Blog Top Society - Karla Cruz

Artistas protestam em exposição internacional na Alemanha

11/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5629_post_346.jpg
"Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la", frase atribuída ao pensador irlandês Edmund Burke, é a chamada para uma exposição internacional de arte - a Burning of Book (Queimando Livros) - esta semana na Alemanha. E tem catarinense participando do evento.
 
Joinvilense radicado há quase vinte anos em Florianópolis, Edson Machado é o artista que representa o estado de Santa Catarina na mostra coletiva com dezenas de participantes dos cinco continentes.
 
A exposição está sendo montada na cidade alemã de Bad Ditzenbach, região administrativa de Stuttgart no estado de Baden-Württemberg ao Sul do país, especialmente para um evento cultural mundial no próximo domingo dia 16 de maio, que mobiliza diversos segmentos - música, teatro, dança, artes visuais e performáticas - a Long Art Night. "Uma espécie de Virada Cultural germânica", diz Edson Machado.
 
Produtor do evento, o artista alemão Peter Schubert explica que o tema escolhido para a exposição "visa marcar um ato de repúdio à queima de livros pelos nazis na Alemanha em maio de 1933 e outras demonstrações destrutivas do conhecimento intelectual desde a Idade Média até o século XXI". "Nunca mais!", complementam os organizadores e os participantes.
 
O catarinense considera importante o Brasil, no atual momento, estar representado nesse protesto artístico mundial, e vê sua participação com a obra intitulada "Literatura" a oportunidade de homenagear suas origens de família alemã - assina Edson Busch Machado - provindas do tio-bisavô, o polêmico escritor e ilustrador de livros, Wilhelm Busch.
 
A exposição Burning of Book será itinerante por demais municípios da Alemanha durante todo o ano de 2021.      

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página