Fabricantes de barcos de várias
partes do Brasil participaram, de 16 a 19 de abril, da segunda edição da maior
feira on-line de barcos do Brasil: o Virtual Bombarco Show. Ao longo de quatro
dias foram apresentadas as principais novidades em barcos, produtos e serviços
ao mercado náutico. A estimativa da organização, com base em números coletados
com expositores, é de que cerca de R$ 47 milhões em vendas foram geradas
durante a feira, e que poderá chegar em mais de R$ 63 milhões nas próximas
semanas em virtude de contados captados no evento e que seguem em negociação.
“Mesmo diante do momento que vivemos,
com fila de espera de mais de 120 dias para modelos novos e produções
comprometidas com a alta demanda e falta de insumos e motores a pronta entrega,
os estaleiros conseguiram fechar ótimos negócios. Essa é uma prova de como essa
forma de evento virtual veio para ficar e de que as pessoas estão buscando na
náutica uma forma de lazer e, inclusive, se planejando para ter seu barco no
futuro. Com certeza, em virtude dos negócios captados, outras vendas irão se
concretizar nos próximos dias”, explica o idealizador da feira Marcio Ishihara.
A fabricante paulista Mestra Boats,
por exemplo, fechou cinco vendas de embarcações de acordo com o diretor da
marca, José Eduardo Cury Salemi. Também de São Paulo, a Oceanis, apresentou ao
público as house-boats (barcos casas) que mesmo em fase de lançamento de
projeto concretizou vendas. “Nosso objetivo inicial era de apresentar as casas
flutuantes, já que se trata de um produto novo no mercado, porém, durante a
feira, foram vendidas três unidades, o que representa cerca de R$ 2,3 milhões,
além de outras sete unidades em negociação”, analisa Guto Muniz, diretor de
vendas.
Já Mastro D'Ascia, de Santa Catarina,
se surpreendeu com vendas para o exterior. “Realizamos três vendas, sendo uma
para o Brasil e duas para a exportação, além outras dezenas de negociações em
andamento. A feira nos surpreendeu muito de forma positiva e nos deu a certeza
de que esta nova forma de expor está consagrada. Como espectador também foi uma
opção de entretenimento muito agradável e divertida de assistir. O Virtual
Bombarco Show foi, sem dúvida, a melhor feira da história de nosso estaleiro”,
diz Leonardo Back diretor da Mastro D'Ascia.
Ao todo, 150 embarcações foram
expostas no evento entre 16 e 48 pés e valores entre R$ 19 mil a R$ 3 milhões.
As lanchas, catamarãs e casas flutuantes, chamadas de houseboats, foram
expostas em diferentes partes do Brasil, com possibilidade de visitação por
meio do agendamento de videochamadas. Ao todo, 14 estaleiros participaram do
evento. Foram eles: Azov Yachts, Estaleiro Müller, FBM Boats, Fibrafort,
Lanchas Coral, Lanchas Millenium, Mastro D'Ascia, Mestra Boats, NX Boats, NHD
Boats, Oceanis, Royal Mariner, Sec Boats e Triton Yachts.
Além disso, o Virtual Bombarco Show
reuniu outros expositores que apresentaram produtos e serviços relacionados à
náutica como é o caso da Financeira Alfa (financiamento de barcos); da Unifisa
(consórcio para embarcações); da Boatlux e da All Flags Share (compra
compartilhada); da Kamell (comercialização de produtos como bombas, inversores
e carregadores); da Netuno Geradores (geradores de alta potência); da
TransAcácio (carretas e transporte); da Kapazi (tapetes e acessórios náuticos);
da Vision Marine (hidrojatos) e da Armazém Offroad (quadriciclos).
