Blog Top Society - Karla Cruz

Shopping Itaguaçu adota práticas de responsabilidade social e ambiental

11/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5625_post_2340.jpg
Implementar a sustentabilidade nas empresas ainda não é uma tarefa muito fácil e exige uma mudança na cultura organizacional. No entanto, apesar das dificuldades, o Shopping Itaguaçu vem construindo essa cultura, promovendo e investindo em projetos sustentáveis que o tornem referência em programas na área de responsabilidade socioambiental empresarial.
Atualmente, diversos pontos estão sendo trabalhados no empreendimento, o que garante bons resultados sustentáveis. Hoje, a água pluvial é uma alternativa concreta para uso de descargas de vasos sanitários dos banheiros do shopping e da irrigação dos jardins. O empreendimento conta com caixas d’água que na somatória comportam 120 mil litros. Vale destacar que hoje, mensalmente, são utilizados quase 4 milhões litros/mês de água para manter a estrutura do shopping, administração e lojas, a mesma quantidade correspondente à captação de 30 dias de chuva.
Sobre a reciclagem de lixo, o Shopping Itaguaçu recebeu o Selo Verde, ou seja, recicla 100% de todo o resíduo sólido gerado no empreendimento por meio do Centro de Reciclagem administrado pela empresa Brooks Ambiental. Tal ação reflete diretamente em 65% do desvio de aterro que são os famosos lixões que poluem os lençóis freáticos e prejudicam o ecossistema. Além disso, há o tratamento de todo o resíduo orgânico gerado no shopping pela Fast Compost na qual transforma o lixo em adubo, retornando para a terra sem agressão ao ecossistema. No ano de 2020, de janeiro a setembro, o Shopping Itaguaçu reciclou mais de 72 toneladas de lixo, sendo 37% advindo de papel e papelão, 13% óleo vegetal, 12% plásticos, 5% vidros e 3% objetos metálicos.
Para estimular a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte foi montado no shopping um eletroposto. O projeto é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional. A operação-piloto, desenvolvida pela Fundação CERTI, contará com eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos de forma simples e interativa.
Outra campanha socioambiental desenvolvida no shopping consiste no Projeto Rotary. Com o apoio da comunidade são arrecadados lacres de latas de bebidas e alimentos visando reduzir o impacto do lixo no meio ambiente e reverter essas doações em um presente a quem precisa. Os lacres são vendidos e com os recursos financeiros são compradas cadeiras de rodas, que são doadas a pessoas em vulnerabilidade social ou instituições que atuem com este público. Através disso, desenvolve-se uma cultura voltada ao cuidado com o meio ambiente, com o consumo consciente e, principalmente, com o ser humano.
Outras práticas sustentáveis serão implementadas no ano de 2022 como, por exemplo, a criação de uma horta. O projeto visa o princípio da agroecologia, no qual será adotado o sistema de rotação de cultura e consórcio entre as espécies. A horta terá os portões abertos uma vez por semana para colaboradores do shopping e lojistas, ampliando a visita para a comunidade. Além disso, o objetivo é abastecer projetos que servem almoços/jantares para a comunidade carente de São José. Outras iniciativas serão abordadas com a criação da horta, como a promoção de oficinas para qualificar os indivíduos a produzirem seu próprio alimento, ação para os clientes do shopping em datas específicas e parcerias com colégios para aulas práticas. Quando instalada uma cobertura neste local, haverá uma redução na incidência de radiação solar na estrutura do prédio do empreendimento, no qual irá promover o sistema de reaproveitamento de água pluvial, não sobrecarregando o sistema público de esgoto pluvial e não dependendo da água fornecida pela concessionária de abastecimento. 
O Shopping Itaguaçu seguirá atendendo os pré-requisitos das políticas de responsabilidade socioambiental empresarial, gerindo e investindo em uma boa gestão dos resíduos para promover a redução significativa dos impactos ambientais.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página