O McDonald’s é a única empresa do setor alimentício no ranking
anual divulgado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (MERCO).
A pesquisa avalia as 100 empresas e os 100 líderes com melhor
imagem no Brasil, levando em conta tanto resultados econômicos e financeiros
como o compromisso com a ética e responsabilidade corporativa, além de outros
valores. A marca, operada pela Divisão Brasil da Arcos Dorados, alcançou o 32ª
lugar entre as empresas melhor avaliadas do ranking, subindo três posições em relação
aos resultados do ano passado. O CEO da rede, Paulo Camargo, marcou presença no
Top 30 dos líderes empresariais com a melhor reputação, ocupando a 25ª posição
do ranking.
Em 2020, o desafio para as empresas foi ainda maior pelo cenário e
desafios impostos pela pandemia. A pesquisa apontou as companhias e líderes que
conseguiram manter os seus negócios funcionando sem deixar de lado a sua
responsabilidade social em meio à crise da COVID-19.
“A trajetória em 2020 foi ainda mais desafiadora que o usual. O
cenário que a pandemia impôs a toda a sociedade exigiu uma adaptação rápida do
nosso trabalho, priorizando ainda mais o cuidado às nossas pessoas e aumentando
o rigor dos protocolos de segurança e higiene em nossos restaurantes. Além de
focarmos nossa operação nos serviços de Drive-Thru e McDelivery, que se
mostraram fundamentais para a continuidade dos negócios nos momentos de maior
restrição de circulação, contribuímos positivamente com as comunidades onde
estamos presentes, organizando a entrega de toneladas de alimentos in natura
para instituições que combatem a fome e doando 100 mil refeições para
profissionais da linha de frente no combate à COVID-19", comenta David
Grinberg, VP de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados.
Além da preocupação em entregar para os clientes finais produtos
saborosos e de alta qualidade e com o equilíbrio nutricional necessário, a
empresa tem focado, nos últimos anos, suas estratégias e comunicação em temas
que geram confiança e empatia por parte de seus públicos.
“Conscientes de nossa responsabilidade, desenvolvemos uma
plataforma de compromisso social e desenvolvimento sustentável chamada Receita
do Futuro, que nos orienta sobre compromissos relacionados à geração do
primeiro emprego formal a milhares de jovens, à Reciclagem, Mudanças
Climáticas, Abastecimento Sustentável, entre outros. Esse conjunto de fatores,
aliado a um trabalho dedicado de fazer comunicação de forma consistente e
transparente, nos rendeu o crescimento no ranking”, conclui o executivo.