Blog Top Society - Karla Cruz

BASF lança desafio em inovação aberta para estudantes da FIAP

04/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5137_post_8373.png
Desenvolver uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA) para resolver uma das grandes questões da operação logística da indústria: a gestão do frete. Este foi o desafio proposto pela BASF para os alunos do primeiro ano do curso de Inteligência Artificial da FIAP, Centro Universitário que atua na formação de profissionais especializados em Tecnologia da Informação e gestão empresarial.
 
Os três melhores projetos serão premiados com R$ 10 mil, distribuídos entre os vencedores, e os novos talentos serão convidados para o programa Summer Job da BASF, programa de estágio de férias. Ao todo, cerca de 45 alunos participarão da dinâmica durante o ano letivo, para vivenciar a experiência na prática e propor soluções disruptivas para um problema real.
 
“A gestão dos fretes nas operações de distribuição numa empresa do porte da BASF é bastante complexa e diversa, envolve vários tipos de modal, localidades, sazonalidades, muitas vezes com rígidas exigências de segurança, explica Ricardo Franky Lopez, gerente de Transportes da BASF para a América do Sul.
 
“Precisamos de uma tecnologia que interprete de forma ágil os dados dos nossos relatórios e nos ajude a perceber possíveis lacunas e oportunidades, sem deixar de lado a transparência, que é primordial na nossa atividade”, explica. A ferramenta precisará avaliar rotas, sazonalidades, equipamentos, segurança, modelos de negociação, e até mesmo o impacto de elementos externos, como acidentes, greves, entre outras variáveis.
 
“Este ano, a BASF e o Centro Universitário FIAP uniram-se em uma grande parceria através do nosso programa Innovation Challenge. Os alunos do curso de Tecnologia em IA foram desafiados a resolver problemas e buscar insights nas áreas de frete, logística e supply chain por meio de machine learningdeep learning e outras técnicas”, esclarece o professor John Paul Hempel Lima, coordenador acadêmico do curso.
 
“Esta parceria é muito importante não só para estreitar cada vez mais a relação da academia com a indústria, mas para contribuir para a formação dos nossos alunos com problemas reais, ao mesmo tempo que auxiliamos a empresa com soluções inovadoras em seu negócio”, avalia o coordenador.
 
A turma foi dividida em grupos que participarão de quatro etapas: lançamento do desafio, desenho das tecnologias e a apresentação do protótipo funcional, prevista para o final do mês de agosto. A última etapa, em outubro, será a banca examinadora, quando serão escolhidos os três grupos vencedores. Em todas as etapas, além da orientação dos professores, os estudantes contarão também com a mentoria de profissionais da BASF.
 
A parceria com a FIAP nasceu no Programa Universidades, que é desenvolvido há dois anos pelo onono, e já envolveu mais de 250 estudantes, rendeu 12 projetos, sendo que cinco deles foram implementados pela companhia. O onono é o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, espaço colaborativo criado para conectar e expandir o ecosistema e inovação da empresa.
 
Sobre a BASF
 
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 117.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.br
 
Sobre a FIAP
O Centro Universitário FIAP é considerado referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil, com cursos de graduação, MBAs e cursos de curta e média duração nas áreas de tecnologia, negócios e inovação. Seu corpo docente é composto por mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual. A FIAP é classificada no chamado “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação. Para mais informações: www.fiap.com.br
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página