O ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o
marketing digital, ressignificando a forma como empresas e clientes se
relacionam. A pandemia do Covid-19 trouxe uma série de novos cenários para a
atuação de empresas nas redes sociais, ampliou o tráfego de pessoas nos canais
de relacionamento, forçando empresas e marcas que ainda não haviam implementado
a transformação digital, implantá-la.
Por isso, ficar por dentro das tendências e
implementá-las em sua própria estratégia de marketing é essencial. Além disso,
isso é uma das melhores maneiras de sair ou permanecer à frente de seus
concorrentes no mercado. Veja a seguir algumas tendências de marketing
estratégico para 2021:
Propósito: apenas as marcas que compreendem profundamente o
porquê existem estarão bem posicionadas para navegar esses tempos complexos e
de transformação sem precedentes. O propósito de uma marca é uma afirmação
clara do motivo fundamental dela existir. É uma declaração de intenção de como
ela quer influenciar positivamente as pessoas e transformar a realidade e o
mercado. Ele também mostra o motivo da marca existir e que diferença ela quer
fazer na vida das pessoas e, em consequência, no mundo. E isso é algo poderoso,
que engaja e motiva todos que tem contato com ela.
Agilidade: um mundo cada vez mais digital é um dos motivos
mais que suficientes para uma estratégia de marketing ágil capaz de ser
adaptada de acordo com as mudanças do mercado.
Experiências humanas: as organizações precisam ter visão de serem
uma entidade humana que espelham e suportam os valores das pessoas que elas
foram criadas para servir. Hoje, além de comprar, os consumidores buscam criar
experiências com a marca, para assim, se tornar um público fiel.
Confiança: para construir confiança nesses tempos turbulentos, as
marcas precisam olhar além dos dados demográficos e entender o que as pessoas
realmente valorizam.
Participação: hoje é necessário criar estratégias de
engajamento para gerar conexão com os consumidores em níveis profundos de
emoção e empatia. Não basta apenas vender, é preciso participar e interagir com
o seu público.
Fusão: as marcas podem cumprir melhor seu propósito ao criar
experiências inovadoras através da fusão de competências entre indústrias.
As marcas que levarem essas tendências em
consideração sairão na frente e conseguirão conquistar mais pessoas,
construindo relacionamentos que geram mais e melhores negócios. Hoje as
empresas representam algo muito maior do que aquilo que vendem, por isso as
marcas que comunicam seus propósitos e demonstram comprometimento, têm maior
probabilidade de atrair consumidores, influenciado nas decisões de compra e
melhorando a sua competitividade no mercado.