A pandemia do novo coronavírus, que teve início
em março de 2020 e segue há mais de um ano trazendo incertezas à sociedade,
acelerou transformações e inovações na economia e nas empresas. Especialmente
no setor de eventos, o primeiro a parar e certamente o último a retomar as
atividades, os profissionais que perceberam desde cedo a necessidade de
reinvenção e que apostaram na criatividade para sair da crise já começam a
contabilizar bons resultados. Produzir eventos, sejam eles corporativos ou
sociais, demanda muita criatividade e inovação, mesmo “produto” que será
celebrado no World Creativity Day, o Dia Mundial da Criatividade, em 21 de
abril, em 120 cidades de 16 países.
Iniciativa global liderada pela World
Creativity Organization e idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, uma
referência nacional em economia criativa, em 2017 entrou para o calendário
oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, a quarta edição do
evento terá uma programação especial com dois dias (21 e 22 de abril) de
atividades desenvolvidas por pessoas inspiradoras e especialistas que receberam
a missão de acelerar a aprendizagem e desenvolverem novas habilidades com foco
na empregabilidade e na geração de renda como forma de reduzir os prejuízos
trazidos pela pandemia.
O empresário Alisson Barcelos, com mais de 25
anos de experiência no mercado de eventos, será um dos representantes
catarinenses a participar do World Creativity Day a convite da curadoria do
evento. Ele estará na edição de Curitiba (PR) e fará parte da trilha “Do
presencial ao híbrido e ao online em um mês”, e pode ser acessada neste link.
Sua empresa, a SB+ Eventos, é case de sucesso
de reinvenção após a chegada do novo coronavírus ao País, o empresário foi o
líder local escolhido para trazer o World Creativity Day à Capital, que
comemora o dia ao lado de Barcelona, Vancouver, Dubai, Paris e Londres, por
exemplo.
Ele comanda há 11 anos a SB+ Eventos, empresa
referência no setor, e que assumiu o protagonismo e mergulhou no universo
digital estruturando formatos de eventos online e híbridos (parte presencial,
parte online) transmitidos a partir de Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo
para todo o País e inovou levando inteligência de dados - mapa de empatia,
análise de sentimentos e gamificação, por exemplo - para dentro dos eventos
logo no início da pandemia. Este serviço foi realizado com empresas inovadoras
e parceiras, que elevaram a qualidade das entregas.
“Estou lisonjeado por ter sido um dos líderes
escolhidos para estar no Dia Mundial da Criatividade. Será um prazer mostrar um
pouco do que fizemos desde a instauração da quarentena no País e inspirar as
pessoas”, considera o empresário Alisson Barcelos. Segundo ele, com os cancelamentos e adiamentos de eventos já
agendados, havia duas opções: sentar e esperar ou utilizar a criatividade e a
inovação para sobreviver à crise. “Utilizamos nosso know-how para seguirmos
trabalhando em meio a todo o caos e hoje somos referência em eventos online e
híbridos, com eventos em todo o País”, comemora.
2020 de muito trabalho e 2021 com crescimento
acelerado
Somente em 2020, a SB+ Eventos realizou 48
eventos online, entre os principais, o Family Business Innovation 2020, evento
fechado para os maiores grupos familiares do Brasil, realização do Fórum
Brasileiro da Família Empresária, e o Seminário ABDEH Digital, realizado pela
Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. Em 2021, a
empresa comandada por Alisson Barcelos foi a responsável pela produção e
execução do evento de planejamento estratégico do Sistema Ailos, em Blumenau,
da Convenção de Vendas Feras FIESC 2021, em Florianópolis, da Convenção Híbrida
de Vendas da Agricopel, em Jaraguá do Sul, e do lançamento do ABC Business
Park, primeiro Complexo Multissetorial Full Service da Embralot no litoral
catarinense, em Porto Belo.
Também produziu as convenções de vendas da
Dígitro, das cinco marcas do Grupo Malwee, e acaba de fechar contrato com a
empresa Duas Rodas.
“A pandemia nos permitiu aprender um novo
modelo de trabalho e novas oportunidades de eventos. As empresas clientes
aceitaram bem essa possibilidade e seguimos trabalhando ainda mais conscientes
do nosso papel de oferecer sempre uma ótima experiência ao participante,
independentemente de plataforma”, ressalta o empresário.
Bolsas de estudos nas escolas de cursos livres
Os participantes do World Creativity Day de
2021 terão a possibilidade de continuar estudando em algumas das melhores
escolas de cursos livres do País. Serão concedidas mais de 100 mil bolsas de
até 100% que ajudarão os profissionais e empreendedores a desenvolverem novas
habilidades e conquistarem oportunidades no mercado de trabalho.