, inserindo pressão, porém reduzindo o consumo de agua”, completa. A separação e a destinação correta dos resíduos também está presente no residencial. 

Integração com a Natureza

Além de todos os recursos utilizados com foco na sustentabilidade, o Place ganha destaque por ter sido pensado como uma extensão da natureza, em um dos espaços mais bonitos da capital catarinense. Com projeto assinado pelo arquiteto Renee Gonçalves, o empreendimento tem uma das suas faces voltadas para a Ponte Hercílio Luz, o cartão-postal da cidade. “O morador terá sempre uma vista livre. Foi nossa forma de aproximá-lo ainda mais com a natureza e trazer um pouquinho do pôr-do-sol para a sala de cada um”, destaca Eduardo Deboni, CEO da GND Incorporadora.

Um modelo de vida sustentável vai além de ambientes isoladamente sustentáveis, é necessário uma conexão, uma harmonia entre os espaços e seus propósitos. E isto é um dos pontos em comum entre os moradores do condomínio.  “Temos um morador que está no Place há três anos e sempre destaca essa integração, de como o condomínio está conectado com a cidade, seja através do patrimônio histórico, ou seja através da natureza. Ele enfatiza que o modelo de vida sustentável hoje inclui saúde, beleza, mobilidade urbana, tudo que o entorno de Place também oferece.  Além disso, para ele, a experiência com as placas solares, as aberturas do apartamento permitem invernos mais aconchegantes e verões mais agradáveis, de forma natural reforçam esses valores de sustentabilidade, relata o CEO Eduardo Deboni.

Sobre a GND Incorporadora

Com 21 anos de experiência no mercado da construção civil, a GND Incorporadora tem sedes em Florianópolis e Porto Alegre e destaca-se por projetos de “condomínios-boutique” com alta qualidade construtiva, preocupando-se com a  integração e com a preservação da natureza.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página