Blog Top Society - Karla Cruz

Aliança Francesa Blumenau promove ateliê cultural "Arte Gótica na França Medieval"

12/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5654_post_7388.jpg
Idade das trevas. Era de fé e de irracionalidade. Terraplanismo. Quando falamos de Idade Média, as associações negativas se multiplicam. Para explicar um pouco mais sobre este conturbado período da história europeia, a Aliança Francesa de Blumenau vai promover um ateliê cultural de imersão no mundo da França medieval com o professor Matheus Vaz Manzke, graduado em História pela Universidade Sorbonne de Paris. Gratuito e aberto à comunidade, o Atelier Culturel - Arte Gótica na França Medieval será transmitido pela plataforma digital Zoom no dia 22 de maio, às 15h.

Partindo do ponto alto da arte medieval - a arte gótica surgida na França no século XII -, o ateliê vai  explorar mais de 1000 anos de história. A proposta da AF Blumenau é mostrar um pouco do que aconteceu na época, desconstruindo mitos e tornando acessível um dos grandes patrimônios artísticos da humanidade. “Falar da Idade Média é tratar de um tema que nos parece muito distante. Digno de alguma curiosidade, mas afastado de qualquer uma das nossas preocupações cotidianas. Mas falar de História é sempre falar de muitas coisas. O mundo medieval é somente mais um dos palcos do drama humano”, destaca Manzke.
img/topsocie_blog/5654_post_6408.jpg
img/topsocie_blog/5654_post_7051.jpg
img/topsocie_blog/5654_post_3712.jpg
img/topsocie_blog/5654_post_11140.jpg
O professor de Francês e História relembra que naquele período, vivendo nas ruínas do Império Romano, homens e mulheres tiveram que adaptar suas vidas a um mundo de pobreza material, de pestes e de violência incessante. “Veremos, porém, que a Idade Média é também uma constante luta do espírito humano contra a adversidade. Conheceremos aqueles que no meio da escuridão acreditaram na beleza e na cultura. A arte gótica  é uma mensagem de esperança talhada em pedra; em cada catedral, em cada estátua, temos uma prova da resiliência e da ingenuidade humana. E neste atelier, buscaremos decifrar essas mensagens”, comenta.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página