PARTICIPAÇÃO CRESCEU 45%
O número de participantes cresceu 45%
em relação à primeira edição. Em 2020, a feira reuniu 33 mil visitantes. Neste
ano, o evento foram 48 mil participantes, sendo mais de 30 mil usuários únicos
no site e cerca de 18 mil pessoas que assistiram 40 lives transmitidas em
formato de WebTV. Programação que teve apresentação do especialista em mercado
náutico e o idealizador da feira Marcio Ishihara, da modelo Sâmia Acras e do
artista Felipe Palmeira (stand up comedy.)
“O público passeou pelas seções do
site e, realmente, fez pesquisas visitando vários estaleiros que estiveram
expondo no píer digital, além de conferirem novidades em produtos e serviços. É
algo que podemos constatar a partir do número de visualizações de páginas do
site ao longo dos quatro dias que foi de mais de 184 mil”, explica Ishihara.
Também contou com a participação de
Vilfredo Schurmann, que comandou a live sobre preservação dos mares e foi palco
para o lançamento da campanha "Barco não é lugar de plástico",
relacionada à preservação ambiental. “O Virtual Bombarco Show abraça o espírito
da nossa Voz dos Oceanos, mobilizando também os participantes na defesa dos
nossos mares", destaca Schurmann.
CONFIRA OUTROS DEPOIMENTOS DE
EXPOSITORES
Lanchas Coral - “A possibilidade de
demonstração da qualidade de nossas embarcações, através da interação direta
com o consumidor, teve um reflexo bastante positivo nos negócios fechados
durante a feira e para os que seguem em evolução pós-evento. Seguimos
disponíveis com nossa equipe de consultores através dos canais próprios das
Lanchas Coral, prontos para oferecer sempre a melhor opção de compra a quem
deseja trocar ou adquirir sua primeira embarcação”, diz Leonardo Chiavazzoli,
CEO Lanchas Coral.
Estaleiro Müller – “A feira trouxe
inúmeros orçamentos e já se concretizou no Brasil pela grande visibilidade ao
mercado náutico. Tivemos um retorno muito grande e positivo do público,
especialmente para o reforço da imagem da marca. Infelizmente, não conseguimos
concretizar vendas pela falta de estoque de motores e porque os fornecedores
não conseguem nos dar uma previsão nem para o ano que vem”, explica o diretor
Richard Mueller.
NHD Boats - “Nosso maior objetivo é a
divulgação da marca e com a feira constatamos que a NHD é muito procurada pela:
qualidade do acabamento, inovação e navegação de alta performance. Tivemos 21
pedidos de orçamento e três vendas concretizadas no evento, duas unidades da NHD
280 e uma NHD 340, que ocorreram de forma muito fluída, porque os clientes já
conheciam nossas embarcações e aproveitaram as condições especiais da feira
para fechar o negócio”, diz Marcio Barão, diretor comercial da NHD Boats.
NX Boats - “A feira foi muito
positiva no sentido da divulgação institucional da marca. Em relação à
concretização de negócios, realizamos seis vendas, a maioria fruto de captações
da marca e que foram fechadas durante o evento que serviu como fator
incentivador da compra”, explica Jonas Moura, diretor da NX Boats.
SEC BOATS – “A Sec Boats Brasil
agradece pela parceria de sempre da equipe Bombarco e pela oportunidade em
participar do II Virtual Bombarco Show. Essa oportunidade de apresentarmos aos
clientes e a parceiros de mercado a evolução do estaleiro e nossos lançamentos
contribui para o futuro da marca. Como sempre o VBS trouxe, além de vendas,
muito contato, diversão e troca de experiências”, avalia Luciano Spinelli,
diretor da Sec Boats.
O II Virtual Bombarco Show é uma
realização do canal de negócios Bombarco. Contou com patrocínio da Kapazi,
Kamell e da Prefeitura de Ilhabela, parceria com o movimento Voz dos Oceanos e
da Família Schurmann e o apoio da Unifisa e da Hidea. Teve como financeira
oficial a Financeira Alfa e rádio oficial a Transamérica.