Blog Top Society - Karla Cruz

Toninho Muricy ministra curso de captação de som direto em SC

26/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5095_post_10339.jpg
Seja na novela, no cinema, na série, no documentário ou mesmo no vídeo publicitário, não dá para negar a importância da qualidade do som para quem consome o conteúdo das telas. E neste quesito, Toninho Muricy é rei. Com 35 anos de experiência, o técnico de som direto é uma referência para os profissionais do segmento de audiovisual.
 
Em sua carreira, contabiliza dezenas de longa-metragens, com destaque para o filme “Os Mercenários” de Sylvester Stallone. Além de trabalhos no cinema, participou de documentários para canais como BBC, Discovery Channel, NatGeo, Arté, ZDF e NHK TV.
 
Em março Toninho virá ao Sul do Brasil, pela primeira vez, para compartilhar suas experiências na oficinaCaptação de Som Direto para Cinema e Vídeo”. A atividade integra o projeto “Oficina Rockset”, lançado pela produtora catarinense Rockset. A iniciativa visa oferecer capacitações na cidade de Itajaí, no Litoral Norte do Estado, para profissionais que buscam aprimoramento profissional na produção de conteúdo audiovisual.
 
Realizada presencialmente, entre os dias 01 e 05 de março, a capacitação terá carga horária de 40 horas. Na ocasião, os alunos vão aprender sobre os fundamentos do som e dos microfones, suspensões acústicas, proteção de vento para captação do som, assim como conteúdos relacionados a mesa de som, boom, gravadores, edição sonora, mixagem, entre outros assuntos.
 
“É sempre um prazer, para mim, falar e poder ensinar sobre o som. O audiovisual é uma indústria limpa, diversificada, inclusiva, uma atividade que integra inúmeros segmentos sociais e culturais. Sendo assim, eu fico muito feliz em poder compartilhar informações técnicas com novas pessoas, novos técnicos, novos mercados e pólos de produção, como o Sul do Brasil. Minha intenção é poder levar a melhor informação possível e, deste modo, contribuir com o audiovisual brasileiro para que ele cresça e apareça, com uma qualidade de som cada vez melhor”, conta Toninho.
 
De acordo com o diretor executivo da produtora Rockset, Rodrigo Barbosa, a crescente demanda por produções audiovisuais e cinematográficas no Sul do Brasil, chamou a atenção para a necessidade do aprimoramento profissional do setor.
 
“A região Sul tem muito potencial no segmento de produção cinematográfica e audiovisual e merece maior visibilidade no mercado nacional. Apostamos na capacitação destes profissionais para ajudar a qualificar ainda mais esse mercado, pois entendemos que toda a cadeia produtiva ganha com isso”, justifica.
 
Rodrigo explica que o objetivo é que os alunos possam ir além das aulas teóricas, recebendo a oportunidade de praticar o aprendizado na estrutura da própria Produtora. “O espaço tem estúdios de croma e cenário montado, espaço para gravações e ilhas de edições. Os alunos usarão os equipamentos de captação e, mais tarde, também terão a oportunidade de participar de diárias de gravação reais para exercitar o aprendizado adquirido nas aulas”, assegura.
 
Outras oficinas, voltadas ao segmento de audiovisual, também estão previstas para ocorrer durante o ano. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço rockset.com.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página