Reconhecido pelo seu impecável e singular
trabalho com réplicas em madeira para o mundo esportivo, o artista catarinense
Cainã Gartner aposta em mais uma campanha que
promete surpreender os amantes do automobilismo. Em parceria com o Senna
Brands, Cainã criou a “Luva Senna Victory” para celebrar as 41 vitórias do
tricampeão brasileiro da F-1.
O projeto tem uma
tiragem limitada de apenas 41 unidades e ainda restam
poucas unidades, devido ao sucesso registrado nos primeiros dias de venda. Um
exemplar da obra está exposto no PZ Ecomall, em Balneário Camboriú.
Para produzir as peças, Cainã está utilizando
madeira nativa, apreendida pela Polícia Militar Ambiental, e que seria
descartada, e ouro 23k italiano. “Me sinto muito feliz em
transformar, mais uma vez, o legado do Senna em arte. Tenho certeza que com
esse trabalho, o primeiro de uma campanha especial em parceria com o Senna
Brands, iremos emocionar os fãs e ainda eternizar essa trajetória
ímpar por meio da arte, passando de geração em geração”, diz Cainã. As obras serão comercializadas através do site cainastore.com.br e www.sennashop.com.br e parte do valor das
vendas será revertida para os projetos do Instituto Ayrton Senna.
“Nós ficamos impressionados com o trabalho
exclusivo feito pelo Cainã, gostamos muito dessa homenagem feita ao Ayrton e
tenho certeza que o público também vai aprovar. O meu tio deixou um legado pelo
mundo e nessa data sempre lembramos das boas recordações que ele deixou para a
nossa família e para todas as pessoas”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e
CEO de Senna Brands.
Esta não é a primeira vez que Cainã desenvolve
obras de arte em homenagem a Ayrton Senna. Em 2018, o artista criou série
especial na qual replicou em escala real o capacete de Ayrton Senna usado na
temporada de 1993. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, produziu 25
unidades limitadas esculpidas em bloco único de madeira com customização em
ouro 23 quilates.
Ainda no automobilismo, fez releituras de
outros objetos icônicos desse universo, como o volante e a roda do Porsche 911
Carrera, um capacete comemorativo aos 30 anos da fábrica LS2 e uma peça no modelo
P1, um tributo aos 30 anos do primeiro título de Ayrton Senna, e uma releitura
do MP4/4, que era o modelo que o tricampeão brasileiro da F-1 corria.
De acordo com Filipe Pitz, CEO do Grupo Filipe
Pitz e gestor do projeto, este é um momento extremamente ímpar, pois estar ao
lado do Senna Brands reforça o propósito da marca de atuar socialmente e
valorizar os talentos nacionais. “Senna sempre foi um ídolo
e com mais este trabalho juntos é possível eternizar ainda mais este legado e
auxiliar os projetos sociais desenvolvidos”, diz.
Sobre o Cainã Gartner - Com 30 anos e uma trajetória impressionante,
aprendeu ainda criança, na marcenaria da família em Gaspar, no interior de
Santa Catarina, a mexer com as ferramentas para tornear a madeira. O avô fez parte
da criação da rede Imaginarium, compartilhando o ofício com o filho e o neto, e
dos 14 aos 16 anos, Cainã desenhou peças para a marca. Aos 22 anos, com
networking no ramo da moda, começou a atender empresas como Dudalina, John
John, Beagle e Cavalera, criando displays em madeira para sinalizar as grifes
nas lojas.
Hoje, Cainã é aquele que cria formas
impensáveis na madeira bruta. Na sua pesquisa, no lugar de tintas, usa o fogo
para carbonizar as peças e produzir diferentes tonalidades, e une ainda materiais
nobres, como o ouro.
No universo esportivo, Cainã é responsável por
transformar em obra de arte marcos nas carreiras de atletas como Roger
Federer, o tenista recordista em grand slam, para quem criou uma versão
especial de uma raquete e bola de tênis para comemorar os cem títulos; Acelino
“Popó” de Freitas, com uma luva de boxe comemorativa à carreira do Tetra
Campeão Mundial; e recentemente uma obra de arte que celebra os 500 jogos do
goleiro Cássio pelo Corinthians.
Outra fase de destaque na carreira do artista é
a “Blood of Aurum”, uma série de esculturas que reproduzem com fidelidade o
coração, o pulmão, o cérebro, ou seja, os órgãos vitais, com detalhes em ouro.
Sobre Senna Brands - A Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão
mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e
Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores,
personalidade, seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento
dessas marcas é destinada ao apoio dos programas educacionais do Instituto
Ayrton Senna.