Blog Top Society - Karla Cruz

Balneário Shopping celebra o Jazz Day nesta sexta-feira com dois shows especiais

29/04/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5529_post_12679.jpg
Celebrado nesta sexta-feira (30), o Dia Internacional do Jazz ou Jazz Day vai ganhar uma programação especial no Balneário Shopping. Em parceria com o Clube do Jazz de Santa Catarina, dois grandes shows estão programados para a data. O duo formado por Giovanni Sagaz ao piano e Rubens Azevedo ao saxofone e flauta transversal se apresenta ao meio-dia, no Jardim Goumert (pavimento superior). No mesmo local, às 19h, o trio composto por Elvis Pauli na bateria, Therciano Albuquerque ao piano e Braion Zabel ao saxofone, trompete e clarinete traz grandes canções do gênero conhecido pela improvisação e o ritmo não linear.
 
Curador musical do Balneário Shopping e diretor do Clube do Jazz de SC, Carlos Schrubbe ressalta que a programação conta com dois nomes consagrados do saxofone catarinense para compor um duo (piano e saxofone) e um trio (bateria, piano e saxofone): “Braion Zabel é um saxofonista respeitado em todo país e Rubens Azevedo, um nome de vanguarda do saxofone catarinense desde a década de 80. O saxofone, bem como os instrumentos de metal são marca registrada da sonoridade jazzística”, destaca. 
 
Segundo Schrubbe, trazer à tona a sonoridade dos instrumentos de metal, combinada à versatilidade de Braion e de Rubens torna a homenagem ao Jazz Day um momento histórico na cidade. “Não vamos prestigiar somente os saxofones, mas também o clarinete e o trompete, instrumentos que são fundamentais para todas as épocas do jazz”, afirma.
 
img/topsocie_blog/5529_post_6941.jpg
img/topsocie_blog/5529_post_5027.png
img/topsocie_blog/5529_post_2844.jpg
img/topsocie_blog/5529_post_12213.jpg
Instituído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Dia Internacional do Jazz (Jazz Day) foi criado no ano de 2011 com o intuito de divulgar o gênero musical no mundo e evidenciar sua força em unir pessoas. A ideia veio do consagrado pianista de jazz americano Herbie Hancock. Desde então, todo dia 30 de abril é dedicado a shows, concertos, palestras e ações humanitárias ao redor do mundo. 
 
Conheça os artistas que se apresentam no Jazz Day:
 
Braion Johnny Zabel - Músico natural de Blumenau, integra a banda catarinense Brass Groove Brasil, a Big Band de Brusque e o PercuSax Quinteto. Clarinetista desde muito jovem, é figura constante ao lado de grandes nomes da música catarinense, além de exercer um expressivo trabalho de gravação para produtores de todo o Brasil e exterior. É responsável pelas oficinas de Prática de Banda e Instrumentos de Sopro do programa Arte nos Bairros da Fundação Cultural de Itajaí.
 
Rubens Azevedo - Em 1989, gravou ao lado do trombonista Bocato, ao vivo no Teatro Funarte, o álbum "Aqui Jazz Brasil". Depois, de volta a Santa Catarina, no Festival de Música de Itajaí, em 2002, abriu o show de Naná Vasconcelos. Já tocou com Luiz Meira no lançamento de seu CD, ao lado de Arnou de Melo e Marcus Suzano. Em 2004 fundou a "Tem Tutano Banda de Rua" e, mais tarde, ao lado de Braion Zabel, Evandro Hasse, Wiliam Goe e Alessandro Lucindo, fundou o grupo Percusax.
 
Elvis Pauli -Músico, multi-instrumentista e compositor, é bacharel em Música - com prêmio Mérito Estudantil - pela Univali. Natural de São Bento do Sul, toca bateria e percussão desde os 14 anos e integrou bandas de estilos diversos em todo o estado. Em 2007, ficou entre os vinte melhores bateristas do país no concurso Odery & Modern Drummer. Já abriu shows de Barbatuques, Mike Stern, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Sandro Haick, Arismar do Espírito Santo, Badi Assad, Celso Blues Boy, entre outros. 
 
Therciano Albuquerque - Em apresentações de piano solo ou em grupo, já estreou em palcos brasileiros e europeus, tendo participado de shows, gravações ou canjas ao lado de grandes nomes como Billy Blanco, Miúcha, Ivan Lins, Paulo Diniz, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, entre outros, além de participar de gravações e turnês com diversos artistas do Paraná, de trilhas sonoras para o teatro, como Peter Pan, e cinema, como o média-metragem Bar Babel.
 
Giovanni Sagaz - Pianista, compositor e contrabaixista fluente nas linguagens do Jazz, Bossa, Samba, Choro e Pop. Integra as bandas ItSit Experimental Group, Intermezzo Assessoria Musical e Itajazz. Graduado em Piano pela Univali, tem mais de 20 anos de experiência musical.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página